Instituto Federal lança edital com 745 vagas em cursos de extensão em Rio Preto

A unidade do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em São José do Rio Preto lançou nesta segunda-feira (21/6) edital com a abertura de 745 vagas em 21 turmas de 18 cursos de extensão. Os cursos abrangem temas e públicos variados, tendo cada um seus requisitos mínimos para a inscrição (veja lista aqui). As aulas serão ministradas no segundo semestre de 2021, na modalidade a distância. As inscrições para os interessados serão abertas a partir desta terça-feira (22).

Tanto as inscrições quanto a participação nos cursos são gratuitas. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve preencher formulário eletrônico até o dia 11 de julho, pelo endereço https://sjp.ifsp.edu.br. A seleção dos candidatos ocorrerá por ordem de inscrição e serão classificados automaticamente os primeiros que atenderem aos requisitos estabelecidos pelo edital. Caso o número de inscritos supere o número de vagas, será realizado um sorteio público eletrônico, transmitido ao vivo. 

O edital determina que 70% das vagas são destinadas à ampla concorrência, 25% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 5% a pessoas com deficiência.

A previsão é de que os resultados sejam divulgados no dia 19 de julho, com período de matrículas entre os dias 21 e 23. A data de início e término das aulas varia de acordo com o curso, mas todas estão inseridas no segundo semestre de 2021.

Os interessados devem ter seu próprio equipamento e conexão com internet para o acesso à plataforma de ensino. 

O edital completo pode ser conferido pelo site http://sjp.ifsp.edu.br.

Educação Municipal

Das 745 vagas disponíveis, 70 serão exclusivas para profissionais que atuam na Educação Básica da rede municipal de ensino. Serão 30 vagas para o curso “Cultura Africana e Afrodescendente na Sala de Aula: Currículo e Prática Pedagógica” e 40 vagas divididas em duas turmas de 20 pessoas para o curso de “Tecnologia e Gamificação Aplicada ao Ensino: Formação Docente, Criatividade e Inovação em Sala de Aula”, de 60 horas. 

A previsão é de que os cursos tenham início no dia 29 de julho. O curso que trabalha a cultura africana em sala de aula deve ser concluído em 18 de novembro, já o curso de tecnologia e gamificação tem previsão de término para o dia 2 de dezembro. 

Os cursos são de extensão e contam com certificação do Instituto Federal de São Paulo. Poderão participar todos os funcionários atuantes na rede pública municipal de Rio Preto com ensino fundamental completo.

“Essa é uma importante parceria que estamos fazendo com o Instituto Federal e que certamente será muito positiva para a formação dos nossos profissionais. O IFSP é uma instituição muito competente e que agora está sediada em nossa cidade graças ao apoio do prefeito Edinho Araújo”, afirmou a secretária de Educação de Rio Preto, Fabiana Zanquetta.

Lançamento

O lançamento do edital com a oferta de vagas e o anúncio da abertura de matrículas foi realizado no gabinete do prefeito Edinho Araújo, com a presença do diretor do IFSP Rio Preto, Marcos Amorielle Furini.

Foto: Ivan Feitosa / Pref. Rio Preto / Divulgação

“Nós iniciamos as atividades aqui em abril deste ano, por meio da nomeação da equipe de implantação, e fomos muito bem recebidos pela comunidade e pela prefeitura, mas já existia uma expectativa para o início de atividades de ensino, até porque a implantação do campus de São José do Rio Preto foi autorizada em 2017. Então, a oferta destes primeiros cursos, com a colaboração de servidores de outros campus,  é realmente um marco”, afirma Furini.

“A instalação deste campus é uma luta histórica que eu vinha travando desde quando era deputado, porque São José do Rio Preto ainda não tinha uma instituição federal de ensino para atender à imensa demanda de alunos que não podem pagar pela própria formação. Portanto, estou muito feliz com o anúncio deste edital e já no segundo semestre teremos algumas turmas formadas pelo Instituto Federal em Rio Preto. São cursos gratuitos, do maior interesse dos jovens, para que possam se capacitar e entrar no mercado de trabalho”, afirma o prefeito Edinho Araújo.

Histórico

A instalação do campus do IFSP em Rio Preto foi anunciada em abril de 2017, pelo então ministro da Educação, Mendonça Filho, em visita à cidade. Em setembro daquele ano, ele assinou a portaria que autorizou a implantação do campus.

A prefeitura fez a reforma do antigo prédio do Cefam e o imóvel foi cedido ao IFSP por 30 anos, com a possibilidade de renovação pelo mesmo período. O instituto, por sua vez, coordenou a realização de audiências públicas e consultas ao longo de 2018 para definir os eixos tecnológicos e os cursos oferecidos na cidade.

Instituto Federal de São PauloSão José do Rio Preto Cursos de extensão

Texto: Daniel Martins / Pref. Rio Preto / Divulgação
Foto: Ivan Feitosa / Pref. Rio Preto / Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *