Curso de cinema gratuito recebe inscrições em Rio Preto

Inscrições para o projeto Cine Guerrilha, que será realizado no Centro Cultural Vasco, seguem até o dia 12 de agosto


Não é preciso equipamentos caros para começar a fazer cinema. Uma câmera e um olhar atento já são suficientes para começar a se arriscar. Isso porque o cinema é, sobretudo, uma linguagem. Partindo desta premissa, o projeto Cine Guerrilha se coloca como uma oportunidade imperdível para quem busca conhecimento na área do audiovisual, proporcionando uma experiência em produção de cinema no “modo guerrilha”, ou seja, de maneira simples, possível e divertida. O curso, que é gratuito, está com inscrições abertas até 23:59 do dia 12 de agosto. Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode se inscrever.

O projeto é fruto de uma iniciativa contemplada pela Lei Paulo Gustavo. Serão 15 encontros, totalizando 60 horas, onde uma equipe de cinco professores com experiência transmitirá de maneira prática todo o conhecimento necessário para que o aluno seja capaz de iniciar suas próprias produções com o que tiver em mãos. As aulas abordarão desde a criação do roteiro, direção, produção, luz, som, câmera, até a edição e finalização de um filme.

A equipe formada por José Vitor Gomes, Fernanda Barban, José Tomaz, Nathália Fiorani e Marcus de Marchi soma juntos dezenas de filmes em seu currículo, assim como diversas ações formativas. Em parceria com o Centro Cultural Vasco, o principal objetivo do projeto, segundo José Vitor Gomes, é difundir o conhecimento do fazer audiovisual na cidade de São José do Rio Preto de forma gratuita e acessível e, assim, dar visibilidade à região como um local propício para a criação de produtos audiovisuais.

“A pandemia deixou ainda mais evidente a possibilidade de expressão e comunicação a partir do vídeo. Não temos mais a mesma compreensão comunicacional de antigamente, e para restabelecer um novo entendimento, podemos utilizar o audiovisual como referencial. Por isso, trabalhamos essa linguagem para além de sua forma de transmissão, mas principalmente como forma de expressão”, ressalta.

Ao final das oficinas, haverá a exibição dos materiais criados pelos alunos, além de outros curtas-metragens. A exibição será gratuita e aberta ao público, que poderá participar também de um debate entre os profissionais envolvidos e os alunos. As oficinas serão gravadas com os equipamentos da equipe e posteriormente distribuídas online em plataformas de mídias sociais, como Facebook, YouTube e outras.

Serviço
Cine Guerrilha
Oficinas de audiovisual gratuitas para público em geral a partir dos 16 anos
Inscrições abertas de 23/07 a 12/08 pelo link: https://bit.ly/cine-guerrilha

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *