A pandemia trouxe uma série de emoções diferentes para a maior parte das pessoas, como desafios econômicos, físicos e psicológicos. Nesse contexto, desenvolver inteligência emocional e saber gerenciar o tempo é mais necessário do que nunca.
No ambiente profissional, aquele que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos com impulsividade. Isso é incontestável!
A inteligência emocional, em tais circunstâncias, apresenta-se como condição indispensável para o planejamento de atividades profissionais, uma vez que é por meio dela que haverá a possibilidade de se trabalhar cada vez melhor em equipe, compreender a si mesmo e ao próximo, ter mais empatia, bem como motivar-se constantemente no sentido de alcançar resultados e melhorar a performance.
Mas você pode se perguntar: “Racionalmente sei o que devo fazer. Mas como faço?”.
No meu segundo livro, Inteligência Emocional – Emoções: Você domina ou será dominado, no capítulo AUTOCONHECIMENTO, defendo a ideia de que não existe uma ‘linha de chegada’ e, sim, o desenvolvimento da inteligência emocional de forma gradativa. É um processo de aprendizagem e maturidade que acontecerá durante toda sua jornada.
Tudo, porém, começa com o autoconhecimento. Só conhecendo suas emoções, os seus limites, comportamentos, atitudes e sonhos, você conseguirá potencializar os pontos fortes e desenvolver o que ainda não estão como gostaria ou como poderia estar.
É importante observar situações que provocam determinados sentimentos, como felicidade, medo, insegurança, frustração e motivação. Vou deixar oito perguntas para refletir e responder. Sugiro que faça isso com um caderno e caneta na mão, pois nosso cérebro não guarda todas as informações, algumas delas precisamos ler e enxergar várias vezes.
- Quis são suas cinco maiores potencialidades? Escreva.
- Quais são os gatilhos que destroem sua autoestima e te coloca no chão?
- Quais são as pessoas que você tem que ter mais paciência?
- Quais comportamentos você tem que mudar para conviver melhor com essas pessoas?
- O que faz você feliz?
- Imagine que você viaje por 500 km para fechar um negócio e após a reunião fica sabendo que o contrato não foi assinado. Como você reage imediatamente?
- Depois de 30 dias após este acontecimento, quando você lembra, o que sente? O que teria feito diferente?
- Se você gerenciar melhor suas emoções e o seu tempo, quais benefícios isso trará para sua saúde mental, emocional e profissional?
Lembre-se que pessoas que desenvolvem inteligência emocional e que conseguem gerenciar melhor o tempo, trabalham bem sob pressão, gerenciam conflitos do dia a dia, têm uma comunicação mais transparente, são mais produtivas, evitam discussões e competições desnecessárias, controlam impulsos e canalizam as emoções, persistem diante de obstáculos e desafios, além de vários outros benefícios.
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Texto: Vitor Hugo Palestrante Mágico e Autor dos livros: Segredos Mágicos e Inteligência Emocional.
Fotos: Rondinelli Ribeiro / Divulgação