UM SÉCULO DE VIDA
Dona Augusta Andrade reúne sua família em volta da mesa de baralho
Há várias maneiras de demonstrar e cultivar o afeto familiar, uma delas é estar presente e cativar através da dedicação às coisas simples, mas que fazem a diferença e promovem o bem-estar do outro. Um exemplo disso é o que acontece todas às tardes na casa da família da dona Augusta Andrade, moradora do bairro Sinibaldi, em São José do Rio Preto/SP, que completou 100 anos em dezembro do ano passado.
Faça chuva ou faça sol, há mais de dez anos, como em uma espécie de ritual de carinho, as cartas são embaralhadas e distribuídas na residência da família Andrade que se reúne em volta da mesa para junto com a matriarca jogar “bisca”, um jogo de cartas trazido de Portugal, país em que dona Augusta e seus cinco filhos nasceram e moraram até a década de 1950, antes de desembarcarem no Brasil e escolherem o interior paulista como o novo lar.
De geração em geração o conhecimento do jogo de “bisca” é passado e assim os filhos, os 11 netos e os 12 bisnetos se revezam na tradição das partidas junto à centenária da família. “Minha mãe ficou viúva muito cedo e teve que criar a família sozinha. Foram muitos anos de dedicação e trabalho e um dos grandes prazeres dela sempre foi o jogo de cartas que ela nos ensinou, desde cedo, e aqui todos sabem e gostam de jogar com ela. As partidas são uma maneira de reunir a família e de manter a mente da nossa mãe sempre ativa e feliz”, comenta Maria José Teixeira de Freitas, uma das filhas de dona Augusta.
Diferente de qualquer outro jogo de carta, nesse caso, o mais importante não é quem vence no baralho, afinal todos os jogadores podem ser considerados ganhadores de terem a rara oportunidade de dividir bons momentos e estar ao lado de quem já viveu um século de vida e consegue promover a integração familiar por meio de muitas “cartadas”.
E dona Augusta pode se considerar uma privilegiada já que, segundo dados do IBGE, o Brasil possui atualmente pouco mais de 205 milhões de habitantes, deste total apenas cerca de 2% possuem 100 anos ou mais.
Se você leu a nossa reportagem e ficou interessado em aprender a jogar bisca, é só acessar o site http://jogosdecartas.hut.com.br/bisca/.
Reportagem: Thais Alves
Fotos: Ricardo Boni
15/01/2016
09/01/2016 19:21