Notícias do Bem https://noticiasdobem.com.br/ Compartilhando ideias que valem a pena Wed, 02 Apr 2025 16:09:02 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 https://noticiasdobem.com.br/wp-content/uploads/2021/01/cropped-noticiasdobem-icone-32x32.png Notícias do Bem https://noticiasdobem.com.br/ 32 32 Festival revela o caráter inclusivo da Capoeira Angola em Rio Preto nesta sexta e sábado https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/festival-revela-o-carater-inclusivo-da-capoeira-angola-em-rio-preto-nesta-sexta-e-sabado/ https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/festival-revela-o-carater-inclusivo-da-capoeira-angola-em-rio-preto-nesta-sexta-e-sabado/#respond Wed, 02 Apr 2025 16:09:00 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25168 Evento do Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro terá presença de Mestre Meinha e Mestre Juninho, capoeirista cadeirante A Capoeira Angola revela seu caráter inclusivo em Rio Preto com a segunda edição de um festival realizado pelo Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro. Trata-se do 2º Festival Capoeira Angola – Ancestralidade, oralidade e inclusão, nesta...

O post Festival revela o caráter inclusivo da Capoeira Angola em Rio Preto nesta sexta e sábado apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>

A Capoeira Angola revela seu caráter inclusivo em Rio Preto com a segunda edição de um festival realizado pelo Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro. Trata-se do 2º Festival Capoeira Angola – Ancestralidade, oralidade e inclusão, nesta sexta e sábado (4 e 5), tendo como convidados especiais Mestre Meinha, de Taboão da Serra (SP), a treinel Bruna Souza, de Pirassununga (SP), e Mestre Juninho, capoeirista cadeirante da cidade de Guaranésia (MG).

Segundo a treinel Marina Ceron Barbosa, o festival volta após seis anos da realização da  primeira edição, evidenciando a inclusão da pessoa com deficiência na roda de capoeira. “Teremos vivências abertas a toda a comunidade, troca de saberes com mestres da Capoeira Angola e oficina de samba de roda. Tudo pensado para mostrar a multiplicidade de valores dessa manifestação que é patrimônio imaterial da humanidade, envolvendo arte, cultura, bem-estar físico e mental, além de promover o convívio social”, destaca.

A abertura da programação, na sexta (4), às 9h, na Represa Municipal, será marcada por uma roda de capoeira inclusiva, com a participação dos alunos da Apae, Associação Renascer e Associação de Amigos do Autista (AMA). Também na sexta (4), às 19h, no auditório da Apae, os convidados discutem a Capoeira Angola como um veículo de inclusão social em bate-papo conduzido pelo contramestre Amaury Lagartixa, fundador do Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro.

No sábado (5), a programação segue na estação ferroviária de Engenheiro Schmitt, às 10h, com vivência e roda de Capoeira Angola,  e vivência de samba de roda, às 17h, na sede do Besouro Cordão de Ouro, na Estância Navarrete. Todas as atividades são gratuitas.

O 2º Festival Capoeira Angola – Ancestralidade, oralidade e inclusão é realizado com o fomento da Lei Nelson Seixas 2024, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

2º Festival Capoeira Angola – Ancestralidade, oralidade e inclusão
Programação completa

Sexta-feira (4/4)
9h – Roda de capoeira inclusiva com alunos da Apae, Renascer e AMA
Represa Municipal (próximo à Guarda Civil)
Grátis

19h – Bate-papo ‘Capoeira como veículo de inclusão social’
Com Mestre Meinha, Mestre Juninho e contramestre Amaury Lagartixa
Auditório da Apae (Rua Dr. Raul Silva, 1863 )
Grátis

Sábado (5/4)
10h – Vivência e roda de Capoeira Angola
Estação Ferroviária do distrito de Engenheiro Schmitt
Grátis

17h – Vivência de samba de roda
Com Bruna Souza
Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro (Alameda das Hortênsias, 1546 – Estância Navarrete)
Grátis

Foto: Divulgação

O post Festival revela o caráter inclusivo da Capoeira Angola em Rio Preto nesta sexta e sábado apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/festival-revela-o-carater-inclusivo-da-capoeira-angola-em-rio-preto-nesta-sexta-e-sabado/feed/ 0
GAL faz pré-estreia de novo espetáculo em casa desocupada de Rio Preto https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/gal-faz-pre-estreia-de-novo-espetaculo-em-casa-abandonada-de-rio-preto/ https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/gal-faz-pre-estreia-de-novo-espetaculo-em-casa-abandonada-de-rio-preto/#respond Wed, 02 Apr 2025 15:57:35 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25161 ‘Fresta, fissura e outras rachaduras – uma obra em processo de sutura é protagonizada pelo ator Murilo Gussi O Grupo de Apoio à Loucura (GAL), de São José do Rio Preto, promove,  de sexta a domingo (4 a 6/4), a pré-estreia de Fresta, fissura e outras rachaduras – uma obra em processo de sutura, protagonizado...

O post GAL faz pré-estreia de novo espetáculo em casa desocupada de Rio Preto apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>

O Grupo de Apoio à Loucura (GAL), de São José do Rio Preto, promove,  de sexta a domingo (4 a 6/4), a pré-estreia de Fresta, fissura e outras rachaduras – uma obra em processo de sutura, protagonizado pelo ator e fundador do coletivo, Murilo Gussi, em parceria com diretor paulistano Rodolfo Lima. As três apresentações gratuitas serão às 20h, em uma casa desocupada na zona norte da cidade.

Com 15 anos de trabalho contínuo, o GAL investiga, desde a sua fundação em 2010, corpos e dissidências culturais, trazendo à tona questões sobre a invisibilização da comunidade LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais, não-bináries e +) e, acima de tudo, promove ações artísticas para: o orgulho, o amor e a liberdade. Nessa trajetória, o grupo é reconhecido e premiado por sua pesquisa e produção.

Com seu mais novo trabalho, Fresta, fissura e outras rachaduras – uma obra em processo de sutura, GAL se desafia a construir uma história de dor, prazer e intimidade.

Protagonizada pelo multiartista e fundador do Grupo, o ator Murilo Gussi, a peça conta com o diretor especialmente convidado para esse trabalho o paulistano Rodolfo Lima. Além de Gussi, estão em cena os artistas David Balt, bailarino e ator, a performer e atriz Azulla e os atores E Su Mayê e Cairo do Mato.

As apresentações serão em uma casa desocupada localizada na zona norte da cidade, que fica na Rua Norival Teixeira Lopes, 592, bairro Morada do Sol.

Cruzando as fronteiras entre realidade e ficção, Murilo compartilha histórias íntimas e experiências sexuais e afetivas que foram vividas ou imaginadas por ele e sua personagem.

Em uma narrativa forte e intimista, conta de sua relação com a passagem do tempo, violências, uso abusivo de drogas e o sexo. Com destaque também para temáticas urgentes e atuais, em especial: o cuidado de si mesmo, a saúde mental e o fortalecimento de nossas redes dos afetos.

Nesse cenário, vamos acompanhar as desventuras de um corpo no mundo em busca de afeto, mas que precisa enfrentar as barreiras que uma sociedade LGBTfóbica cria – e que dificultam o bem viver.

Fresta: “qualquer abertura estreita que permita a passagem de luz e ar”; fissura: “termo que pode se referir a uma rachadura ou ferimento, tanto no osso quanto na pele, pode causar dor e desconforto”; rachar: “abrir, afastando as partes de um todo, abrir fendas, dividir violentamente, lascar, rachadura”. E cura?

Serviço
Pré-estreia de ‘Fresta, fissura e outras rachaduras – uma obra em processo de sutura’, do Grupo de Apoio à Loucura
De 4 a 6/4 (sexta e domingo), às 20h
Rua Norival Teixeira Lopes, 592, bairro Morada do Sol
Reserva gratuita de ingressos na bio do Instagram @grupodeapoioaloucura

Foto: Leidiane Bergo/Divulgação

O post GAL faz pré-estreia de novo espetáculo em casa desocupada de Rio Preto apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/gal-faz-pre-estreia-de-novo-espetaculo-em-casa-abandonada-de-rio-preto/feed/ 0
Companhia Azul Celeste lança revista e exposição fotográfica inéditas dos 35 anos no Riopreto Shopping e divulga programação de 2025 https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/companhia-azul-celeste-lanca-revista-e-exposicao-fotografica-ineditas-dos-35-anos-no-riopreto-shopping-e-divulga-programacao-de-2025/ https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/companhia-azul-celeste-lanca-revista-e-exposicao-fotografica-ineditas-dos-35-anos-no-riopreto-shopping-e-divulga-programacao-de-2025/#respond Fri, 28 Mar 2025 19:22:54 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25154 Quem passar pela Praça 4 de Eventos do Riopreto Shopping, de 4 a 14 de abril, poderá viajar por recortes de espetáculos produzidos durante os 35 anos de história da Companhia Azul Celeste. Entre eles estão as produções A Noite em que a menina de vestido azul celeste decidiu ser bailarina, A Ver Estrelas, Aquele...

O post Companhia Azul Celeste lança revista e exposição fotográfica inéditas dos 35 anos no Riopreto Shopping e divulga programação de 2025 apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
Quem passar pela Praça 4 de Eventos do Riopreto Shopping, de 4 a 14 de abril, poderá viajar por recortes de espetáculos produzidos durante os 35 anos de história da Companhia Azul Celeste.

Entre eles estão as produções A Noite em que a menina de vestido azul celeste decidiu ser bailarina, A Ver Estrelas, Aquele que diz sim e aquele que não diz não, Cabine 2mx1mxR$0,50, Cem gramas de dentes, Mundomudo, Orpheu – o guardador de rebanhos, Território Banal, Miguilim Mutum, Marcelo, marmelo, martelo, Coração materno e o último trabalho do coletivo, Tudo a fazer.

A exposição fotográfica imprime cores, luz, movimento, expressões e detalhes por meio das lentes de fotógrafos como os saudosos Edson Baffi e Jorge Etecheber, além de Lenise Pinheiro, Paulo Brazyl, Lucas Hernandes, Luiz Aureo, Ricardo Boni, Vitão Natureza e Vivian Gradela.

Na abertura do evento, dia 4 de abril, durante um coquetel exclusivo para convidados, artistas e imprensa, a Companhia também lança a revista comemorativa dos 35 anos da Azul Celeste com textos e depoimentos que narram esta trajetória intensa, profunda e de resistência.

A revista tem contribuições de profissionais ligadas/os às artes cênicas, em nível nacional e conta com a participação dos mais importantes coletivos teatrais do país, como o Teatro Oficina Uzina Uzona, Teatro da Vertigem e Parlapatões, para citar apenas três.

A concepção da Revista Azul Celeste 35 é de Jorge Vermelho e a coordenação editorial de Alexandre Mate, pesquisador em artes.

Após o lançamento, a Revista Azul Celeste 35 estará disponível virtualmente no site www.companhiaazulceleste.com.br.

“Nossa identidade está intimamente ligada com a memória e seus registros. Um coletivo teatral, no interior do Brasil, chegar aos 35 anos de produção ininterrupta é também um feito histórico a ser registrado. Nesta revista conseguimos reunir 36 coletivos paulistas com mais de 30 anos e que, juntos, contam boa parte da história do teatro brasileiro.”, aponta Jorge Vermelho, Diretor Artístico da Azul Celeste.

Programação 2025

Depois de um ano de 2024 intenso de atividades culturais em comemoração aos seus 35 anos de trajetória artística e pesquisa no teatro, a Azul Celeste divulga neste domingo (30/03), às 18h, a programação 2025 do projeto Azul Celeste 35 – Ações continuadas em Artes e Cultura. Todas as atividades são viabilizadas pelo Edital Retomada – Grupos e Coletivos Artísticos, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão ligado ao Ministério da Cultura/Governo Federal.

“Ter recebido o fomento da Funarte para o ano de 2024 refletiu de forma determinante para que o coletivo desenvolve uma série de ações formativas gratuitas à comunidade, bem como para a manutenção do espaço da Companhia; desenvolvimento de mostra audiovisual e também o intercâmbio com outros seis coletivos artísticos, compartilhando suas obras em processo”, explica Jorge.

A programação está dividida em três eixos: Ações de Formação e Reflexão; Produção, Difusão e Formação de Público; e Manutenção do Espaço e do Coletivo. A agenda completa pode ser consultada no site www.companhiaazulceleste.com.br a partir do dia 30 de março.

Foto: Lenise Pinheiro

O post Companhia Azul Celeste lança revista e exposição fotográfica inéditas dos 35 anos no Riopreto Shopping e divulga programação de 2025 apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/companhia-azul-celeste-lanca-revista-e-exposicao-fotografica-ineditas-dos-35-anos-no-riopreto-shopping-e-divulga-programacao-de-2025/feed/ 0
Riopreto Shopping abre espaço para iniciativas em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o TEA em abril https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/riopreto-shopping-abre-espaco-para-iniciativas-em-comemoracao-ao-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-tea-em-abril/ https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/riopreto-shopping-abre-espaco-para-iniciativas-em-comemoracao-ao-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-tea-em-abril/#respond Wed, 26 Mar 2025 16:39:11 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25148 Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. Para comemorar esta data, o Riopreto Shopping recebe uma programação especial com três eventos que promovem...

O post Riopreto Shopping abre espaço para iniciativas em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o TEA em abril apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

Para comemorar esta data, o Riopreto Shopping recebe uma programação especial com três eventos que promovem inclusão, diálogo e valorização das diferentes formas de expressão das crianças com autismo. 

Exposição “Cores que contam histórias” 

Cores que contam histórias (divulgação)

Inspirada no livro O Menino Azul e a Família Colorida, de Zilah Ramires Ferreira, a exposição Cores que Contam Histórias, realizada pelo GIS – Ginásio de Integração Sensorial de São José do Rio Preto, apresenta telas pintadas pelas crianças e jovens atendidos na clínica, com diferentes diagnósticos e características, não apenas o TEA, traduzindo suas percepções e emoções por meio da arte.

Essa diversidade é essencial para a construção de um mundo mais acessível e acolhedor, pois a inclusão começa justamente aí: reunindo vivências em prol de uma causa, o TEA.

A mostra, em cartaz até o dia 12 de abril, na Praça do Piano, em frente à loja Club Melissa, tem como objetivo dar visibilidade à arte como forma de expressão e promover um olhar mais empático e acolhedor para a neurodiversidade. 

A abertura será no dia 1 de abril, às 18h, com um coquetel exclusivo para pais, profissionais da saúde, educação e áreas afins.

O evento abrirá espaço para a troca de experiências sobre o autismo, fortalecendo o diálogo entre diferentes setores da sociedade. Além da exposição de telas, também haverá totens informativos para aprofundar o conhecimento sobre o TEA.

Autismo Sem Máscara

Gisele Albuquerque que é CEO da Clínica Singular (foto Alessio)

O evento internacional Autism Whiout Mask  chega no Riopreto Shopping pelas mãos de Gisele Albuquerque que é CEO da Clínica Singular, psicopedagoga, analista do comportamento, escritora, palestrante, especialista em desenvolvimento cognitivo e comportamental.

O projeto Autismo sem máscara tem como curadores Grazi Gadia e Marcio Amaral e embaixadora Suzana Gullo Mion e traz um acervo de retratos que resultam de encontros que chamamos de oficinas realizadas com mães de pessoas com autismo que tiveram seus rostos pintados por seus filhos e/ou filhas como se fosse uma tela.

Na edição de São José do Rio Preto, esta proposta foi implantada na exposição Um Olhar Singular com imagens da fotógrafa Carina Carvalho, aberta à visitação de 3 a 12 de abril, na Praça 2 de Eventos.  A abertura será no dia 2 de abril, às 19h, para convidados, famílias e imprensa.

Para ampliar o debate sobre o autismo, será realizada uma roda de conversa com as especialistas Gisele Alburquerque, a neurologista convidada Raquel Bastos e a curadora Grazi Gadia, que participará ao vivo dos Estados Unidos.

O encontro abordará a importância do conhecimento sobre o transtorno, inclusão e como apoiar as crianças e suas famílias no dia a dia. 

Encontro de Profissionais para Conscientização e Inclusão

No encerramento da programação, o Riopreto Shopping sedia um evento no dia 26 de abril, às 8h30, no Multiplex, para toda a comunidade, com o objetivo de promover uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva em relação ao Transtorno do Espectro Autista. 

O encontro contará com a participação de profissionais da saúde, que esclarecerão dúvidas e compartilharão informações valiosas sobre o TEA, de acordo com suas especialidades.  Este projeto é realizado pela jornalista e colunista Barbara Caran e pela publicitária Roseli Alcantara.

A manhã de aprendizado e troca de experiências terá início com um café da manhã, reforçando a importância da união entre famílias, profissionais e toda a sociedade na busca por mais inclusão e compreensão sobre o autismo. 

Com essas iniciativas, o Riopreto Shopping reafirma seu compromisso com a conscientização e inclusão, promovendo conhecimento e espaços de acolhimento para todas as famílias e profissionais envolvidos na causa do TEA.

Acompanhe a agenda completa de eventos do Riopreto Shopping pelo site www.riopretoshopping.com.br.

O post Riopreto Shopping abre espaço para iniciativas em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o TEA em abril apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/riopreto-shopping-abre-espaco-para-iniciativas-em-comemoracao-ao-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-tea-em-abril/feed/ 0
Sesc Rio Preto celebra Gal Costa com programação especial https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/sesc-rio-preto-celebra-gal-costa-com-programacao-especial/ https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/sesc-rio-preto-celebra-gal-costa-com-programacao-especial/#respond Wed, 26 Mar 2025 15:36:19 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25143 No final dos anos 60, enquanto o Brasil vivia tempos de repressão, uma cantora baiana de cabelos cacheados e sorriso largo revolucionava a música brasileira com sua voz marcante e versatilidade. Foi uma das precursoras do movimento Tropicália e suas músicas continuam ecoando em trilhas sonoras de filmes, séries e no dia a dia de...

O post Sesc Rio Preto celebra Gal Costa com programação especial apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
No final dos anos 60, enquanto o Brasil vivia tempos de repressão, uma cantora baiana de cabelos cacheados e sorriso largo revolucionava a música brasileira com sua voz marcante e versatilidade. Foi uma das precursoras do movimento Tropicália e suas músicas continuam ecoando em trilhas sonoras de filmes, séries e no dia a dia de uma nação. Seu nome? Gal Costa.

Graca Foto-FabioAlcover

Até o dia 28/3, ela será homenageada no Sesc Rio Preto com o projeto “Sua Graça, Gal Costa”, que promove uma programação diversa com intervenção, performance, espetáculo, show, curso de ilustração e a exibição de sua biografia intitulada “Meu nome é Gal”. Todas as atividades são gratuitas, com exceção do espetáculo “Graça”, com bilheteria a pagamento.

O intuito do projeto, além de reverenciar uma das mais importantes cantoras da história da música, visa valorizar a cultura brasileira e celebrar a memória e o legado de Gal Costa por meio da arte, da música e da criatividade. 

A programação teve início com a oficina “Traço Fatal, Um Desenho para Gal”, ministrada pelo ilustrador Zé Otávio, que se inspirou nas capas de discos, fotos e músicas da artista, para propôr a criação de cartazes fictícios utilizando técnicas mistas de desenho e colagem. As vagas para a oficina já estão esgotadas.

Na quarta-feira, dia 26, às 19h15, o rio-pretense G.A.L (Grupo de Apoio à Loucura) apresenta a performance “Gal por G.A.L”, que convida o público a uma experiência interativa baseada nas canções e na personalidade intensa da artista. Logo depois, às 20h, será exibido o filme “Meu Nome é Gal” (2018), dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi. O longa acompanha a trajetória da cantora – interpretada por Sophie Charlotte – desde a juventude até sua consagração na Tropicália, abordando desafios pessoais e o impacto da ditadura militar em sua carreira. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes da sessão.

No dia 27, quinta, todas as atrações se concentram na Comedoria a partir das 20h15. Encabeçando a programação, o grupo G.A.L retorna com a performance “Gal por G.A.L”, e em seguida o Robo.Art tranforma  a arquitetura do Sesc em uma tela de luz e cor, utilizando videomapping para evocar a presença da artista na intervenção visual “GAL Digital”. Na continuidade, às 21h, a cantora Klaudia Raab sobe ao palco da Comedoria para o “Tributo Gal”, interpretando sucessos como “Baby”, “Força Estranha”, “Divino Maravilhoso” e “Folhetim”, em um show que exalta a versatilidade da homenageada.

Encerrando a programação, no dia 28, sexta, às 21h, o Ballet de Londrina apresenta o espetáculo “Graça”, com coreografia de Morena Nascimento e direção de Marciano Boletti. Inspirado na voz e na ousadia de Gal Costa, o espetáculo traduz em dança os contrastes da vida, explorando a brasilidade tropicalista e a força criadora do feminino. Os ingressos para essa apresentação estão à venda no formato online, no site https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/ e  pelo APP Credencial Sesc SP e presencialmente, nas unidades do Sesc no estado de SP.

Confira todas as atividades de março, neste link.

Serviços: 

Curso 

TRAÇO FATAL, UM DESENHO PARA GAL – com Zé Otávio, ilustrador 

Dias 25 e 26. Terça e quarta, 19h às 21h30. 

Vagas esgotadas.

Grátis. A partir de 16 anos.

Exibição

MEU NOME É GAL 

Dia 26. Quarta, 20h. Teatro. 

Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência. Lugares limitados. 

Grátis.

Performance 

GAL POR G.A.L  – com G.A.L (Grupo de Apoio à Loucura) 

Dia 26. Quarta, 19h15. Convivência. 

Dia 27. Quinta, 20h15. Comedoria. 

Grátis.

Show 

TRIBUTO GAL – com Klaudia Raab 

Dia 27. Quinta, 21h. 

Comedoria. Lugares limitados. 

Grátis.

Intervenção 

GAL DIGITAL – com Robo.Art. 

Dia 27. Quinta, 21h. 

Comedoria – Área Externa. 

Grátis.

Espetáculo 

GRAÇA – com Ballet de Londrina. 

Dia 28. Sexta, 21h. Teatro.

R$15 (credencial plena) R$25 (meia-entrada) R$50 (inteira)

Venda online e presencial nas unidades do Sesc no estado de SP. Lugares limitados.

Sesc Rio Preto    

Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 

Informações: (17) 3216-9300    

sescsp.org.br    

Facebook e Instagram: /sescriopreto 

YouTube: /sescriopreto   

Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h 

O post Sesc Rio Preto celebra Gal Costa com programação especial apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/sesc-rio-preto-celebra-gal-costa-com-programacao-especial/feed/ 0
Curta com atriz Marina Rico Bereta marca final de curso de cinema em Rio Preto https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/curta-com-atriz-marina-rico-bereta-marca-final-de-curso-de-cinema-em-rio-preto/ https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/curta-com-atriz-marina-rico-bereta-marca-final-de-curso-de-cinema-em-rio-preto/#respond Wed, 26 Mar 2025 02:21:39 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25138 Produzido pelos alunos e professores do Cinexpresso, ‘Clara’ terá três sessões de estreia na Casa Nuvem neste sábado (29) A segunda edição do Cinexpresso – Curso livre de cinema chega ao final com o lançamento do curta-metragem Clara, uma homenagem à atriz e dançarina Marina Rico Bereta, que morreu, aos 56 anos, no último dia 27 de fevereiro....

O post Curta com atriz Marina Rico Bereta marca final de curso de cinema em Rio Preto apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>

A segunda edição do Cinexpresso – Curso livre de cinema chega ao final com o lançamento do curta-metragem Clara, uma homenagem à atriz e dançarina Marina Rico Bereta, que morreu, aos 56 anos, no último dia 27 de fevereiro. O curta-metragem, último trabalho realizado pela artista rio-pretense, foi produzido pelos alunos e professores do curso, permitindo a aplicação prática do conhecimento construído ao longo de dez meses de aula.

As sessões de estreia de Clara serão realizadas neste sábado  (29), no espaço cultural Casa Nuvem, no bairro Boa Vista, às 19h, 20h e 21h. A entrada é de graça.

Após aprender sobre roteiro, direção, direção de arte, fotografia, som, produção e pós-produção, os 24 alunos do Cinexpresso foram estimulados à criação, concebendo o argumento para um curta-metragem inédito, que foi produzido sob orientação dos professores do curso livre de cinema.

O curta-metragem acompanha a trajetória de três mulheres, Fátima, Clara e Nina, avó, filha e neta que vivem na mesma casa. Suas vidas aparentam felicidade, até que algo estranho acontece entre elas. A história conduz o espectador pelo espaço e o tempo das relações entre cada uma dessas mulheres, que, a cada minuto, se aproximam mais e mais do inevitável da vida.

“O curta é uma pequena distopia situada esteticamente em uma casa dos anos 1950, mas que contempla questões muito atuais e presentes nas relações interpessoais de hoje, em que a tecnologia permeia toda a nossa vida”, comenta Ricardo Zammarian, um dos idealizadores do Cinexpresso.

Segundo ele, o convite à Marina para participar do filme foi feito num momento delicado da vida da atriz, pois ela enfrentava uma recidiva do câncer que acabou por vitimá-la pouco antes do carnaval. “Ela (Marina) chegou a ver a primeira montagem do filme no hospital. Infelizmente não está mais com a gente para ver a sua versão final, que se configura, agora, como uma singela homenagem à ela”, diz.

Além de Marina, que interpreta a personagem que dá nome à produção, o curta-metragem também conta com as atrizes Clarice Papani (Fátima) e Graziela Rodrigues (Nina).

O Cinexpresso é um curso prático que tem como proposta o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos básicos necessários para a criação e produção de uma obra audiovisual.

A segunda edição do Cinexpresso – Curso livre de cinema tem foi realizada com o fomento da Lei Paulo Gustavo 2023, por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço
Estreia do curta-metragem ‘Clara’
Dia 29/3 (sábado), às 19h, 20h e 21h
Casa Nuvem (Rua Presciliano Pinto, 838 – Boa Vista)
Grátis
Mais informações no Instagram @cinexpresso

Foto: Divulgação

O post Curta com atriz Marina Rico Bereta marca final de curso de cinema em Rio Preto apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/noticias-do-bem/curta-com-atriz-marina-rico-bereta-marca-final-de-curso-de-cinema-em-rio-preto/feed/ 0
CineSolarzinho chega em São José do Rio Preto com sessões de cinema movido a energia solar https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/cinesolarzinho-chega-em-sao-jose-do-rio-preto-com-sessoes-de-cinema-movido-a-energia-solar/ https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/cinesolarzinho-chega-em-sao-jose-do-rio-preto-com-sessoes-de-cinema-movido-a-energia-solar/#respond Fri, 21 Mar 2025 15:05:36 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25132 O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Anfiteatro SetSul, com evento único no domingo (23/03), a partir das 18h com pipoca e atrações de graça para as famílias Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolarzinho, a...

O post CineSolarzinho chega em São José do Rio Preto com sessões de cinema movido a energia solar apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolarzinho, a versão destinada ao público infantil do primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em São José do Rio Preto, no domingo (23/03), a partir das 18h, no Anfiteatro SetSul, com atividades para as crianças de todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação Wish: o Poder dos Desejos. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

A 1ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

“O Cinesolarzinho, projeto pensado especialmente para o público infantil, é essencial para a democratização da produção audiovisual no Brasil, considerando que apenas 9% das cidades brasileiras possuem salas de cinema. Além disso, ir ao cinema pode ser uma atividade cara para as famílias, que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Nesse contexto, o Cinesolarzinho surge como uma alternativa cultural gratuita e ao ar livre para toda a família proporcionando uma experiência divertida e acessível. Pensado especialmente para as crianças, o Cinesolarzinho não só oferece filmes que ampliam o imaginário infantil, mas também cria novas possibilidades de visão de mundo para os pequenos, que são o nosso futuro. E, no primeiro cinema do Brasil movido por energia limpa e renovável, essa experiência é ainda mais enriquecedora”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O Circuito CPFL 2025 está sendo realizado no estado de São Paulo. As sessões de cinema também contam com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa.

“As atividades do CineSolarzinho, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, democratiza o acesso à cultura para as nossas comunidades. Além de poder vivenciar a alegria que as telonas proporcionam, a iniciativa também desperta a consciência para um desenvolvimento mais sustentável ao disponibilizar oficinas de educação ambiental para as crianças e jovens ali presentes”, destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

Com ações em conjunto com a UNESCO no Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). E também colabora na iniciativa #EDUCASTEM2030, realizada de forma pioneira no país para a mobilização de meninas e mulheres nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).

“A UNESCO considera fundamental promover o acesso das meninas e das mulheres às carreiras científicas. O projeto #EDUCASTEM2030 busca combater a exclusão de meninas e mulheres nas áreas de STEM para construir um futuro mais democrático, justo e sustentável. A parceria com o CineSolar é essencial para levar conteúdo de qualidade, por meio do audiovisual, para populações com dificuldades de acesso à cultura e, ao mesmo tempo, promover a8 educação nas áreas de STEM”, afirma a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

PROGRAMAÇÃO | São José do Rio Preto/SP

Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: Domingo (23/03)

Horários:
18h – 1ª sessão: curtas-metragens ambientais
19h – 2ª sessão: animação “Wish: o Poder dos Desejos”
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Anfiteatro SetSul (Rua Projetada 2, s/n – SetSul 2)
Local em caso de chuva: Ginásio do Parque Municipal Olinda Tarraf (Rua Dorival Alves Tremura, s/n – SetSul 2)

SINOPSES

1ª Sessão

(Filmes com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva)

‘Histórias milenares – conhecendo a China’ – Direção: Carlos Munhoz, Cynthia Alario e Paulo Perez – Brasil – 2025 – Documentário – Duração 6 min

Nesse curta-metragem, a equipe do CineSolar apresenta curiosidades e informações sobre a China, seu povo, cultura e o impacto da tecnologia nas fontes de energia renovável. Com um roteiro interativo e dinâmico, o público é convidado a praticar algumas palavras em mandarim, além de descobrir temas desse fascinante país.

‘Lagrimar’ – Direção: Paula Vanina – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 14 min

Joana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar um encontro inesperado e enigmático.

‘Os Macurus’ – Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 7 min

Ao tentar revitalizar uma praça, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como ferramentas, os Macurus se deparam com um monstro sem forma.

‘Where Are You From?’ – Direção: Juan Cristiani – Uruguai – 2023 – Animação – Duração: 2 min e 40 s

Uma jornada cinematográfica imersiva, transmitindo efetivamente a urgência de abordar desastres ambientais e suas consequências por meio do realismo e da fantasia.

‘Ilha do Lixo’ – Direção: Elisa Guimarães – Brasil – 2023 – Animação – Duração: 8 min e 40 s

Janaína e seu pai Alfredo enfrentam um congestionamento por causa de uma enchente. A menina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa, passando pelo esgoto, bacias de água doce, população ribeirinha, até o mar, onde a garrafa se acomoda em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano.

‘Vellozia’ – Direção: Pedro de Castro Guimarães – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 13min
Fruto do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé, “Vellozia” é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade. A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais.

‘Céu Fumaça – a emergência climática na voz das crianças’ – Direção: Jader Gudin – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 5 min e 50 s

O ser humano tira sem pensar duas vezes, ele não pensa no futuro, só pensa no agora”, desabafa Heitor.  “É até difícil imaginar como vai ser o futuro, se hoje já está desse jeito”, complementa Alice. “E quando destrói a natureza o tempo muda”, como percebe Maria Isadora. “O céu é só fumaça”, revela Raphael, que vive na região amazônica. O curta de animação “Céu fumaça – A emergência climática na voz das crianças” traz esses e outros depoimentos de crianças que vivem em diferentes regiões brasileiras; elas nos contam como veem e percebem o impacto da emergência climática em suas vidas. O filme é uma realização da Toca de Barro Filmes e do Portal Lunetas, iniciativa do Instituto Alana. A produção faz parte do movimento #KidsFirst e do especial do Lunetas, “Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente”.

‘Floresta que refresca’ – Direção: Ianah Mello – Brasil – 2019 – Animação – Duração: 05 min e 10 s

É uma animação de 5 minutos que fala sobre a questão das mudanças climáticas, apresentando uma proposta para repensarmos nossa relação com o meio ambiente.

‘Verde!’ – Direção: Rodrigo Luluca – Brasil – 2020 – Animação – Duração: 06 min e 13s

VERDE, um filme que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde (natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente.

2ª Sessão
(Baixe o app MovieReading para assistir com os recursos de acessibilidade)

‘’Wish: o Poder dos Desejos’ – Direção: Chris Buck e Fawn Veerasunthorn – EUA – 2024 – Duração: 1h42m

No reino mágico de Rosas, Asha faz um desejo tão poderoso que é atendido por uma força cósmica: uma pequena esfera de energia ilimitada chamada Star. Juntas, Asha e Star enfrentam um inimigo formidável: o governante de Rosas, Rei Magnifico. Elas fazem de tudo pra salvar a comunidade e provar que muitas coisas maravilhosas podem acontecer.

Sobre o CineSolarzinho

O CineSolarzinho é a versão desenhada especialmente para o público infantil do CineSolar. DEsenvolvido pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas para 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas de CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de 262 árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça (SP). E também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com a parceria institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil e parceria solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar. 

Sobre o Instituto CPFL

O Instituto CPFL é, há mais de 20 anos, a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam por meio das frentes: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais, Café Filosófico CPFL. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Foto: Lucas Rosendo / Divulgação

O post CineSolarzinho chega em São José do Rio Preto com sessões de cinema movido a energia solar apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/cinesolarzinho-chega-em-sao-jose-do-rio-preto-com-sessoes-de-cinema-movido-a-energia-solar/feed/ 0
Reinaldo Volpato fala sobre os bastidores de seu novo no Riopreto Shopping neste sábado https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/reinaldo-volpato-fala-sobre-os-bastidores-de-seu-novo-no-riopreto-shopping-neste-sabado/ https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/reinaldo-volpato-fala-sobre-os-bastidores-de-seu-novo-no-riopreto-shopping-neste-sabado/#respond Thu, 20 Mar 2025 22:32:31 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25125 O mais novo filme do cineasta Reinaldo Volpato, Estranhas Cotoveladas, tem sua estreia nacional programada para o próximo dia 27 de março em Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto e Sorocaba. A produção homenageia a cultura caipira e tem como cenário cidades paulistas como Botucatu, Pardinho e Torre de Pedra, além de São José...

O post Reinaldo Volpato fala sobre os bastidores de seu novo no Riopreto Shopping neste sábado apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>

O mais novo filme do cineasta Reinaldo Volpato, Estranhas Cotoveladas, tem sua estreia nacional programada para o próximo dia 27 de março em Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto e Sorocaba. A produção homenageia a cultura caipira e tem como cenário cidades paulistas como Botucatu, Pardinho e Torre de Pedra, além de São José do Rio Preto.  

Para falar sobre essa produção, o cineasta e sua equipe recebem convidados e fãs de cinema para um bate-papo na Sala Vip do Riopreto Shopping, neste sábado, às 9h30. O filme estará em cartaz no Cine Multiplex.

“Sou nascido e criado no interior, e essas opções são centrais na minha carreira. Realizei muitos filmes e reportagens sobre a realidade interiorana”, afirma o diretor.

Ella Trieste – foto: Divulgação

No filme, a médica Ella Trieste se coloca no centro de um triângulo amoroso com dois homens de mundos opostos. O primeiro é um jovem usineiro de cana de açúcar; o outro, de quem mais gosta, é um agrônomo que está implantando uma agricultura familiar e orgânica. Ella quer seguir seu coração, mas sente que precisa conciliar interesses econômicos e ambientais contraditórios.

O ponto de conexão entre os três personagens é justamente a Torre de Pedra, município onde eles vivem e a trama se desenvolve.

No enredo, a cidade de pouco mais de 2 mil habitantes não serve apenas de cenário, mas também como personagem e voz narrativa. “A Torre de Pedra é um monumento portentoso, e eu intuí que ele deveria contar a história desse povo forte e determinado numa perspectiva profética, lincada ao tempo e à história do universo sideral e da humanidade”, justifica Volpato.

O diretor tem dedicado sua carreira cinematográfica a produzir filmes e programas sobre o interior paulista desde 1974, especialmente sobre a cultura caipira. “Sou originário e militante nesta saga”, completa.

Reinaldo Volpato – foto: Zé Nogueira

Volpato é cineasta formado pela ECA/USP. É diretor, produtor, roteirista e montador de filmes e programas de TV. Dirigiu os longas ABRASASAS, A Moda é Viola, Jahu: A Saga do Comandante João Ribeiro de Barros e Os Favoritos da Catira. Produziu e montou o documentário O Profeta das Águas, de Leopoldo Nunes. Na TV Cultura, foi repórter de jornal e diretor do Viola, Minha Viola, apresentado por Inezita Barroso. Trabalhou também em programas como Globo Repórter, Domingo Gente, Jornal Hoje e Gente que Faz. Também foi gerente de programação da TV Brasil/EBC.

O lançamento de Estranhas Cotoveladas faz parte do projeto Núcleo de Distribuição Cinema do Interior, realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal.

Com coordenação geral do produtor Lucas Pelegrino, ele prevê a exibição em salas de cinema tradicionais e alternativas de quatro filmes realizados no interior paulista.

Além de “Estranhas Cotoveladas”, fazem parte da coleção “As Quatro Estações da Juventude”, “Ivan” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”.

“Queremos ativar um circuito exibidor no interior e, com isso, abrir novos horizontes para a indústria cinematográfica regional. Não só nas salas de cinema tradicionais, mas também em outros espaços”, conclui Pelegrino, sócio-fundador da LPB Content, produtora voltada para a realização de filmes no interior paulista.

Estreia de Estranhas Cotoveladas nos cinemas
Quando? 27 de março
Onde? São José do Rio Preto (Multiplex Rio Preto)

O post Reinaldo Volpato fala sobre os bastidores de seu novo no Riopreto Shopping neste sábado apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/reinaldo-volpato-fala-sobre-os-bastidores-de-seu-novo-no-riopreto-shopping-neste-sabado/feed/ 0
Raul Marques lança divertido livro para criança https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/raul-marques-lanca-divertido-livro-para-crianca/ https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/raul-marques-lanca-divertido-livro-para-crianca/#respond Thu, 20 Mar 2025 22:08:42 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25120 As portas do universo mágico das palavras são abertas pelo escritor Raul Marques e pela ilustradora Elma em Bzzz! O livro das onomatopeias (Trix editora). A obra de 48 páginas será lançada no dia 22 de março, entre 15h e 18h, no mezanino da Livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping Center. Bzzz é o oitavo...

O post Raul Marques lança divertido livro para criança apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>

As portas do universo mágico das palavras são abertas pelo escritor Raul Marques e pela ilustradora Elma em Bzzz! O livro das onomatopeias (Trix editora). A obra de 48 páginas será lançada no dia 22 de março, entre 15h e 18h, no mezanino da Livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping Center.

Bzzz é o oitavo livro para crianças escrito por Raul Marques, que mora em São José do Rio Preto e é colunista do Jornal Diário da Região. O livro conta a história de uma menina e de uma abelha: em um dia aparentemente comum, elas se encontram por acaso e vivem uma grande aventura pelas delicadezas do cotidiano de uma criança.

Por meio de acontecimentos singelos, o pequeno leitor é convidado a identificar os mais diversos sons que existem ao nosso redor. Esses sons ganham vida em pequenas palavras, como DIN-DON (campainha), atchim (espirro), tique-taque (relógio), onomatopeias que são ferramentas importantes para o desenvolvimento da comunicação, da alfabetização e também do estímulo cognitivo das crianças.  

“O livro é muito divertido e pode ser visto de diversas formas. Texto, imagem e projeto gráfico proporcionam diversas leituras, inclusive para leitores bem pequenos, como bebês”, afirma Raul Marques.  

Bzzz proporciona aprendizado e diversão, tanto em casa, onde pais e filhos podem fazer uma leitura compartilhada e brincar com sons cotidianos, como na escola, onde educadores podem explorar a obra para incentivar a oralidade. O livro das onomatopeias se adapta a múltiplos ambientes, gostos e idades para estimular a leitura.  

Durante o lançamento, Raul Marques vai autografar os livros, doces e bebidas serão servidos aos convidados e o ilustrador e cartunista Fabiano dos Santos vai ministrar para as crianças a atividade artística “Desenhando com formas geométricas”.  

FICHA TÉCNICA 

Livro: Bzzz! O livro das onomatopeias
Autoria: Raul Marques
Ilustração: Elma
Editora: Trix Editora
ISBN: 978-65-5616-548-6
Páginas: 48
Onde comprar: Livrarias, Amazon e site Matrix (matrixeditora.com.br)

QUEM É RAUL MARQUES

Eu amo as histórias! Tudo começou em São Paulo, onde nasci. Na juventude, vivi aventuras, conheci pessoas especiais e descobri o mundo das personagens nos livros. foi natural estudar para me tornar jornalista. Um momento marcante, pela oportunidade de conhecer outra cultura, ocorreu em 2009, quando visitei o Haiti para produzir uma reportagem sobre o país. E, em 2016, passei a me dedicar exclusivamente aos livros para adultos. O nascimento dos meus filhos (Isabela e João Pedro) me inspirou a escrever para todas as pessoas, de 0 a 121 anos – ou mais. Gostei tanto da experiência que já espalhei diversas histórias por aí. Em tudo o que faço, procuro ouvir sempre o tum! tum! tum!, o som que vem do meu coração.

QUEM É ELMA

Nasci no Recife e há muito tempo moro em João Pessoa, uma cidade encantadora e inspiradora. Quando criança, muitas vezes escutei minha avó paterna dizer: “Essa menina vive inventando arte!” Inventava bordados, pinturas, esculturas (bonecos de argila). Em tudo havia motivos para criar. Ao tornar-me mãe, a literatura infantil começou a fazer parte da minha vida e do nosso dia a dia. Ler e admirar as ilustrações eram sempre motivos de muita curiosidade. Foi inventando algumas histórias bordadas que ilustrei meu primeiro livro. pintei, bordei, colei, criei e ganhei meu primeiro reconhecimento pelo trabalho como ilustradora, com o selo altamente recomendável da fundação nacional do livro infantil e juvenil (FNLIJ). Hoje tenho mais de 65 trabalhos, dentre os quais 7 autorais (que escrevi e ilustrei), alguns traduzidos para várias línguas e conhecidos em diversos países. Meu coração também fez tum! tum! tum! ao ser convidada para fazer este trabalho, e, assim como uma abelha que voa fazendo bzzz, quero espalhar delicadezas e encantamentos por meio deste livro!

O post Raul Marques lança divertido livro para criança apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/raul-marques-lanca-divertido-livro-para-crianca/feed/ 0
Exposição no Riopreto Shopping celebra a beleza de ser única https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/exposicao-no-riopreto-shopping-celebra-a-beleza-de-ser-unica/ https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/exposicao-no-riopreto-shopping-celebra-a-beleza-de-ser-unica/#respond Thu, 20 Mar 2025 22:02:19 +0000 https://noticiasdobem.com.br/?p=25111 Mostra fotográfica “ÚnicaS” destaca mulheres que inspiram São José do Rio Preto com suas histórias e autenticidade Celebrar a força, autenticidade e o impacto das mulheres na sociedade. Esse é o propósito da exposição “ÚnicaS – A Beleza de Ser Quem Você É”, idealizada pela jornalista e produtora de eventos Bruna Bârbosa. A mostra estará...

O post Exposição no Riopreto Shopping celebra a beleza de ser única apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>

Mostra fotográfica “ÚnicaS” destaca mulheres que inspiram São José do Rio Preto com suas histórias e autenticidade

Celebrar a força, autenticidade e o impacto das mulheres na sociedade. Esse é o propósito da exposição “ÚnicaS – A Beleza de Ser Quem Você É”, idealizada pela jornalista e produtora de eventos Bruna Bârbosa. A mostra estará aberta ao público no Riopreto Shopping de 22 a 30 de março, com entrada gratuita.

A exposição reúne doze mulheres que, cada uma ao seu modo, transformam São José do Rio Preto com seu talento e propósito. As fotografias foram captadas pelo olhar sensível da renomada fotógrafa Milena Aurea, com apoio de Cora Soares, e feitas em diferentes espaços do shopping, simbolizando a conexão dessas mulheres com o cenário urbano e cultural da cidade. O projeto conta ainda com o apoio da loja Adcos.

“Imagina sermos reconhecidas apenas por ser quem somos? Únicas? Foi este pensamento que disparou a criação desta exposição”, conta Bruna Bârbosa, idealizadora da mostra.

Lançamento e bate-papo inspirador

consultora de moda Cora Soares

Para marcar a abertura da exposição, será realizado um bate-papo especial sobre autoestima, identidade e aceitação. O evento contará com a presença da dermatologista Iza Cardeal e da jornalista e consultora de moda Cora Soares, com mediação da idealizadora Bruna Bârbosa.

📅 Data: 22 de março (sábado)
🕥 Horário: 10h30
📍 Local: Em frente à Adcos, Riopreto Shopping
🎟 Entrada: Gratuita

Sobre a exposição

A exposição “ÚnicaS” busca dar visibilidade a mulheres que inspiram e fazem a diferença na cidade, promovendo um espaço de reflexão sobre a autoestima, identidade e autenticidade feminina. O projeto reforça o papel da arte e da fotografia como meios de expressão e empoderamento.

fotógrafa Milena Aurea

Entre as convidadas retratadas estão líderes, empresárias, acadêmicas e profissionais de diversas áreas, como a vice-diretora do IBILCE/Unesp Mônica Galindo, a reumatologista e nutróloga Dra. Glauce Bertazzi, a advogada e líder do grupo Mulheres do Brasil Gislangi Martins, a presidente do Conselho Afro Claudionora Roque, a promotora de Justiça Heloísa Gaspar Martins Tavares, a advogada e coordenadora da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Daiana Pessoa, a farmacêutica e cofundadora da Four Lab Aline Blaz, a presidente do Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora de Rio Preto Jordana Castilho, além da própria jornalista e comunicadora Cora Soares e da idealizadora do projeto, Bruna Bârbosa.

As fotografias foram feitas em locais emblemáticos do shopping, como a Casa do Pão de Queijo, Casa Bauducco, H2, Empório Cultural, Cinema, Fachada do Shopping, Piano, Kiberama, Salão de Beleza, Bacio di Latte e Adcos.

Objetivos do projeto

✔ Valorizar e dar visibilidade às histórias de mulheres que inspiram
✔ Promover um espaço de reflexão sobre autoestima e identidade
✔ Criar conexões entre as participantes e o público
✔ Reforçar o papel da arte e da fotografia como meios de expressão e empoderamento

A exposição “ÚnicaS – A Beleza de Ser Quem Você É” é uma verdadeira homenagem à diversidade e à força feminina, mostrando que a verdadeira beleza está na autenticidade.

📌 SERVIÇO
📍 Exposição: “ÚnicaS – A Beleza de Ser Quem Você É”
📅 Período: De 22 a 30 de março
📍 Local: Riopreto Shopping
💰 Entrada gratuita

O post Exposição no Riopreto Shopping celebra a beleza de ser única apareceu primeiro em Notícias do Bem.

]]>
https://noticiasdobem.com.br/sem-categoria/exposicao-no-riopreto-shopping-celebra-a-beleza-de-ser-unica/feed/ 0