Festival Internacional de Teatro de Rio Preto acontece de 6 a 15 de julho

FIT 2017

Festival Internacional de Teatro de Rio Preto acontece de 6 a 15 de julho

Não há dúvidas que o teatro está intimamente ligado com a história da cidade de São José do Rio Preto. Desde o final da década de 1960, com a fundação do Festival Nacional de Teatro Amador, que revelou tantos talentos e trouxe para Rio Preto grandes nomes do cenário cultural brasileiro, até o início dos anos 2000, com o transformação para o Festival Internacional  de Teatro, o FIT como é conhecido, Rio Preto é conhecida e reconhecida como uma cidade “artista”.

Essa vocação ao teatro rendeu muito frutos ao longo de todos esses anos com a formação de diversos grupos e a realização de outros tantos festivais – Janeiro Brasileiro da Comédia, Em Janeiro Teatro para Criança é o maior barato, Mostra Cênica.

Neste ano, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto chega a sua 17ª edição, trazendo uma grande esperança de transformação e crescimento com o anúncio da parceria da Prefeitura Municipal com o SESC na realização do evento. “Rio Preto retoma uma parceria que sempre apresentou resultados positivos. Será uma realização com equipes técnicas competentes e compromissadas com a área cultural. Ganha a população e ganha a cultura rio-pretense”, enfatizou o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo.

O diretor do SESC Rio Preto, Sebastião Martins, destacou a importância da parceria. “É uma satisfação esta retomada de diálogos e de história de vida e trabalho do SESC e Prefeitura, com qualidade e ressonância técnica para toda cidade”, disse.

O secretário de Cultura, Pedro Ganga, que já esteve a frente do Festival em suas primeiras edições como Internacional ressaltou a importância da parceria. “É muito prazeroso estarmos novamente pensando o FIT com o SESC, sempre com muita criatividade e inovação”.

Nesta quinta-feira (9/03), o prefeito, acompanhado do secretário de Cultura, Pedro Ganga, e do diretor do SESC Rio Preto divulgaram a data do FIT 2017. O festival será realizado de 6 a 15 de julho. Na próxima segunda-feira, dia 13 de março, será divulgado o regulamento do Festival, para inscrição dos grupos teatrais. 

Outra boa notícia é que o prefeito já sinalizou o pedido de apoio ao Ministro da Cultura, Roberto Freire, e a secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, para ampliar ainda mais as participações no Festival. 

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

10/03/2017

10/03/2017 06:47

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *