Halo dá espetáculo no céu

FENÔMENO SOLAR

Halo dá espetáculo no céu

Quem prestou um pouco mais de atenção, notou um aspecto diferente em torno do sol nesta terça-feira, dia 26 de setembro. Um brilho diferente, que dificultava a observação direta dos raios solares, marcou esta tarde primaveril.

HaloEra o halo solar, um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do Sol em virtude da decomposição da luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera.

É um fenômeno óptico caracterizado exatamente pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na Troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Texto Marival Correa / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

26/09/2017

26/09/2017 14:51

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *