Livro da jornalista Laís Barros Martins inspira a preservação da infância em nós

Leitura

Livro da jornalista Laís Barros Martins inspira a preservação da infância em nós

A jornalista Laís Barros Martins debuta na literatura com “A infância dos dias”, publicado pela editora Laranja Original. A obra apresenta uma seleção de pequenos textos com a proposta de resgatar e conservar a porção de infância que existe em cada um de nós. Com algumas memórias combinadas a traços ficcionais, as histórias são da autora, mas também são de ninguém e de todo mundo ao mesmo tempo.

Baseados em situações cotidianas, os episódios breves recebem um tom poético e algumas acrobacias verbais, sem exageros. A presença do tema da infância pode ser percebida ao tratar sobre comportamento, família, saúde e educação, por exemplo. A partir da “experimentação constante em que cada palavra se renova”, Laís Barros Martins explora os recursos potenciais de linguagens, formatos e estilos e propõe uma convergência de tons entre os gêneros da ficção e da realidade. Assim, “coisa inventada e acontecida se confundem em tramas delicadas formadas em busca de uma infância comum, deixando a sensação de que a criança que um dia fomos ainda nos habita”, considera a autora.

Para o escritor e crítico literário Krishnamurti Góes dos Anjos, “a crônica praticada por Laís recebe vários formatos, incorpora outros gêneros sem manifestar nenhuma preocupação com distinções, mas com a sensibilidade de explorar o universo da infância dificilmente alcançado pelos adultos insuportáveis que nos tornamos”. O livro traz ainda um posfácio lindamente escrito por Ana Holanda, a editora-chefe da revista Vida Simples, na qual Laís também é colaboradora.

LaisInspiração acadêmica

Laís Barros Martins é jornalista de formação pela Unesp e especialista em mídia, informação e cultura pela USP. E foi em sua época de graduação, em seu projeto de conclusão de concurso, que extraiu os primeiros ensaios. Naquela época, produziu um livro com 15 crônicas, as quais também estão nesta obra (são 78 textos curtos ao todo).

Em 2009, acompanhou crianças do Centro de Convivência Infantil Gente Miúda, da Unesp de Bauru, onde estudou, e do Projeto Seara de Luz, do bairro Ferradura Mirim, para ter contato com histórias que pudessem se transformar em material para o TCC Entre vírgulas e reticências: a convergência de tons na crônica jornalística, sob orientação do professor Marcelo Bulhões.

Laís colabora com textos para publicações diversas da imprensa nacional (Vida Simples, MdeMulher, Folha de S.Paulo, Bebê.com e Pais&Filhos) e inventa outros, por prazer. Mineira de Andradas, onde passou a infância, há seis anos mora em São Paulo.

Sobre a editora

Com lançamentos de poesia, prosa e ficção, a Laranja Original é mais do que uma editora de livros, é também uma produtora de música, um estúdio de arte e fotografia, um espaço para artes gráficas. A editora tem preferência por autores que não sejam famosos, ou, em suas palavras, “dessagrados”, embora “não tenha o ineditismo como imperativo nem tenha nada contra uma eventual futura consagração de seus autores”.

13/11/2017

13/11/2017 11:34

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *