Hip Hop em Ação salta e soma forças com Maratona Urbana

A partir desta sexta-feira, 25, as cidades de São José do Rio Preto, Araraquara, Jales e Franca dividem o protagonismo do Hip Hop em Ação Maratona Urbana, que celebra a união de dois importantes eventos da cultura Hip Hop: o Hip Hop em Ação, realizado anualmente em São José do Rio Preto e Maratona Urbana – realizado em de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Organizado pelo B-boy Ricka Back Spin, da lendária Back Spin Crew, de São Paulo, e pelo Coletivo Nest Panos, do Rio Grande do Sul, que tem como um dos seus representantes o B-boy Pedrinho Festa, o Hip Hop Maratona Urbana tem como principal objetivo o de difundir o Hip Hop e suas contribuições na formação de pessoas, além de levar arte e cultura por onde passa.

“No início, a nossa ideia era levar o evento para essas quatro cidades, que foram escolhidas em função das suas histórias com o Hip Hop. Mas veio a pandemia e mudou nossos planos. As viagens para organizar o evento e colher as imagens deram espaço às reuniões pelos aplicativos. E o que seria um momento de celebrar presencialmente o Hip Hop, além de promover encontro entre amigos e crews, ganhou um formato online, assim como tudo o que tem rolado nesse um ano e meio de Covid”, pontuou Ricka Back Spin.

Mas, se de um lado a pandemia atrapalhou com os planos dos Bboys para que o evento acontecesse presencialmente, por outro, contribuiu para que ele atingisse mais pessoas, justamente por ser online.

“É fato que a adrenalina e a irmandade são características bem marcantes nos eventos de Hip Hip, pois o contato, o calor humano e as histórias são fatores que nos movem dentro desse universo. E nós vamos tentar trazer tudo isso para a programação online, levando o nosso amor pelo Hip Hop para mais pessoas e, quem sabe, conquistar quem nunca teve uma oportunidade, seja por localização geográfica ou até mesmo preconceito, de participar daquilo que a cultura realmente representa”, explicou Pedrinho Festa.

PROGRAMAÇÃO

Divida entre workshops e batalhas, as quais os participantes puderam previamente se inscrever no site do evento, enviando seus vídeos para serem julgados por um time de peso, o Hip Hop em Ação Maratona Urbana será transmitido pelo canal do Hip Hop em Ação no YouTube e a abertura tem início às 19h.

Hip Hop em Ação realizado em S. J. do Rio Preto Foto: GGOne

Em seguida, às 19h30, é a vez da fotógrafa Bruna Ferreira, que vai compartilhar um pouco da sua experiência na fotografia e no Hip Hop. No entanto, diferentemente do restante da programação, a palestra será transmitida pelo no perfil do Hip Hop em Ação no Instagram – @hip_hop_em_acao_sjrp.

Também às 19h30, no YouTube, o graffiti writer e ilustrador Enok fará um workshop sobre história do graffiti, criação de alfabetos e letras, pintura e preenchimento. O encerramento do primeiro dia ficará por conta da Batalha de Spin, às 20h30.

Já no sábado, dia 26, a programação começa mais cedo. Às 14h tem Batalha de Top Rock; às 16h, o DJ Gio Marx assume as pick ups em um workshop recheado de scratches. Em seguida, às 17h, o graffiti writer e ilustrador Enok volta a falar sobre graffiti. Às 18h em ponto, Casper Back Spin, da Back Spin Crew, irá ministrar um workshop de Locker. Para encerrar as atividades, às 19h, tem Batalha de Footwork.

Maratona Urbana – realizado em de Bento Gonçalves foto: Da Ramoniele

O domingo, 27, já começa com o workshop do graffiti writer e ilustrador Enok, às 14h, seguido da demonstração de Graffiti, às 15h. Às 16h é a vez do workshop do DJ Niko, além do mais, é ele quem comanda os toca discos do evento. Às 17h, o encontro é com o workshop de Spin Move do Bboy William da Footwork Squad. E o gran finale está marcado para às 18h, com o Breaking 1×1.

Importante frisar que o evento cumpre um papel fundamental neste período de pandemia da Covid-19, gerando trabalho para aproximadamente 20 pessoas, entre jurados, palestrantes e staff.O projeto ainda tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com realização do Governo do Estado de São Paulo e produção de Lab – Laboratório de Ideias e Nest Panos.

Serviço
O que: Hip Hop em Ação Maratona Urbana
Quando: 25 a 27 de junho
Transmissão: canal do Hip Hop em Ação no YouTube
Informações: https://www.hiphopmaratona.com/

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Sexta-feira, 25
19h – Abertura
19:30 – Palestra Bruna – No perfil do @hip_hop_em_acao_sjrp no Instagram
19:30 – Workshop Enok
20:30 – Batalha de Spin

Sábado, 26
14h – Batalha de Top Rock
16h – Workshop Gio Marx
17h – Workshop Enok
18h – Workshop Casper
19h – Batalha de Footwork

Domingo, 27
14h – Workshop Enok
15h – Graffiti
16h – Workshop Niko
17h – Workshop William
18h – Breaking 1×1

Texto: Flávia Letícia / Divulgação
Fotos: GGOne o Da Ramoniele / Divulgação
Ricardo Boni / Notícias do Bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *