O Festival Ações Literárias – FALzim: diversidade de infâncias promove nesta sexta-feira (3/3), às 19h, na Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa”, em São José do Rio Preto, o bate-papo com o homenageado desta edição: Olívio Jekupé, escritor e ativista indígena que tem mais de 20 livros publicados.
Jekupé é uma das referências da resistência indígena no Brasil. Pertencente à etnia Guarani Mbyá, ele tem obras publicadas por diferentes editoras. Boa parte delas são voltados à infância e publicadas em dois idiomas: o português e o guarani.
No FALzim 2023, ele se faz presente ao lado da esposa, Jovinha Rehn Ga, da etnia Kaingang, e do filho, o músico Jekupé Mirim. O escritor e ativista também é pai do músico Owerá (Kunumi MC), que produziu música com o DJ Alok para o novo álbum do artista, todo dedicado à cultura indígena.
Atualmente, Jekupé e sua família residem na comunidade Kakané-Porã, no Paraná, mas já moraram na aldeia Krukutu, na região de São Bernardo do Campo (SP), onde ficaram alguns filhos. Eles compartilham um pouco dessa vivência e da infância indígena com o público do FALzim 2023, além de falar sobre cultura, ancestralidade e, claro, leitura.
A programação do FALzim 2023 segue até sábado (4/3), com contação de histórias e mediações de leitura para crianças, além de bate-papos voltados para jovens, adultos e educadores. Toda a programação é de graça e sempre começa às 13h, no primeiro andar da Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa”.
O Festival Ações Literárias – FALzim: diversidade de infâncias é uma realização da casa de criar e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e tem o apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Festival Ações Literárias – FALzim: diversidade de infâncias
Programação da reta final
3/3 (sexta-feira)
13h – Contação de história: Na volta que o mundo deu. Com Mandigueiras da Pracinha (São José do Rio Preto-SP). Para crianças
14h – Mediação de leitura: Meu crespo é de rainha, de Bell Hooks e Chris Raschka. Com Camila Mariano (São José do Rio Preto-SP). Para crianças
15h – Encontro literário: Ondjak. Com Meire Gomes (São José do Rio Preto-SP). Para jovens e adultos
17h – Bate-papo. Com Maurício Negro (São Paulo-SP). Para crianças, jovens e adultos
19h – Homenageado do FALzim. Com Olívio Jekupé, Jovina Renh Ga e Jekupé Mirim. Para crianças, jovens e adultos
4/3 (sábado)
13h – Contação de história: ‘O roubo do fogo’ e ‘A onça valentona e o raio poderoso’. Com Nina Brondi (São José do Rio Preto-SP). Para crianças
14h – Mediação de leitura: ‘Cocarzinho amarelo’, de Yaguarê Yamã e Uziel Guaynê. Com Tatiane Craveiros (São José do Rio Preto-SP). Para crianças
15h – Oficina: sensibilização literária. Com Nina Brondi (São José do Rio Preto-SP). Para adultos
17h – Bate-papo. Com Neny Luá e Gizele Juá Erã (São José do Rio Preto-SP). Para jovens e adultos
19h – Bate-papo. Com Geruza Zelnys (São Paulo-SP). Para jovens e adultos
SERVIÇO
FALzim: diversidade de infâncias
Até 4/3, das 13h às 21h
Biblioteca Municipal ‘Dr. Fernando Costa’ (Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1)
Grátis
www.fal.casadecriar.com.br
Fotos: Divulgação