PALAVRAS PARA O NASCER
Projeto contemplado pelo premio Nelson Seixas propõe diálogos para evidenciar a primeira infância
A fotógrafa Nathalie Gingold e a psicanalista Claudia Grisi Mouraria estão na produção do da exposição “Palavras para o nascer – Do parto ao mundo”, projeto ganhador do Prêmio Nelson Seixas 2020, Edital 003 – 2020 – Artes Visuais – Fotografia, que tem o propósito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do entorno do bebê no pós-parto.
O projeto consiste no lançamento de um site com relatos, fotos e informações do quanto a comunicação e os laços desenvolvidos entre os pais e o bebê nessa primeira infância, são importantes para a formação desse recém-nascido.
“O objetivo maior do ‘Palavras para o nascer’ é dar espaço e visibilidade acerca do vínculo que a mãe cria com a criança após o nascimento, momento crucial para desenvolver os alicerces da vida psíquica e da saúde mental do bebê”, diz Cláudia, psicanalista e uma das idealizadoras do projeto.
“O ‘Palavras para o nascer’ veio a partir de um grupo de estudos do qual eu participo, a ideia de que o bebê tenha necessidades em seu entorno após o nascimento foi levado em consideração há pouco tempo. Pretendemos debater o assunto em lives com especialistas, encontros digitais, fotografias e textos no sentido terapêutico, atingindo todas as famílias interessadas no assunto”, diz Nathalie.
Lançamento do site/Exposição
Devido ao contexto da Pandemia, a exposição será feita através de um site (www.palavrasparaonascer), que será lançado na primeira semana de novembro.
A exposição é uma composição entre as imagens, fotografadas pelo olhar de Nathalie, e a seleção de recortes teóricos, selecionados pela psicanalista Cláudia. O intuito das autoras desse projeto é de informar e sensibilizar a sociedade a respeito da importância dos vínculos parentais e do contexto social/ou do que ocorre no entorno do bebê sobre o desenvolvimento (do bebê), em termos físico e psíquico.
Mas, além do lançamento do site, o projeto contemplará uma série de atividades sociais, tais como lives (através de parcerias como o Coletivo Luna e o Instituto As Valquírias) e workshops voltados para as mães.
Esses encontros virtuais acontecerão antes da exposição e destinam-se as famílias e profissionais interessados em conhecer sobre o assunto de forma interativa e informativa, contando para isso, com a orientação das idealizadoras do projeto. Essas atividades serão divulgadas através das mídias sociais e da página do Instagram do projeto @palavrasparaonascer.