Para além dos estereótipos da maternidade historicamente enraizados na dinâmica social, ser mãe é algo literalmente revolucionário na vida de uma mulher, e a grande maioria delas vive um turbilhão de emoções e sentimentos que ameaçam sua saúde física e mental.
Rompendo com o silêncio da maternidade em seu período inicial, a produtora e documentarista Carolina Capelli e a poeta e artista visual Anna Magalhães, de Rio Preto, compartilham suas vivências como mãe no e-book “Pororoca”, que pode ser baixado gratuitamente no perfil das autoras no Instagram e no site da produtora Abaeté.
Carolina e Anna têm em comum o fato de serem mães pela primeira vez praticamente na mesma época e de compartilharem textos nas redes sociais como uma forma de tentar processar essa nova realidade imposta pela maternidade. “A gente se via nos textos e outras mulheres começaram a se reconhecer neles, a se conectar com a gente. A maternidade em sua fase inicial é uma atividade silenciada e apagada socialmente, e muitas mulheres se frustram por não conseguir corresponder a padrões do patriarcado. Por isso, acredito que o livro é uma forma poética e sensível de trabalhar essa questão de forma coletiva, ajudando outras mulheres a viver essa nova vida de uma forma mais tranquila”, comenta Carolina.
Nos escritos de “Pororoca”, as experiências e olhares das duas mães “recém-paridas” são cortados por um processo de morte/vida em torno do maior acontecimento vivido por elas até o presente momento de suas trajetórias. “É o luto por uma identidade anterior que morreu, e um intenso processo de elaboração para uma outra identidade que está por se construir”, destaca. “Os textos foram nossa rede de apoio durante esse período inicial da maternidade, nossa forma de questionar o sistema”, acrescenta.
A produção de “Pororoca” foi viabilizada pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria de Cultura de Rio Preto.
Serviço
E-book ‘Pororoca’
De Carolina Capelli e Anna Magalhaes
Grátis
Clique aqui para fazer o download do e-book.
Foto: Guilherme Di Curzio/Divulgação
Notícias do BEM
Artistas de Rio Preto compartilham suas vivências da maternidade em e-book
‘Pororoca’ traz textos da documentarista Carolina Capelli e da poeta e artista visual Anna Magalhães