Arte e bem-estar temperam uma produtiva parceria estabelecida por uma galeria, uma farmácia de manipulação e uma tatuadora de Rio Preto. Os frutos dessa collab (quando marcas e profissionais distintos se unem para ampliar seu público) serão compartilhados neste sábado (21), das 9h às 17h, na Urban Arts, no bairro Redentora.
Franquia de uma plataforma que reúne mentes criativas de diferentes linguagens artísticas, a Urban Arts é uma das parceiras dessa collab, que ainda envolve a tatuadora paulistana radicada em Rio Preto Amanda Lucateli e a fourlab., farmácia de manipulação rio-pretense cujo espaço promove o diálogo permanente com a criatividade e o bem-estar, fazendo uma abordagem da saúde mais focada na prevenção.
Por meio dessa collab, a tatuadora criou uma série de ilustrações para marcar sua entrada no catálogo de artistas da Urban Arts. Trata-se da coleção “América do Sul”, cujas obras já estão sendo comercializadas na plataforma virtual da galeria e serão apresentadas ao público de Rio Preto no evento de sábado (21).
Além disso, a fourlab. desenvolveu, a partir da troca de informações com tatuadora, dois produtos voltados para pessoas que fazem tatuagem: um recuperador celular e um creme pré e pós-tatuagem. “A Amanda comentou com a gente que era muito comum as pessoas apresentarem a pele seca na hora de fazer uma tatuagem, e isso influencia na recuperação da pele após o procedimento. Por isso, desenvolvemos dois produtos para atender as necessidades específicas desse público”, comenta Ana Paula Alarcon, que comanda a fourlab. ao lado das farmacêuticas Aline Blaz e Mariana Scarante.
Mais que uma farmácia
Na fourlab., o ambiente lembra tudo, menos uma farmácia de manipulação. E é justamente isso que as três sócias querem. A recepção, por exemplo, sempre abriga uma pequena mostra de obras de arte, que, aliás, são trabalhos de artistas que integram o catálogo da Urban Arts. A franquia dessa galeria virtual concebida por André Diniz chegou a Rio Preto em junho de 2021 por meio da iniciativa dos irmãos Paola e Paulo Vitor Leonardi.
“Trazer a arte para o ambiente da farmácia ajuda a envolver o cliente num clima que não remete à doença, dor ou remédio. Ajuda no bem-estar da pessoa. Além disso, a gente conta com espaços compartilhados, caso um cliente precise trabalhar por algumas horas, fazer uma pequena reunião ou somente carregar o celular e dar uma pausa na correria do dia”, conta Ana Paula.
Galeria acessível
Desde que os irmãos Leonardi inauguraram a franquia da Urban Arts em Rio Preto dezenas de artistas da cidade conseguiram ampliar seus horizontes ao ter suas obras incluídas nessa movimentada plataforma criativa. Entre eles estão nomes como Danila Pinheiro, Germana Zanetti e Pedro Rezende.
Segundo a gerente da Urban Arts, Marina Malumbre, na galeria o cliente escolhe a arte, o tamanho e acabamento em que ela será impressa – pode ser na tela canvas (a mesma usada em pintura artística), papel fotográfico fosco, metacrilato (impressão fotográfica fixada entre o acrílico e poliestireno) ou em filete (arte impressa em vinil adesivo, aplicado sobre uma placa de Duratex e em moldura filete). “A arte leva de 20 a 25 dias diretos para ser produzida. Cada uma tem tiragem limitada de 250 unidades por tamanho”, explica.
A Urban Arts está presente há 13 anos no mercado criativo brasileiro. Criada pelo empresário André Diniz, essa galeria diferentona nasceu online e hoje dispõe de mais de 30 unidades espalhadas por todo o Brasil. Os clientes podem escolher seu objeto de desejo entre mais de 200 mil artes autorais de artistas independentes do Brasil e do mundo e de tiragem limitada.
Na primeira série de Amanda para a Urban Arts, intitulada “América do Sul”, a tatuadora reverencia diferentes animais nativos de países latino-americanos, entre eles o flamingo-chileno. “As pessoas acham que não há flamingos na América do Sul. Por isso, foi um dos animais que quis trazer para essa coleção. Os animais são algo muito presente nas minhas criações como tatuadora”, conta ela, que deixou São Paulo para morar em Rio Preto há cerca de cinco anos.
Aos 27 anos, Amanda diz que sempre flertou com o desenho, mas trilhou por outros caminhos profissionais antes de assumir a arte do traço, e isso já como tatuadora. “Eu fazia faculdade de Engenharia Civil e larguei tudo para fazer tatuagem. Isso ainda em São Paulo, onde cheguei a cursar Artes Visuais por um ano”, conta. “Eu estou muito feliz por essa collab porque sempre quis me lançar como artista visual também. Estou empolgada”, finaliza.
SERVIÇO
Inc core – By Amanda Lucateli
Sábado (21/1), das 9h às 17h
Flash tatoo, exposição e venda de artes, food trucks e show musical
Galeria Urban Arts (Rua Pernambuco, 3448 – Redentora)
Grátis
Fotos: Divulgação