Colegas de trabalho se unem para praticar o bem

COMPANHEIRO SOLIDÁRIO

Colegas de trabalho se unem para praticar o bem

Passamos praticamente um terço do nosso dia ao lado dos colegas de trabalho, compartilhando as tarefas, dividindo experiências e porquê não aproveitar esse contato para multiplicar boas ideias e fazer a diferença no mundo? Foi com a proposta de unir forças, em prol da solidariedade, que há 18 anos foi criado pelos funcionários da Unimed São José do Rio Preto o projeto “Companheiro Solidário” que já ajudou ao longo de quase duas décadas diversas entidades assistenciais e dezenas de famílias carentes de São José do Rio Preto e região.

Através de ações e doações de colegas, amigos, familiares e dos próprios integrantes do projeto são arrecadados alimentos, roupas, brinquedos, utensílios e até materiais de construções que são encaminhados às famílias carentes e entidades assistenciais. “Muitas pessoas nos procuram, fazemos uma triagem, visitando quem busca nosso apoio e dessa maneira vemos as necessidades e damos encaminhamento às ações”, conta a coordenadora suporte do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar UNIMED, Maria Isabel Poleto, uma das integrantes do projeto.

Atualmente, o Companheiro Solidário conta com cerca de 10 funcionários, mas a ideia é que este ano ele aumente em número de voluntários. “Ser voluntário não é fácil, no começo sempre tem muitas pessoas querendo ajudar, mas são poucos que realmente se comprometem e se dedicam, por isso estamos elaborando uma campanha interna para que mais colaboradores abracem esse causa.”, revela Maria Isabel.

RESPONSABILIDADE SOCIOEMPRESARIAL

O projeto, desde seu início recebe o apoio da empresa, que dá suporte, cedendo horas de trabalho aos colaboradores envolvidos. “Os funcionários podem dedicar até quatro horas por mês, durante o expediente, na realização de um trabalho voluntário. Nosso objetivo é engajá-los ainda mais em projetos de responsabilidade social que contribuam para o bem da comunidade”, explica o presidente da Unimed Rio Preto, Miguel Zerati Filho.

Para a analista de Qualidade Surama Girotto, que faz parte do projeto, sem o apoio da empresa não seria possível ajudar tantas pessoas. “A Unimed nos auxilia na parte da condução, quando precisamos, em materiais de marketing, entre outras ações”, revela.

“Ações como o Companheiro Solidário são importantes para desenvolver responsabilidades, trabalho em equipe, administrar melhor o tempo, comprometimento com a comunidade, e muito mais”, complementa o presidente da Unimed Rio Preto.

EM AÇÃO

Todos os anos, a equipe desenvolve um calendário de ações em datas comemorativas como Páscoa, Dias das Mães, dos Pais, Dia do Idoso, das Crianças, entre outros. Na ocasião, eles visitam instituições de ensino, em asilos e creches levando alimentos, presentes e muito carinho. “A verdade é que quando nos envolvemos em ações solidárias como esta, o nosso ganho em relação à satisfação de ajudar é muito maior do que aqueles que recebem”, revela a assistente de Marketing, Beatriz Lasquevite.

No ano passado, o “Companheiro Solidário” promoveu uma ação e arrecadou dezenas de sacos de cimento para a construção da nova sede do PROEPAD, que atende mais de 100 crianças e adolescentes em situação de risco do bairro Jardim Califórnia, promovendo atividades formativas em horário alternativo ao da escola. “Há cerca de quatro anos, tivemos a grata satisfação de conhecer esses voluntários e de lá para cá eles já nos ajudaram muito. Considero esse grupo muito sério e envolvido e a cada ação eles fortalecem ainda mais os trabalhos da nossa instituição”, exalta a presidente  da PROEPAD, Neusa Aparecida Silva.

Se quiser conhecer mais sobre esses “companheiros do bem”, se envolver na causa e até desenvolver um projeto como este em sua empresa envie um e-mail para [email protected]. “Fazer o bem é o que a humanidade precisa para evoluir”, finaliza o analista de Sustentabilidade e “Companheiro Solidário”, Gustavo Ciocca.

Reportagem: Thais Alves/ Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem – Arquivo Companheiro Solidário

17/02/2016

17/02/2016 12:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *