Noite de eventos no Riopreto Shopping

Retomando com muito cuidado os eventos e sempre seguindo os protocolos de combate à Covid-19, o Riopreto Shopping será palco de três grandes eventos hoje, dia 16. Com palestras, lançamento de livro e bate-papo com artistas, o centro de compras afirma a importância de eventos culturais em sua programação.

A partir das 18h, os clientes poderão prestigiar a noite de autógrafos e o lançamento do livro “Urubu-rei”, do escritor Gabriel Teixeira Canduri. Distribuído pela Astrólabio Edições, a obra está sendo lançada simultaneamente em Portugal e descreve a história de duas famílias de origem portuguesas que entram em conflito por questões abolicionistas, no qual uma é contra e a outra a favor da abolição da escravatura no Brasil, influenciando diretamente a vida de todas as gerações.

Segundo o autor, o processo criativo do livro começou em agosto de 2021, simultaneamente, inclusive, ao recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Terminei de escrever em novembro do mesmo ano e usei diversas referências, tanto da minha bagagem literária quanto da sétima arte. A maior inspiração com certeza foi “Os Buddenbrook – Decadência de uma família”, do escritor ganhador do Nobel de Literatura Thomas Mann, mas também utilizei técnicas Shakespearianas. Um dos personagens me recorda muito o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e a trama segue um tom épico como o de E o Vento Levou…, filme de 1939, considerado um dos clássicos do cinema”, diz Canduri.

O livro se trata de uma ficção histórica com fatos que realmente aconteceram, citando Dom Pedro I e Dom Pedro II. O escritor faz um parâmetro histórico pelos anos do Brasil, desde a vinda das famílias portuguesas até os dias atuais.

Causos e poesias caipiras

Autor de obras conceituadas, muito coloridas e que trazem um sentimento de nostalgia e saudade, o artista plástico Jocelino Soares, diretor da Casa de Cultura Dinorath do Valle e membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, vai comandar um bate-papo hoje, a partir das 19h, em frente a loja Café do Ponto.

Jocelino falará um pouco do caipira, das poesias, dos viveres e saberes. “Eu começo falando do modo de vida do caipira, dos viveres e saberes. Eu falo um pouco de como nós vivíamos na roça e, quando chegava cansado, saia para o terreiro e depois da ‘janta’ homens e mulheres se reuniam para contar causos, principalmente, causos de assombração. Quando eu era criança adorava ouvir as histórias mais escabrosas e depois para dormir é que eram elas”, comenta o Soares.

O evento faz parte do ciclo de palestras intitulado “Bem-Estar no Riopreto Shopping”, que acontece toda terceira quarta-feira do mês, com bate-papos importantes e necessários.

Mulheres de Sucesso

Complementando o calendário de eventos no centro de compras, os colunistas Haydée e Frederico Tebar, do jornal Gazeta de Rio Preto, realizam hoje, um dos mais tradicionais eventos da cidade, o “Mulheres de Sucesso”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A festa chega à 20ª edição com uma megaestrutura para receber a Ícone da televisão brasileira, Maitê Proença, a partir das 19h30.

A atriz faz uma palestra com o tema “A Mulher do Século XXI”, no qual falará sobre desafios e curiosidades da carreira profissional, empoderamento feminino, qualidade de vida e autoconhecimento. O evento é apenas para convidados, influenciadores digitais e imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *