Ouvidos atentos
Associação Griots realiza projeto Ouvimos Histórias de Vida
Ouvir com atenção o que alguém tem a dizer pode ser um dos maiores desafios dos nossos tempos. Imersas em suas próprias preocupações e opiniões, sempre com pressa, as pessoas têm encontrado dificuldade em ouvir e serem ouvidas, afinal, a dinâmica da escuta envolve desacelerar o ritmo e acolher o outro com empatia.
Esse é justamente o foco do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, da Associação Griots – Os Contadores de Histórias: estimular a arte da escuta, sem pressa nem julgamentos, e valorizar as pessoas que vivem e fazem a história de Campinas.
Acostumados a contar histórias nos hospitais, os voluntários da Griots trocarão de papéis e ficarão de plantão no dia 20 de julho (sábado), das 9h às 12h, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, para ouvir os depoimentos e as histórias de vida de quem estiver passando por lá.
Esta já é a 15ª edição do projeto “Ouvimos Histórias de Vida”, que começou em 2012 e ocorre de uma a duas vezes no ano. “Quando uma pessoa conta sua história de vida, pondo em palavras aquilo que viveu, ela organiza o caos dentro dela e assim consegue visualizar novas soluções”, comenta Larissa Coelho, voluntária Griots e idealizadora da iniciativa. “O mais interessante é que contar algo para alguém que nunca viu antes parece ter uma leveza especial, já que essa dupla de ouvinte e contador não possui entre si vínculos capazes de afetar a imagem que um faz do outro”, avalia.
Visando oferecer uma experiência gratificante a todos, a equipe Griots promove um treinamento preparatório específico com os voluntários, com técnicas de escuta, abordagens e regras comportamentais. Os ouvintes são orientados a escutar gentilmente, sem fazer juízo de valor ou aconselhamentos. “Com o treinamento prévio, ensinamos os voluntários a escutar as pessoas de forma que elas saiam de lá se sentindo melhor do que entraram”, resume Larissa. Após o evento, os voluntários passam por um segundo encontro, comandado por uma psicóloga, para o acolhimento das histórias e o balanço da atividade, num espaço para que os voluntários falem sobre suas experiências e aprendizados.
A Associação Griots – Os Contadores de História é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve intenso trabalho de contação de histórias em hospitais. O trabalho é mantido com patrocínio da Unimed Campinas, por meio da Lei Rouanet, e atualmente chega a 11 hospitais e 3 casas de idosos, de 07 cidades da região de Campinas. Através da literatura e da arte de contar histórias, a Associação, fundada em 2003, colabora para a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar de crianças e idosos, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento médico.Para mais informações sobre os Griots – Os Contadores de História, basta acessar www.griots.org.br.
Serviço:
Voluntários estarão em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, no dia 20 de julho, das 9h às 12h
Texto: Assessoria de Imprensa da Associação Griots – Os Contadores de Histórias
Fotos: Geovane Cougo / Divulgação
12/07/2019
12/07/2019 16:20