Banda olindese Forró Escaletado faz show no Sesc Rio Preto nesta quinta-feira

Com referências que atravessam o forró, o coco, o frevo, o maracatu e até o reggae, grupo aterrissa em solo paulista com single novo


Vivendo uma fase mais madura na musicalidade com o single Tarde Laranjeira, o grupo olindense Forró Escaletado faz show no Sesc Rio Preto nesta quinta-feira (28/9), às 21h. A entrada é de graça. O grupo também se apresenta em Birigui, São Paulo e Mogi das Cruzes até o final deste mês.

A turnê paulista marca a nova história que o Forró Escaletado quer contar: serão quatro capítulos, desdobrados ao longo de um ano, que juntos formam o próximo EP autoral da banda, produzido por Buguinha Dub.As próximas páginas serão escritas com  outras três músicas ainda inéditas, com lançamentos previstos em setembro deste ano, e janeiro e maio de 2026.

Com referências que atravessam o forró, o coco, o frevo, o maracatu e até o reggae, o novo trabalho do Forró Escaletado propõe uma experiência multissensorial ao ouvinte convidando para um passeio pelo Sítio Histórico olindense, sentindo a música da cidade e outras sensações como o cheiro das jasmins do bairro – ou das ladeiras durante o Carnaval; o badalar do sino das igrejas intercalando com o burburinho dos bares; as cores das casas antigas e seus quintais, do sol se pondo, dos estandartes, entre outros.

EP Escaletado
A ideia é contar a história passo a passo, numa construção contínua em ritmo próprio, como uma trilha sonora que se revela sem pressa. “A gente não quis soltar tudo de uma vez. É um projeto que conversa com o tempo das coisas em Olinda, e cada faixa tem seu clima. A primeira, Tarde Laranjeira, é esse passeio poético pelo fim do dia. E a cada música nova, vamos revelando mais da identidade que estamos construindo”, explica Ícaro Annes, escaletista da banda.

Ainda sem o nome divulgado, o próximo compilado autoral Escaletado está sendo produzido por Buguinha Dub, artista e produtor reconhecido no mundo inteiro. Nascido e criado nos Quatro Cantos de Olinda, Buguinha é especialista no jeito original olinda style de ser, mas também um mestre na arte de conectar a música com o mundo – marca referendada em trabalhos já realizados com grupos como a Nação Zumbi  e o Baianasystem, por exemplo.

“Acredito muito na relação entre o Forró Escaletado e a cultura da Cidade Alta de Olinda, que vai ficar ainda mais evidente com a roupagem que vamos dar neste EP”, conta Buguinha, que além de produtor musical é um mestre da música dub jamaicana respeitado internacionalmente.

“Estamos incluindo a textura do dub music, uma pegada rock and roll na zabumba e no triângulo, e a timbragem do amplificador de guitarra, destacando o som original de cada camada dando qualidade musical em cada arranjo. Mas também tudo pensado na dinâmica dos atuais ouvidos e do mercado da música contemporânea, porque o objetivo é dar asas à banda para que voe alto mundo afora”, revela.

Primeiro capítulo
Lançado em meados de junho deste ano, o single Tarde Laranjeira é o primeiro passo dessa história olindense, como uma guia turístico que leva o ouvinte a um passeio poético pelas ruas e ladeiras num fim de tarde 0 quando a cidade fica colorida pela luz do entardecer.

O próximo single – a ser lançado após a turnê em São Paulo – tem a participação especial do cantor e compositor Maciel Salú. A faixa aprofunda o diálogo entre a força ancestral das tradições de terreiro e o forró urbano do grupo.

“No trabalho anterior, as músicas tinham como  ponto de partida as influências das memórias nossas quando ouvimos Luiz Gonzaga, Santanna e Dominguinhos. Desta vez, a gente quer mostrar o nosso cotidiano olindense e apresentar a banda com mais energia e musicalmente mais estruturada” afirma Max Espíndola, vocalista e violonista do grupo.

“É um momento muito simbólico pra gente porque estamos começando a contar uma nova história com nossas músicas e circulando por cidades importantes dentro do mercado da música nacional, destaca Raphael Tenório, percussionista da banda que também tem na sua formação Fernanda Vital (voz e percussão), Peu Drums (contrabaixo e percussão), e Arthur Maia (percussão).

Serviço
Forró Escaletado

Dia 28/8 (quinta-feira), às 21h
Sesc Rio Preto (Av. Francisco das Chagas de Oliveira, 1331)
Grátis

Foto: Jezz Maia/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *