Uma das obras mais traduzidas no mundo, “O Pequeno Príncipe”, do escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), povoa a memória afetiva de inúmeras gerações. Há exatamente oito décadas, a história do menino que mora sozinho em um pequeno planeta e parte para uma viagem de autoconhecimento inspira muitos adultos, entre eles a escritora Erika Bismarchi e a artista visual Marcela Almeida.
Juntas, elas assumiram a aventura de criar uma outra narrativa para esse clássico da literatura infantil, que é protagonizada por uma menina. Assim nasceu o e-book e a exposição “A Pequena Princesa”, que trabalham os temas tratados na obra de Saint-Exupéry pela ótica feminina.
Para marcar o lançamento do e-book “A Pequena Princesa”, a escritora e a artista visual circulam por Rio Preto com uma exposição sensorial que convida o público a conhecer o mundo da protagonista da obra.
A exposição consiste em uma estrutura que simula o livro, cujas páginas são estampadas por pinturas em alto relevo e tintas fluorescentes, que podem ser tocadas. A proposta é que os visitantes literalmente entrem na história e participem dela, levando consigo as próprias experiências e sensações. Para isso, a mostra conta com arte sensorial e método braile, garantindo a inclusão de todos os públicos.
O primeiro local a receber a exposição é o Valquírias World, uma das instituições responsáveis pelo projeto de urbanização da Favela Marte. “A ideia inicial era fazer no próprio local, mas as famílias não estão mais lá por conta do início das obras. Então, optamos por fazer na sede das Valquírias e trazer os moradores até aqui”, conta Marcela. Para viabilizar a visita dos moradores da Marte à exposição, elas realizam uma “vaquinha” que busca arrecadar recursos para o transporte. Qualquer valor pode ser doado ao Pix: 44366159/0001-08 (Instituto Bem-Vindo).
Viagem no tempo
Santista radicada em Mirassol, Erika é escritora há 12 anos, conta com várias publicações e se dedica a pesquisar a sexualidade feminina e suas representações na sociedade ocidental. “Essa história da pequena princesa existe dentro de mim há muito tempo. Li ‘O Pequeno Príncipe’ várias vezes e a cada uma tinha uma nova visão”, conta.
A vontade de ver a obra publicada ganhou força quando Erika conhece Marcela ao se mudar para a região. “Eu lembro muito bem que estava no ateliê dela e vi alguns rascunhos de desenhos que ela estava fazendo. Foi quando me deparei com uma menina vestida de princesa e me veio na hora a pequena princesa. Contei sobre a história para a Marcela e ela me disse que sempre quis escrever ‘O Pequeno Príncipe’ com um viés feminino, mas nunca tinha encontrado alguém para compor a narrativa. Foi então que tentamos vários editais até conseguir o Prêmio Nelson Seixas”, relembra a escritora.
Na história de Erika, a princesa protagonista não viaja para diferentes lugares e conhece pessoas de personalidades distintas, mas viaja pelo tempo a partir das diferentes fases da vida de uma mesma pessoa: a criança, a jovem, a mulher, a mãe e a idosa. No entanto, assim como o menino solitário do escritor francês, ela aprende lições valiosas, que validam, sobretudo, a sua existência feminina para além das convenções historicamente impostas pelo patriarcado.
Quem visitar a exposição terá a oportunidade de ler “A Pequena Princesa” em primeira mão e ainda baixar o e-book por meio de código QR. Após a circulação da exposição, Erika e Marcela vão disponibilizar a publicação para ser baixada na internet.
Serviço
‘A Pequena Princesa’, de Erika Bismarchi e Marcela Almeida
De 7/2 a 11/2
Instituto Valquírias World (Rua Paschoal Decrescenzo, 599)
Grátis
Fotos: Divulgação