Documentário ganhador do Prêmio Nelson Seixas 2019 de São José do Rio Preto faz estréia online na Semana Mundial

O Lixo Nosso de Cada Dia

Documentário ambiental realiza sua estréia online hoje (04) no youtube

O documentário O lixo nosso de cada dia, produzido em 2019 pelas produtoras Casa Rosa e Huracán Filmes, com recursos do Prêmio Nelson Seixas 2019 de São José do Rio Preto na modalidade Artes Audiovisuais – Produção, será disponibilizado online a partir de hoje, no YouTube da produtora Casa RosaFilmes.

1U3OA obra busca aumentar a reflexão sobre o tema e aborda a relação que o riopretense tem com o lixo, buscando conscientizar e informar a população. A mesma realidade se repete Brasil afora e é preciso cada vez mais trazer informações para o diálogo sobre a problemática do lixo em nossa sociedade.

Entre os entrevistados, temos: biólogos, empresárias, estudantes, representantes do poder público, catadores informais, membros de cooperativas de reciclagem, entre outros. Os próprios depoimentos conduzem a narrativa do documentário, que passa por temáticas como o descarte irregular, poluição do rio Rio Preto, cooperativas de reciclagem de Rio Preto, os pontos de apoio da cidade, a política nacional dos resíduos sólidos, a responsabilidade das indústrias e redução e conscientização doconsumo.

Em 2019, foram feitas 3 exibições públicas: no Sesc Rio Preto, no CEU das Artes Aristides dos Santos e na Escola Municipal Roberto Jorge. Em janeiro de 2020, houve uma exibição extra na Câmara Municipal deTanabi.

ODesta vez, em formato totalmente online, além do lançamento do documentário no youtube, haverá um ciclo de bate-papo com as produtoras e participantes do documentário representando a sociedade civil organizada.

04/ junho (quinta feira) às 20h30 – estreia online pelo YouTube Casa Rosa Filmes, seguida de bate-papo com as idealizadoras Fernanda Barban e Priscila Beal, no instagram @olixonossodecadadia.

05/junho (sexta feira) às 20h30 – live sobre “O lixo nosso, agora” no Instagram do @mudaqueacidademuda, organização parceira do evento.

Com 38 minutos de duração e classificação livre, o documentário é voltado para todos os públicos, uma vez que o descarte de lixo é um tema universal, de importância social, econômica, cultural e ambiental.

04/06/2020

04/06/2020 16:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *