No dia das crianças o desafio é se conectar verdadeiramente com seu filho

VAMOS BRINCAR?

No dia das crianças o desafio é se conectar verdadeiramente com seu filho

Às vezes, me pego pensando sobre o quanto a tecnologia, que chega para ajudar, pode também afastar as pessoas. Atualmente, todos nós já percebemos o quanto ela está tomando conta de nossas vidas e sem perceber, acabamos deixando de lado coisas importantes, como o estar presente na vida das crianças. 

Parece algo bobo, mas, você sabia que separar 15 minutos por dia para estar com seus filhos faz muita diferença para o desenvolvimento e aprendizado da criança? Mas quando digo estar presente, é realmente sentar com seu filho, conversar, brincar e dedicar esse tempo somente a ele. Várias vezes, encontro pais dizendo que chegam em casa cansados, após um dia atarefado de trabalho, e não querem conversar com ninguém, sentam no sofá e muitas vezes ficam mexendo no celular ou assistindo televisão.

Como uma forma de compensar o tempo em que não estão juntos de seus filhos, esses pais acabam comprando vários presentes e esquecem que o mais importante é estar verdadeiramente com as crianças, fazendo uma brincadeira em grupo, por exemplo, que além de se aproximar dos filhos, deixará a família mais unida.

Neste dia das crianças, convido você a dedicar um tempo para resgatar as brincadeiras antigas e divertir-se com seu filho, voltando a ser criança junto com ele e reforçando os laços familiares. Nas brincadeiras, as crianças se aproximam dos pais, ambos passam a se conhecer melhor e áreas muito importantes do desenvolvimento são estimulados, como a criatividade, agilidade, concentração, raciocínio lógico, socialização e estratégia. 

Pensando nisso, separei algumas brincadeiras muito divertidas para vocês se inspirarem e aproveitarem o feriado com os pequenos. 

Bolinha de sabão – Essa brincadeira é simples, e podemos fazer em casa mesmo apenas com água e sabão. Mas, ela tem a capacidade de levar as crianças a um mundo de fantasias. É uma brincadeira mágica que estimula a criatividade da criança e ajuda também em habilidades motoras, pois a reação dos pequenos é correr atrás da bolha para estourá-la.

Caça ao tesouro – Transformar a casa numa verdadeira ilha misteriosa, cheia de segredos e com um mapa do tesouro para explorar, é divertidíssimo. Para brincar, basta esconder um prêmio em algum lugar e dar dicas para as crianças encontrarem o baú de tesouros. Essa brincadeira estimula a agilidade, atenção, concentração, raciocínio lógico, cooperação e estratégia. As crianças adoram brincar com a imaginação, e irão gostar de transformar-se em piratas em buscar de uma missão especial.

Siga o mestre – Para brincar, precisamos escolher um mestre para seguir. É legal deixar que as crianças assumam essa posição, pois dessa forma ela se sentirá importante, estimulando a liderança e imaginação nos pequenos. Dessa forma, as crianças ficam mais confiantes, trabalhando a capacidade de criatividade e fazendo movimentos diferentes.

Se jogue nas brincadeiras e lembre que brincar faz bem a todo momento, não somente no dia das crianças. Procure separar pelo menos 15 minutos do seu dia para se conectar verdadeiramente com seu filho, desconecte-se de celular, computador e televisão. Converse, pergunte sobre o dia dele na escola, ajude-o numa tarefa. O importante é estar com ele, fazer parte do seu desenvolvimento e aprendizado, pois essa pequena atitude, fará muita diferença na vida da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *