Mostra Cênica, edição 2017, abre inscrições para artistas e grupos de teatro

ARTE EM MOVIMENTO

Mostra Cênica, edição 2017, abre inscrições para artistas e grupos de teatro

Já estão abertas as inscrições para a MOSTRA CÊNICA – ResistênciaS, que será realizada em Rio Preto entre os dias 8 e 12 de fevereiro de 2017. Os artistas e grupos interessados em participar devem se inscrever, até o dia 4 de dezembro, no link http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017/. No website é possível obter o edital e baixar o formulário, que depois de preenchido deve ser enviado para o e-mail: mostracenica@ciacenica.com.br.

Em sua segunda edição, a MOSTRA CÊNICA irá enfocar em 2017 o teatro como resistência, seja em sua temática ou estética, seja nos meios de existência e manutenção de grupos e coletivos, ou, ainda, em suas formas de criação, produção e difusão artístico-cultural.

Uma comissão formada por três curadores irá selecionar 12 produções para integrar a programação, sendo seis locais. Além das montagens, a MOSTRA CÊNICA contará com atividades formativas e uma exposição sobre a trajetória da Cia. Cênica. Toda a programação será gratuita.

Os interessados poderão se inscrever em duas modalidades: “Teatro Adulto, Teatro para Crianças e Teatro de Rua”, aberta a todo o território nacional, para espetáculos não inéditos e com duração mínima de 40 minutos, e “Performances e Cenas Curtas”, que compreende trabalhos inéditos, com dramaturgia autoral inédita e duração máxima de 20 minutos, direcionada exclusivamente a artistas, grupos e coletivos de Rio Preto.

Para Fagner Rodrigues, diretor e fundador da Cia. Cênica, a MOSTRA CÊNICA 2017 será uma oportunidade para refletir sobre as várias formas contemporâneas de resistência artístico-cultural, dialogando diretamente com o atual contexto nacional, em que a democracia é colocada em risco. Outro aspecto apontado por Rodrigues é o compartilhamento e intercâmbio de experiências e ideias entre artistas, grupos e coletivos teatrais, o estreitamento das relações e o incentivo à discussão sobre a criação de novos corredores culturais por meio da sua interação.

Serão selecionados seis projetos em cada modalidade, e cada inscrito poderá apresentar até duas propostas. O resultado será publicado no site da Cia. Cênica e em sua página no Facebook a partir do dia 12 de dezembro.

Os selecionados na primeira modalidade poderão ministrar como contrapartida durante a MOSTRA CÊNICA workshops de compartilhamento de pesquisas e metodologias de trabalho e criação. Na modalidade Performances e Cenas Curtas, os selecionados participarão de encontros de compartilhamento de experiências, com mediação de profissionais convidados. Os artistas e grupos selecionados receberão ajuda de custo, com valor combinado no momento da contratação.

A mostra é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto da Cia. Cênica foi um dos seis selecionados no ProAC N° 13/2016 – Edital Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes I no Estado de São Paulo.  Mais informações sobre a MOSTRA CÊNICA estão disponíveis no site http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017/.

SERVIÇO:

Inscrições para a Mostra Cênica – ResistênciaS

Período: de 7 de novembro a 4 de dezembro de 2016

Edital e ficha de inscrição: no site http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2017/

Informações: mostracenica@ciacenica.com.br


Reportagem: Redação / Notícias do Bem

Fotos: Jorge Etecheber / Divulgação

07/11/2016

07/11/2016 11:44

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *