Dia da Educação terá mobilização digital e multiplataforma gratuita

DIA DA EDUCAÇÃO

Festival #Nem1Pratrás lança programação especial online e gratuita incluindo atividades e informação

Em homenagem ao Dia da Educação, comemorado hoje, dia 28 de abril, a segunda edição da mobilização #Nem1praTrás, realizada pela Fundação Roberto Marinho em parceria com diversas instituições ligadas à Educação, já começou. No contexto da prevenção à pandemia de COVID-19, com suspensão das aulas e medidas de isolamento social, a iniciativa é totalmente gratuita, digital e multiplataforma, com programação especial, atividades e informação nas telas e nas redes (diadaeducacao.org.br / futura.org.br) para estudantes, professores, famílias e instituições.

Na programação especial online do Festival #Nem1Pratrás inclui: contação de histórias, troca de experiências com educadores, “lives” com influenciadores digitais no Instagram, abordando a relação da juventude com a tecnologia, dicas de empreendedorismo, e outros assuntos em destaque no período atual, além de música com grupos artísticos voluntários e outras ações.

Em 2019, as hashtags #Nem1praTrás, #DiadaEducacao e #Nem1semProfessor alcançaram mais de 120 milhões de pessoas, promovendo uma jornada nacional inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (ONU), uma mobilização mundial em prol da adoção de políticas nacionais integradas, sendo uma delas a Educação de Qualidade. Este ano, uma nova hashtag se soma à mobilização, a #EstudeEmCasa, e com ela uma série de ferramentas pensadas para que estudantes, famílias, professores e instituições lidem com os desafios dessa nova rotina.

“Essa mudança traz impactos principalmente para os estudantes e professores, que precisam usar a tecnologia para estudar. No contexto da pandemia, as jornadas acontecem ao mesmo tempo para muitas famílias. Para quem está empregado o trabalho divide tempo com o estudo e as tarefas da casa. Muita gente está precisando se reinventar, se capacitar para manter a renda da família e rotinas de aprendizagem.  Por isso, estamos disponibilizando, para esses diferentes públicos, diversos conteúdos para ajudar durante o período de quarentena”, destaca José Brito, gerente do Futura, na Fundação Roberto Marinho.

Entre as soluções educacionais disponibilizadas estão aulas online temáticas com reforço escolar para Ensino Fundamental II e Ensino Médio, faixa especial do Canal Futura “Estude em Casa”, que traz um conjunto de conteúdos educativos customizados em três novas faixas de programação, tutores online que ficarão disponíveis para auxiliar professores para o uso dos conteúdos que serão disponibilizados 600 videoaulas inéditas no YouTube e Canal Futura, jogos educativos do Clube Desafio Futura (CDF), série de vídeos com dicas para organizar rotina de estudos, e muito mais.

Todas as soluções são fruto da articulação entre educadores e organizações, como CONSED, SEBRAE Nacional, Instituto Ayrton Senna, Fundação Itaú Social, Fundação Bradesco, Instituto Natura e diversas outras, que são parceiras do projeto.

Veja mais sobre as iniciativas #Nem1PraTrás:

Na TV e on demand

O Canal Futura customizou três novas faixas de programação, de segunda a sexta-feira, em horário escolar (às 8h, às 13h e às 18h15), para apoiar os estudantes que precisam estudar de casa. Entre os conteúdos exibidos estão teleaulas de matérias do Ensino Fundamental e Médio e diversos programas educativos do canal, como Turma da Robótica, Ciência para Todos e Show da História.

Além disso, durante o Mês da Educação, o programa semanal Debate (toda terça-feira, às 21h) terá edições especiais dedicadas a questões ligadas a Educação – no dia 28, o tema será o futuro do Fundeb e formas de financiar a educação pública.

Já a nova temporada do programa Entrevista (de segunda a quinta-feira, às 20h45) traz o tema Governança na Educação, com apresentação da especialista em políticas públicas Teca Pontual e convidados como a deputada Tábata Amaral e o ex-ministro Henrique Paim.

Toda a programação está disponível também em www.futuraplay.org

No YouTube

Mais 600 videoaulas inéditas estão disponíveis no canal do Futura no Youtube, com conteúdo do Ensino Fundamental II alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Já estão no ar as playlists de Português, Matemática, Artes, Física e Química.

Novos podcasts

O Canal Futura está lançando uma série de podcasts com informação, análise e entretenimento sobre agendas importantes para jovens e educadores: dos desafios do dia a dia na escola às competências para o novo mundo do trabalho, da reinvenção da aprendizagem ao debate sobre autonomia das gerações que ficaram ou estão ficando para trás, da cultura digital ao empreendedorismo feminino.

App colaborativo

O Clube Desafio Futura (CDF) é um jogo educativo de perguntas e respostas, disponível gratuitamente para Android e IOS, em que o usuário pode percorrer jornadas de aprendizagem e compartilhar conhecimentos. Em sua nova atualização, professores e outros usuários podem criar suas próprias salas temáticas. O game está disponível em www.cdf.org.br

Para estudar online

O projeto Classes Abertas disponibiliza aulas online de reforço escolar, preparadas pelos professores da Escola da Fundação Roberto Marinho, com conteúdo do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. As inscrições são gratuitas no site do Telecurso: www.telecurso.org.br.

Já a série de vídeos Dicas Educativas ajuda os estudantes a organizar sua rotina de estudos em casa, de forma a otimizar seu tempo sem perder o foco.

Para os educadores, tutores online ficarão disponíveis para auxiliar na melhor forma de utilizar os conteúdos que serão disponibilizados. Também voltado para educadores, cursos online disponibilizam conteúdo educativo elaborado pelo Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho em parceria com professores, com módulos de aprendizagem organizados por áreas de conhecimento. Acompanhe em futura.org.br

E o Futura também vai ajudar quem quer utilizar os recursos audiovisuais de maneira pedagógica, especialmente em tempos de isolamento social: tutoriais ensinam a fazer vídeo em casa com qualidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa
28/04/2020

28/04/2020 10:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *