FESTIVAL MOVIMENTA O FINAL DE SEMANA DAS CRIANÇAS EM RIO PRETO

Fim de semana com teatro de graça para a garotada em São José do Rio Preto. O Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato, cuja 15ª edição começa nesta sexta-feira, dia 21, movimenta o “finde” com três apresentações no teatro do Sesi Rio Preto. Realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos, o festival segue até o dia 31, ocupando também a região central da cidade e o Riopreto Shopping, além de oferecer uma generosa programação de atividades formativas no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos, realizadas sempre no período da manhã.

Na sexta-feira, dia 21, às 15h, quem abre as apresentações no teatro do Sesi é a companhia anfitriã, com o espetáculo “Era uma vez…O Leão e o Ratinho”, que tem direção de Guido Caratori e traz no elenco as atrizes Amine Boccardo e Livia Terra. Na peça, elas são as Naná e Nenê, duas primas com muita imaginação. Em uma noite cheia de tédio, começam uma contagiante brincadeira de contar histórias e a fábula escolhida é “O Leão e o Ratinho”, do grego Esopo. De forma lúdica e divertida, as primas entram na narrativa e vivem intensamente todas as aventuras das personagens. Entre ficção e realidade, no quarto de uma das primas, a fábula é encenada abordando importantes temas como liberdade, opressão e diplomacia.

Leão e o Ratinho foto: Victor Natureza

Também na sexta, dia 21, às 19h, no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos, os artistas de “Era uma vez…O Leão e o Ratinho” abrem a série de bate-papos “Diálogos sobre a cena”, com troca com o público mediada pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto. Os “Diálogos sobre a cena” serão feitos sempre às 19h até o final da programação do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato.

O sábado, dia 22, começa com atividade formativa no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos às 10h30. As atrizes de “Era uma vez…O Leão e o Ratinho” ministram a oficina “Da concepção ao ato cênico pelo método da Cia. Fábrica de Sonhos”, evidenciando a figura do “ator criador” no processo criativo do grupo teatral rio-pretense. No teatro do Sesi, às 15h, tem a peça “Yaga – Uma História para Crianças Corajosas”, da Severina Cia de Teatro, de Pindamonhangaba.

Dirigida por Lilian Guerra e com as atrizes Laila Gama. Hérica Ferreira, Amanda Leite e Laryssa Brandão no elenco, a peça da Severina apresenta duas crianças que contam a história da menina Vasalisa por meio de bonecas de pano e brincadeiras. Os objetos no quintal se tornam perigosos desafios na floresta escura, e um varal de roupas esconde a monstruosa casa da bruxa. Uma história sobre descobrir sua própria coragem.

Flúvio e o Mar foto: Ricardo Boni

No domingo, dia 23, às 10h30, as artistas da Severina realizam, no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos, uma oficina de bolha de sabão gigante voltada para o público infantil. Já no teatro do Sesi, às 15h, tem a peça “Flúvio e o Mar”, do Agrupamento de Artistas, de Rio Preto.

Com direção de Tiago Mariusso e elenco formado por Ailton Rodrigo, Hugo Ferreira e Marcelo Nogueira, “Flúvio e o Mar” conta a história de um menino de nome aquático que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca de seu sonho: conhecer o mar. E agora? O que Flúvio irá fazer? Será que este é um destino sem volta?

Os ingressos para as peças do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato são gratuitos e podem ser retirados no estande do evento no Riopreto Shopping Center. Cada pessoa pode retirar até quatro ingressos por peça.

Teatro de rua

A programação de rua do O Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato tem início na segunda-feira, dia 24, com a Cia. Fábrica de Sonhos, que apresenta na Praça Rui Barbosa, às 17h, “Circo Lando – O Maior Espetáculo da Terra”. A peça conta a história dos irmãos Lando: Tito e Federico Formiga Lando, que cresceram em um circo da família. No final da adolescência, Tito assume a administração do circo, enquanto Federico vai embora para estudar no exterior. Ao retornar ao País, depois de uma longa temporada, ele reencontra o irmão ainda no circo e é exatamente neste momento que a história começa a ser contada. Com o objetivo de valorizar a cultura do circo, seus aspectos e sua diversidade, a peça, dirigida por Guido Caratori proporciona alegria e encanto ao público.

Circo Lando – O maior espetáculo da terra foto: Carol Romani

A segunda-feira, dia 24, também é marcada pelo workshop “O teatro e a música: parceiros no processo de criação”, que o Agrupamento de Artistas realiza no Espaço Criativo Fábrica de Sonhos às 10h30. A atividade propõe a descoberta prática a partir de elementos cotidianos que possam sugerir sons, inclusive o próprio corpo, para sonorização cênica. As inscrições para as atividades formativas podem ser feitas por meio do site oficial do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato: https://festivaldejaneiro.com/.

A 15ª edição do Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), e da Cia. Fábrica de Sonhos e conta com o patrocínio do Riopreto Shopping Center e apoio do Sesi, Bebidas Poty, Brigadella e World Games.

15º Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato

Programação do fim de semana

Sexta, 21/01

15h – Era uma vez… O Leão e o Ratinho (Cia. Fábrica de Sonhos – São José do Rio Preto-SP). Teatro do Sesi Rio Preto

19h – Diálogos sobre a cena com Dib Carneiro Neto. Espetáculo: ‘Era uma vez… O Leão e o Ratinho’ (Cia. Fábrica de Sonhos – São José do Rio Preto/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos

Sábado, 22/01

Yaga – Uma História para Crianças Corajosas

10h30 – Workshop: Da concepção ao ato cênico pelo método da Cia. Fábrica de Sonhos (Cia Fábrica de Sonhos – São José do Rio Preto/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos. Duração: 1h30. Público-alvo: atores e não-atores a partir de 16 anos. Material necessário: roupas leves

15h – Yaga – Uma História para Crianças Corajosas (Severina Cia. de Teatro – Pindamonhangaba-SP). Teatro do Sesi Rio Preto

19h – Diálogos sobre a cena com Dib Carneiro Neto. Espetáculo: ‘Yaga – Uma História para Crianças Corajosas’ (Severina Cia. de Teatro – Pindamonhangaba/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos

Domingo, 23/01

10h30 – Oficina: Bolhas de Sabão Gigantes (Severina Cia. de Teatro – São José do Rio Preto/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos. Duração: 1h30. Público-alvo: crianças de 6 a 12 anos

15h – Flúvio e o Mar (Agrupamento de Artistas – São José do Rio Preto-SP). Teatro do Sesi Rio Preto

19h – Diálogos sobre a cena com Dib Carneiro Neto. Espetáculo: ‘Flúvio e o Mar’ (Agrupamento de Artistas – São José do Rio Preto/SP). Espaço Criativo Fábrica de Sonhos

SERVIÇO

15º Festival Em Janeiro Teatro para Criança é o Maior Barato
De 21 a 30 de janeiro de 2022
Apresentações no teatro do Sesi (15h), na área central de Rio Preto (17h)
Retransmissão pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos: https://www.youtube.com/channel/UCbywgkj4fCJvmP1RZJdsFfQ
Retirada gratuita de ingressos no Riopreto Shopping Center (Praça 1)
Mais informações: https://festivaldejaneiro.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *