Uma exposição fotográfica que convida o espectador a “olhar” por meio de outros sentidos para além da visão. É assim que pode ser definida “A Desconstrução do Olhar”, uma mostra interativa guiada concebida pela fotógrafa, taróloga e artista Nathalie Gingold, de São José do Rio Preto, e que será realizada nesta sexta-feira (25), a partir das 20h30, no Studio Jorge Etecheber.
“A exposição busca revelar que a construção do olhar está diretamente ligada às experiências de vida de cada pessoa. Várias pessoas podem ver a mesma árvore, mas cada uma terá um olhar, uma percepção, seja uma lembrança, uma ideia ou um sentimento. E não construímos esse olhar apenas pela visão, mas por outros sentidos. Uma pessoa cega, por exemplo, tem uma forma diferente de construir seu olhar em relação a uma pessoa que enxerga”, comenta Nathalie.
A exposição desta sexta-feira (25) marca o encerramento do projeto da multiartista que foi contemplado no Prêmio Nelson Seixas 2022, da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto. Ela serviu de base para uma oficina realizada por Nathalie no dia 5 de novembro, cuja finalização se deu com os participantes realizando registros fotográficos com os olhos vendados. “Na exposição, também será possível conferir as imagens resultantes dessa oficina”, sinaliza.
Além de Nathalie, “A Desconstrução do Olhar” traz fotografias de Maria de Fátima Alves Marques, Jean Fernandes Pereira, Amanda Requena Pantaroto dos Santos, Luísa Aidar, Thais Machado e Daniela Aguas. A cenografia é de Deise Costa. Durante a exposição haverá apresentação do músico Thiago Miotto Terada. “O público terá a oportunidade de vivenciar um pouco daquilo que foi trabalhado na oficina”, explica.
SERVIÇO
‘A Desconstrução do Olhar’, por Nathalie Gingold
Quando: sexta-feira (25/11), a partir das 20h30
Onde: Studio Jorge Etecheber (Rua Silva Jardim, 4053)
Grátis