Disponível o EP completo da cantora rio-presente Fernanda Barban

O EP ‘Basta’ tem seis canções inéditas que foram lançadas semanalmente, e está disponível na íntegra desde 11 de outubro


Afinal, quem é essa mulher? Fernanda Barban, artista da música e do audiovisual, encerra com esta canção o lançamento das seis faixas inéditas que compõem o EP Basta, marcando a sua nova fase musical, que começou em 2015 com a banda Eva Luna.

A fusão de referências artísticas da cantora e de seus parceiros musicais resulta em música autoral e contemporânea, considerada Nova MPB, já que valoriza e propõe a originalidade e a diversidade, em uma experiência sonora que mistura música popular com elementos do reggae e do eletrônico, trazendo personalidade e frescor à cena musical da região. 

Fernanda Barban assume os vocais e a autoria das composições, e os músicos que a acompanham são o guitarrista Felipe Maia, que também fez a produção e mixagem das músicas, o baixista Raul Marostegan e o baterista Lucas Carareto.

A banda contou ainda com a produção e criação dos beats eletrônicos por Cleiton Miranda e também com a participação de Vitor Gomes na última canção, da qual ele assumiu toda a produção musical. “As músicas desse EP refletem muito o que eu estava sentindo na época, e resultou em um trabalho muito sincero, de muita entrega. No final de 2024, eu passei por uma fase muito difícil, que foi o fim do meu casamento. Compor e cantar essas músicas me ajudou a ressignificar, a compreender e a me dar forças.”

A ordem das músicas do EP oferece ao ouvinte uma narrativa. A primeira, Sina, foi inspirada na avó de Fernanda e sugere a tomada de consciência de uma insatisfação aguda, que não cessa, e que seria o primeiro passo para uma atitude. Diferente de sua avó, que só dizia que iria embora, mas não agia, o EP depois apresenta outras faixas que indicam um rumo diferente: “um pedaço de mim que se perdeu”, na faixa Sua Miragem, uma Incrédula Força, na faixa de mesmo nome, que a fez encarar o desconhecido e seguir sozinha, em um “novo tempo de comemorar, qual caminho você vai traçar?”, refrão de Quadro Branco. A música Basta funciona como um alento, um oásis nesse turbilhão de sentimentos, e nos convida a respirar e superar os obstáculos com mais calma. Por fim, a última música fecha essa narrativa, mas não com uma resposta, e sim com outra pergunta: Afinal, quem é essa mulher?

Este novo projeto foi realizado com recursos  da Política Nacional Aldir Blanc 2023 (Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto). No YouTube de Fernanda Barban, cinco lyric vídeos também foram lançados, com tradução em Libras, além do making of da gravação do EP.

A última música, Afinal, quem é essa mulher?, ganhará ainda um videoclipe, com lançamento previsto para  novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *