Cia Apocalíptica inaugura nova sede em Rio Preto neste sábado

Será neste sábado (21), a partir das 19h30, na Rua General Osório, 1160, na Vila Boa Esperança


Com um ano repleto de circulações, estreias, e apresentações em diversas cidades e festivais, a Cia Apocalíptica, de Rio Preto, finaliza 2024 com a realização de um sonho: a inauguração da reforma da nova sede. Será neste sábado (21), a partir das 19h30, na Rua General Osório, 1160, na Vila Boa Esperança. A reforma foi possível através da Lei Paulo Gustavo (LPG) Edital nº 19/2023 – Manutenção de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Em 2024, a Apocalíptica circulou por diversas cidades do interior e do litoral paulista. Com um elenco estável e 11 espetáculos fixos em cartaz, a Cia é uma por essência uma companhia de teatro, mas com um flerte constante com a literatura, dança, circo, contação de histórias e audiodrama (vertente nova que remete às radionovelas e está sendo desenvolvida mais a fundo pelos artistas da companhia).

A Apocalíptica se destaca pela continuidade do trabalho, não apenas artístico, mas com foco em também em projetos educativos e participação ativa nas discussões relacionadas às políticas públicas para a cultura em Rio Preto e região. “Acreditamos que a arte, a educação e as políticas culturais caminham juntas e nosso trabalho reflete isso há mais de uma década. Agora teremos um espaço totalmente equipado, no qual podemos exercer nossa função social e artística, aberta à toda a população, não apenas de Rio Preto, mas recebendo programações da região e de todo o estado”, explica Lawrence Garcia, diretor da Cia Apocalíptica. 

Acessibilidade
A Cia Apocalíptica traz um novíssimo e equipado espaço para receber seu público. Além do espaço físico, equipado com sala de apresentações, estúdio de áudio e sala multidisciplinar, a companhia se prepara para ser 100% inclusiva. “Na nossa sede teremos toda a acessibilidade física, mais de 360h de aulas de audiodescrição e libras para projetos artísticos, nossos programas também serão impressos em braile e teremos um clube do livro inclusivo com óculos de leitura com inteligência artificial para quem é cego ou tem baixa visão, além de uma cabine sonora refrigerada para realização de audiodescrição ao vivo, única em todo o interior paulista”, explica Garcia. 

Festivais online e hibridismo
Durante a pandemia, a Cia Apocalíptica produziu o primeiro festival online do interior. O FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo foi realizado em 2020 e, depois, foram realizadas mais duas edições internacionais do mesmo e duas edições do FrESTA – Uma jornada literária que preza pela leitura para além do livro. A 3ª edição do FrESTA, realizada ano passado, foi feita de maneira híbrida, e a próxima edição, prevista para abril de 2025 , também será com este formato. 

Serviço
Inauguração da nova sede da Cia. Apocalíptica

Dia 21/12 (sábado), a partir das 19h30
Rua General Osório 1160 – Vila Boa Esperança

Foto: Daniele Guimarães/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *