FESTFIM
Festival de Artes do Fim do Mundo abre inscrições para artistas e grupos do Estado de SP
A Cia. Apocalíptica anuncia que as inscrições para a 2ª edição do FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo iniciam hoje (20) e são feitas exclusivamente pelo site www.ciaapocaliptica.com/festfim2.
O FestFIM teve sua primeira edição em agosto de 2020, sendo o primeiro festival de artes integradas online de São José do Rio Preto, recebendo mais de 90 inscrições e oferecendo 85 horas de programação cultural. O festival evidenciou todo um cenário caótico de pandemia e isolamento social, além de movimentar positivamente o cenário cultural e artístico rio-pretense.
Neste ano, o FestfiM será realizado com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado de São Paulo e segue no formato online de 2 a 7 de março, com 100 horas de programação artística. O público terá acesso ao festival através do site da Cia. Apocalíptica (www.ciaapocaliptica.com/) e as mídias sociais YouTube, Facebook e Instagram (@cia.apocaliptica).
Os artistas e grupos que desenvolvem atividades de qualquer vertente artística no Estado de São Paulo podem inscrever seus projetos até o dia 27 de janeiro em seis modalidades diferentes:
– Gravações: Vídeos de espetáculos/Atividades na integra estreados em data anterior a realização do festival,– Atividades Formativas: Workshops, oficinas, minicursos, debates e afins realizados uma vez por dia em formato de “reunião online” e posteriormente disponibilizado na plataforma do festival,
– “Lives” Solo: Apresentações/Atividades ao vivo, na plataforma do festival, de espetáculos/obras solos concebidos em data anterior a realização do festival,
– “Lives” Grupo: Apresentações/Atividades ao vivo, na plataforma do festival, de espetáculos/obras em grupos concebidos em data anterior a realização do festival,
– Estreias Solo: Obras inéditas, com a temática “Arte no Fim do Mundo”, que estrearão no festival, onde se tenha intérprete único (apresentações preferencialmente gravadas),
– Estreias Grupos: Obras inéditas, com a temática “Arte no Fim do Mundo”, que estrearão no festival, onde se tenha mais de um intérprete (apresentações preferencialmente gravadas),
Cada artista/grupo poderá inscrever uma atividade por categoria e dessas somente uma poderá ser selecionada. Nas categorias “lives” os grupos/artistas que não são de Rio Preto deverão, no ato da inscrição, enviar um link de uma live realizada em data anterior para avaliação.
A curadoria é composta pelos artistas Jesser de Souza, ator do LUME Teatro, Juliana Calligaris, Diretora da Cia. Trilhas da Arte e Lawrence Garcia, Diretor da Cia. Apocalíptica. Ao todo, serão selecionados aproximadamente 20 projetos. Os trabalhos são remunerados e os cachês variam conforme a modalidade, podendo chegar até R$ 4.000,00.
A primeira edição foi uma surpresa muito grande, não esperávamos que o festival tomasse a proporção que tomou. Inscrevemos o projeto no Prêmio Nelson Seixas com a ideia de fazer um festival menor, mas como tivemos muitas inscrições, crescemos o festival e quando percebemos ele já estava com 85 horas de programação contemplando 12 segmentos artísticos diferentes, hoje se tornou o maior projeto da Cia. Apocalíptica. Esse ano a ideia é ser ainda maior, contemplando todo o Estado de São Paulo e ampliando a programação para 100 horas com pelo menos 15 segmentos artísticos diferentes, Lawrence Garcia.No dia 31 de janeiro, será divulgada a lista com todos os selecionados para participar do FestFIM por meio de uma Live no Instagram da Cia Apocalíptica (@cia.apocaliptica).
Todas as informações sobre a 2ª FestFIM estão disponíveis no link www.ciaapocaliptica.com/festfim2.
Sobre o Festival
O FestFIM é um festival de artes integradas, não-competitivo e totalmente online sendo uma realização da Cia. Apocalíptica e tendo como propósito o fomento da produção artística do interior paulista em tempos de demanda reprimida, a 2ª edição do Festival está prevista para acontecer entre 20 a 25 de março de 2021 e a programação contará com cerca de 100 horas de atividades, promovendo uma verdadeira maratona cultural online e se consolidando como o maior festival online de artes integradas do estado de São Paulo.
Em sua primeira edição (agosto/2020), o festival contemplou 12 segmentos artísticos: Teatro, Dança, Música, Circo, Cinema, Performance, Contação de Histórias, Literatura, Pintura, Vídeo Clipe, Bordado e Graffiti, contando com mais de 100 profissionais entre produção e artistas. Para a 2ª Edição projetamos contemplar ao menos 15 segmentos adicionando: Fotografia, Cultura LGBTQIA+ e Hip Hop.
20/01/2021 20/01/2021 17:24