O CUIDADOR DE PÁSSAROS
Aposentado instala comedouros e chocadeiras em canteiros da cidade
No canteiro central da Avenida José Munia, uma das principais vias de São José do Rio Preto/SP, um colorido em meio ao verde das árvores chama a atenção dos motoristas e aqueles que utilizam a pista de caminhada no local para se exercitarem.
De perto os coloridos ganham formas, são casinhas de madeira. Em pouco tempo de contemplação, pássaros começam a ser aproximar e já é possível perceber sua razão de ser, um abrigo que oferece alimento e aconchego para as diversas espécies de pássaros que habitam a natureza urbana da cidade.
Construídas e coloridas com muito capricho e carinho pelo aposentado José Carlos , que há cerca de quatro anos começou a mudar a paisagem do seu bairro com as casinhas, trazendo arte e, literalmente, mais vida ao local. “Quando me aposentei não queria ficar parado e foi então que resolvi construir com material reciclado, que achava ou ganhava, as casinhas de madeira e colocar aqui no canteiro para atrair mais pássaros e ajudar os que já costumavam ficar por aqui.”, conta.
Todos os dias, por volta da 5h30 da manhã, o aposentado sai de sua casa, que fica a três quarteirões da avenida, carregando seu baldinho cheio de ração que ele distribui em mais de 20 “comedouros” construído e instalado por ele nas árvores.
A ração serve de alimento aos canarinhos da terra, bem-te-vis, pica-paus da cabeça vermelha, entre outras espécies. “Sempre que estou caminhando vejo as casinhas e os pássaros e é muito bacana perceber que tem gente que se preocupa e faz a sua parte cuidando natureza e do espaço em que vivemos”, comenta Zizi Vendramini radialista e jornalista, moradora do bairro Cidade Nova, que costumar caminhar ao longo da avenida.
As casinhas são fabricadas na própria casa do Sr. José que ele divide com sua mãe que percebendo o grande empenho do filho, logo reservou um espaço na casa que serve de oficina/ateliê. Lá, ele cria os modelos e customiza sua arte. “As casinhas maiores e mais abertas são os comedouros, onde coloco diariamente as rações. As menores e mais fechadas são as chocadeiras utilizadas como ninho”, explica o artista sobre sua arte.
“Cuidador de Pássaros”
No dia em que a nossa equipe Notícias do Bem esteve acompanhando esse linda ação, o Sr. José mudou um pouco a rotina e só começou seus trabalhos por volta das 8h da manhã.
Quando o encontramos, ele nos revelou que já tinha sido procurado naquela manhã por uma das moradoras do bairro para saber o motivo do atraso. “Isso sempre acontece quando por alguma razão eu não apareço no horário previsto, mas para não preocupar eu avisei que estaria esperando vocês (equipe Notícias do Bem) para irmos juntos”, complementa.
Durante a caminhada para a distribuição das rações não foi diferente. – “Está atrasado seu José”, brincou um motociclista que passava pela rua. – Olha aí, o “cuidador de pássaros”, gritou um homem que caminhava pelo local. “Com o tempo, as pessoas começaram a me conhecer e algumas até encomendam as casinhas. Inclusive, estou indo para Frutal (em Minas Gerais) para entregar um trabalho meu”, comenta.
O dinheiro que ele consegue com as encomendas é usado para comprar rações e os materiais, que ele não consegue em doação, para as novas casinhas para o canteiro, uma vez que de tempo em tempo elas precisam ser renovadas ou mesmo substituídas por causa da ação do sol, da chuva.
Gostou dessa belíssima ação? Pois então, o nosso “cuidador de pássaros” sempre precisa de um auxílio, seja com ração ou material para as novas casinhas, por isso quem quiser conhecer mais e ajudar acesse a fan page .
Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem
14/03/2016
14/03/2016 07:18