Autor de “A palavra que resta” (Companhia das Letras – 2021), um dos melhores lançamentos literários dos últimos anos, o escritor cearense Stênio Gardel participará de duas atividades no Sesc Rio Preto no dia 16 de maio. Primeiramente ele falará sobre sua experiência literária e seu romance de estreia com os idosos em bate-papo às 16h. À noite, às 19h30, ele se encontra com o público em geral na biblioteca da unidade.
Gardel conquistou leitoras e leitores pela narrativa sensível, poética e magnética que imprime em “A palavra que resta”, a primeira publicação literária desse cearense de Limoeiro do Norte que trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Seu primeiro romance foi concebido a partir da experiência nos Ateliês de Narrativas, ministrados pela escritora Socorro Acioli em Fortaleza.
Em “A palavra que resta”, leitoras e leitores acompanham a trajetória de Raimundo, homem analfabeto que na juventude teve seu amor secreto brutalmente interrompido e que por 50 anos guardou consigo uma carta que nunca pôde ler. Aos 71 anos, Raimundo decide aprender a ler e a escrever.
Nascido e criado na roça, não foi à escola, pois cedo precisou ajudar o pai na lida diária. Mas há muito deixou a família e a vida no sertão para trás. Desse tempo, Raimundo guarda apenas a carta que recebeu de Cícero, há mais de 50 anos, quando o amor escondido entre os dois foi descoberto. Cícero partiu sem deixar pistas, a não ser aquela carta que Raimundo não sabe ler – ao menos até agora.
Sobre o romance, Socorro diz: “A magnitude deste romance está, primeiro, na invenção de um enredo poderoso sobre a dor da exclusão – a exclusão da miséria, do analfabetismo, da solidão, do preconceito. E se completa com a força da linguagem que molda a história, palavra a palavra, na tradição dos grandes narradores brasileiros.”
Quer saber mais sobre o romance ‘A palavra que resta’, de Stênio Gardel? O NDB indica o episódio do podcast “Horas Malditas”, de Hárlen Felix e André Gomes, de Rio Preto:
Serviço
História de Amores, Histórias de Afetos, com o escritor Stênio Gardel
Dia 16/5 (terça-feira), às 15h
A Palavra que Resta, com o escritor Stênio Gardel
Dia 16/5 (terça-feira), às 19h30
Sesc Rio Preto (Av. Francisco Chagas de Oliveira, 1333)
Grátis
Fotos: Divulgação