Documentário rio-pretense sobre racismo estrutural estreia na Casa de Cultura nesta quinta

Lançamento de ‘Lei Áurea’, de João Polizelli, foi antecedido por uma série de palestras em instituições de ensino de Rio Preto


Dirigido e roteirizado pelo artista visual e diretor João Polizelli, o documentário Lei Áurea terá sua primeira exibição nesta quinta-feira (19), na Casa de Cultura Dinorath do Valle. 

Lei Áurea é um média-metragem com depoimentos de afrodescendentes de diferentes gerações que residem em São José do Rio Preto e atuam em diversas áreas do conhecimento. Entre eles estão o professor e ativista do movimento negro Manoel Messias, a atriz e arte educadora Beta Cunha, o artista e ativista Lucas Horas, as educadoras e pesquisadoras Juliana Costa e Luana Passos e o ativista Darok Viana.

Segundo Polizelli, o documentário propõe uma discussão em torno de temas relacionados ao racismo que ainda são caros para a sociedade brasileira. Após seu lançamento, o documentário Lei Áurea será inscrito em festivais de cinema do Brasil e do exterior.

Entre as questões que motivaram a realização da produção audiovisual está a “abolição incompleta” proporcionada pela histórica Lei Áurea (1988), que, mesmo depois de mais de 130 anos, não foi suficiente para eliminar a desigualdade entre negros e brancos na sociedade brasileira.

O lançamento do documentário foi precedido por uma série de palestras realizadas em instituições de ensino de São José do Rio Preto, com a participação do professor, escritor e pesquisador Vladimir Miguel Rodrigues e da artista, produtora e ativista Lila Santiago. Além delas, será feita a distribuição gratuita de um artigo que também discute o racismo estrutural em escolas da cidade.

A produção de Lei Áurea foi viabilizada pelo fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço
Lançamento do documentário ‘Lei Áurea’, de João Polizelli
Dia 19/12 (quinta-feira), às 20h
Casa de Cultura Dinorath do Valle (Rua Roberto Simonsen, 120)
Grátis

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *