COMO GERENCIAR O TEMPO

A ansiedade e o desequilíbrio emocional têm ligações sobre como lidamos e gerenciamos as nossas 24 horas por dia.

O que você e o Bill Gates têm em comum são as mesmas 24 horas, todos os dias. Mas o que você faz durante todo o dia e os seus pensamentos te deixarão mais calmo ou estressado, com baixa ou alta performance.

Um bom gerenciamento do tempo requer uma mudança do foco que se dá tanto para as atividades quanto para os resultados. Muitas pessoas associam o “estar ocupado” com produtividade. Na verdade, estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz.

Quantas vezes você passou o dia começando diversas tarefas e não conseguiu concluir nenhuma? Ou, caso tenha concluído alguma, você sabe, no seu íntimo, que poderia ter feito melhor?

Isso acontece justamente porque, de maneira geral, estamos acostumados a ter que dividir nossas atenções com o variado número de tarefas que surgem durante nossa rotina. Sabemos que isso é igual para todos e que no atual mundo corporativo temos que pensar e agir rapidamente.

Se até aqui você ainda não está decidido a adotar a Gestão do Tempo em sua vida, veja algumas vantagens de saber gerenciar melhor o seu tempo:

  • Menos estresse. Gerenciar seu tempo reduz diretamente os níveis de estresse.
  • Menos surpresas. Com a Gestão do Tempo não terá aquela história de ser pego de surpresa.
  • Mais tarefas executadas. A sensação de tarefa cumprida te deixará emocionalmente melhor.
  • Menos retrabalho. Ser organizado está diretamente ligado com menos erros.
  • Mais tempo livre. Organizando o seu dia conseguirá ter mais tempo livre além de trabalhos e tarefas.
  • Menos tempo perdido. Quando você sabe exatamente o que deve ser feito, menos é gasto em tempo ocioso.
  • Menos esforço. Gestão do Tempo permite que sua vida se torne mais fácil, seja para fazer as malas para a viagem do final de semana ou para terminar aquele projeto incrível.
  • Menos problemas. Sabe aquela história de que criamos nossos próprios problemas? Planejar e se preparar para o dia que virá evita que criemos nossos próprios problemas.

Gestão do Tempo diz respeito ao tempo que é gasto nos lugares certos para fazer as tarefas certas, ao conhecimento de prioridades e cumprir agenda. Uma pergunta mágica para fazer é:

O que eu fiz hoje me aproximou ou distanciou da vida que eu quero?

Convido-te a fazer essa pergunta todos os dias às 21h e anotar a sua resposta. Por exemplo: “O que eu fiz hoje me aproximou da vida que eu quero, pois eu fiz isso, aquilo e mais aquilo outro” ou “O que eu fiz hoje não me aproximou da vida que eu quero, pois eu não fiz isso, fiz isso que não foi bacana e tive este comportamento que afetou o meu emocional”.
Faça isso durante 14 dias e leia todos os dias. Depois me conte se fez você refletir e mudar alguns comportamentos ou não.

Texto: Vitor Hugo Palestrante Mágico e Autor dos livros: Segredos Mágicos e Inteligência Emocional.
instagram: @vitorhugooficial.
Foto: Rondinelli Ribeiro / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *