A artista plástica Cristiana de Freitas deu início, nesta semana, as oficinas ligadas à sua nova série de obras inéditas, Azulejaria: afeto em composição, em que convida o público para uma experiência sensorial em torno da técnica da azulejaria contemporânea.
As oficinas trabalham a azulejaria de papel e serão realizadas, ao longo deste mês de maio, na Escola Municipal Joana Casagrande Vinha, em Talhado, no Instituto Rio-pretense dos Cegos e no Asilo de Schmitt. Crianças, idosos e pessoas com deficiência visual aprenderão a criar uma peça de azulejo a partir da técnica de massa de papel.
Com o uso de formas, os azulejos receberão um desenho livre em relevo criado por cada participante. Ao final, será criado um mural coletivo com todos os azulejos desenvolvidos pela turma de alunos.






A exposição Azulejaria: afeto em composição será realizada no período de 23 de agosto a 6 de setembro, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Ela será composta por doze murais de aproximadamente 80 cm x 60 cm, cada um formado por 12 peças de azulejo, que, juntas, criam um novo desenho abstraído do original. Cada mural será exposto sobre mesas, facilitando, assim, a visita tanto visual como tátil, proporcionando a todos os visitantes a sensação de imersão.
Com o projeto da exposição Azulejaria: afeto em composição, Cristiana busca divulgar e aprimorar o conhecimento do público em relação à técnica da azulejaria contemporânea, além de desenvolver a sensibilidade tátil e visual, realçando outros sentidos que geralmente não estão conectados ao se contemplar uma obra de artes plásticas.
O projeto da exposição Azulejaria: afeto em composição é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Serviço
Exposição ‘Azulejaria: afeto em composição’, de Cristiana de Freitas
De 23/8 a 6/9
Casa de Cultura Dinorath do Valle (Rua Roberto Simonsen, 120)
Grátis
Mais informações no Instagram: @crisdefreitasatelie
Fotos: RUYFOTOGRAFO / Divulgação