FIT Rio Preto 2018, o Brasil e o mundo

Teatro

FIT Rio Preto 2018, o Brasil e o mundo

Mais de 600 inscrições, de 17 Estados e de 14 países. Assim, como um verdadeiro espetáculo que vai se moldando e ganhando vida, da coxia ao palco, o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, o FIT edição 2018, vai ganhando forma.

A organização recebeu ao todo 626 inscrições de espetáculos. As inscrições terminaram no último dia 15 de abril e o processo de seleção já começou.

Dezessete Estados brasileiros, além do Distrito Federal tiveram espetáculos inscritos: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Na categoria Internacional, o FIT 2018 recebeu 37 inscrições. Espetáculos de 14 países diferentes, da América e Europa se inscreveram para o festival. Dentre os internacionais, a Espanha foi o país com o maior número, nove no total. Na sequência vieram Argentina com seis e Chile com cinco. Os demais foram: Inglaterra, Áustria, Alemanha, Portugal, Itália, Finlândia, cada país com dois inscritos e ainda Suécia, Peru, França, Escócia e Colômbia, com um espetáculo cada.

O maior número se concentrou na categoria Nacional, com um total de 562 espetáculos inscritos, sendo 367 na categoria Adulto, 112 na categoria Criança e 83 na categoria Rua.

CENA RIO PRETO

A categoria Cena Rio Preto, exclusiva para trabalhos da cidade, recebeu 27 inscrições. Foram 18 no módulo A, que contempla apresentações (categoria na qual as peças selecionadas realizam duas sessões durante o festival), sete inscrições no módulo B, que contempla Obras Abertas à Provocação (espetáculos em processo ou já finalizados, que receberão a contribuição de um artista convidado para reflexões críticas e exercícios da prática teatral) e duas inscrições no módulo C, Abertura de Novos Processos (propostas embrionárias que receberão a contribuição de um profissional das artes cênicas, em formato de residência artística).

QUASE MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA

O FIT Rio Preto vai completar 49 anos de história, sendo esta a 18ª edição internacional. O festival é uma mostra nacional e internacional de peças teatrais de diversos gêneros e formatos, inéditos ou não, para público adulto e infantojuvenil, em espaços fechados ou de rua, selecionados e/ou convidados.

O evento é uma realização da Prefeitura de Rio Preto e do Sesc São Paulo e acontecerá de 5 a 14 de julho. A divulgação dos selecionados acontece em junho.

22/04/2018

22/04/2018 18:35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *