Cida Moreira apresenta o show ‘Um Copo de Veneno’ no teatro do Sesi neste domingo

Na pele da personagem ‘dama do cabaré’, cantora, pianista e atriz apresenta músicas de gêneros distintos


A cantora, pianista e atriz Cida Moreira apresenta o show “Um Copo de Veneno” – nome de seu álbum de 2020 – no teatro do Sesi Rio Preto neste domingo (25), às 20h, com participação de Iuri Salvagnini ao acordeão.

Na pele da personagem ‘dama do cabaré’, Cida Moreira apresenta músicas de gêneros distintos, com interpretação personalíssima e o requinte da expressividade teatral que a consagrou nos palcos.

O programa traz sucessos da MPB e da música internacional como “Você Me Vira a Cabeça”, gravado por Alcione, e “Private Dancer”, obra marcante na carreira solo de Tina Turner, além de versão inédita do hit “Eu Sou a Diva que Você quer Copiar”, de Vanessa Popozuda, e de músicas com temáticas contemporâneas como a contundente “A Bala” (sobre a cultura armamentista), do premiado Calle 13 (Porto Rico), “Efêmera”, de Tulipa Ruiz, e “O Verbo e a Verba”, de Lenine e Lula Queiroga. Entre as demais canções do roteiro estão “A Última Sessão de Música” (Milton Nascimento), “Singapura” (Eduardo Dussek), “Perfeição” (Renato Russo) e “Nem Leve Flores” (Belchior).

A dramaticidade que Cida Moreira imprime nas músicas, pinçadas da trilha do programa homônimo, veiculado pelo Canal Brasil, presenteia o público com uma leitura diferente sobre essas obras. Ela define o trabalho como “uma reflexão, uma crítica poética, com forte viés político e artístico; uma criação libertária, uma ousadia assumida nos tempos atuais”.

A cantora e atriz de Cida Moreira

Em 45 anos de carreira, Cida Moreira possui extenso currículo e uma trajetória marcada pela versatilidade, que registra 13 discos, 11 filmes, quatro minisséries de TV, três novelas e incontáveis direções musicais em teatro. Entre seus trabalhos mais recentes, destaque para os CDs “Angenor” (2008 – homenagem aos 100 anos de Cartola), “A Dama Indigna” (2010), “Soledade” (2017), “Um Copo de Veneno” (2020 – CD e série de TV – Canal Brasil) e “Poeta do Riso e da Dor” (2023, interpretando Sérgio Sampaio); para o espetáculo “Noites de Berlin – A Música de Brecht Weill” (Orquestra do Theatro São Pedro), participação no Ano do Brasil em Portugal e show “Cabaret Queer” (apresentado em Berlim); e para os longas-metragens “O Que Se Move” (de Caetano Gottardo – prêmio de melhor atriz do Festival de Cinema Lakino, Berlim), “Deserto” (de Guilherme Weber) e “As Boas Maneiras” (de Marco Dutra e Juliana Rojas).

Cida se destacou, em 1977, como atriz de teatro, na peça “A Farsa da Noiva Bombardeada” (de Alcides Nogueira com direção de Marcio Aurélio) e, em 1978, no Teatro Ornitorrinco, com o qual percorreu o País por dois anos de muito sucesso. No mesmo período, atuou na montagem original de “Ópera do Malandro” (de Chico Buarque com direção de Luiz Antônio Martinez Corrêa) e da remontagem de “Os Saltimbancos” (com direção de Antonio Pedro). Nesta fase da carreira, Cida tornou-se uma especialista nas canções teatrais, característica que moldou definitivamente sua personalidade como cantora.

Em 1980, começou uma carreira como cantora com o show “Summertim” (com direção de José Possi Neto) que percorreu todo o país e resultou na gravação de seu primeiro disco, de mesmo nome, em 1981. Cida Moreira se consolidou na cena cultural, com um vasto histórico no teatro, cinema e música, uma artista com uma trajetória original e singular que se firmou na cena cultural brasileira com uma identidade artística forte e determinante.

A circulação do show “Cida Moreira, Um Copo de Veneno” foi contemplado pelo Edital SESI-SP Música – Série Popular – 2022, iniciada em maio no Centro Cultural Fiesp (São Paulo) e já passou pelos teatros do Sesi Campinas Amoreiras e Sesi Itapetininga.

Serviço
Show ‘Cida Moreira – Um Copo de Veneno’
Dia 25/6 (domingo), às 20h
Teatro do Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656)
Grátis
Reserva online

Fotos: Murilo Alvesso/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *