MCs PELA EDUCAÇÃO
Jovem transforma sua luta contra as drogas em motivação para fazer a diferença através da arte
Quem vê o Lê Maestro, um jovem morador do bairro Cidade Kemel, no extremo da Zona Leste da cidade de São Paulo, divisa com a cidade de Poá, que hoje inspira milhares de pessoas no Brasil inteiro, por meio do seu projeto MCs pela Educação, talvez não saiba a sua história de superação e luta.
Antes de ser conhecido como Lê Maestro, ele era apenas Alex Santos, que aos 11 anos já se destacava entre seus colegas e na comunidade, por meio do skate. Amante desse esporte radical, com 13 anos, ele participava de campeonatos, patrocinado por grandes marcas e todos acreditavam que ele tinha um futuro brilhante pela frente… Foi quando, aos 16 anos, por curiosidade, em uma balada, ele experimentou, pela primeira vez, a cocaína, fato que mudou radicalmente sua vida.
Como todos que começam no mundo drogas, Alex achava que controlava o seu vício, que na época ele nem via como tal. Mas a curiosidade começou a virar uma necessidade, que o afastou do esporte, da família do trabalho e de um futuro promissor tão sonhado por aquele jovem skatista da zona leste paulistana. “Todo mundo que entra no mundo das drogas, entra por curiosidade, por farra ou por não ter opção. No começo é tudo muito divertido, você acha que controla tudo, mas depois sua vida começa a se transformar e a droga, que te dá picos de alegria, na verdade só te afasta de tudo que realmente te faz bem”, comenta Lê Maestro.
Foram tempos difíceis, de muita escuridão, de viver a triste rotina de um usuário, que começa a vender seus pertences, a perder sua saúde, muitas vezes a vagar dias pelas ruas, até chegar a uma overdose. Por muitos anos, ele negava para ele mesmo a dependência, o vício…
Nesse tempo todo, Alex tinha uma dor imensa dentro dele e foi então que ele percebeu que a droga não era o caminho e pediu ajuda à sua família, que sem condições financeiras para pagar um tratamento necessário, recebeu o auxilio de vários amigos da comunidade e Alex foi internado em uma clínica de recuperação.
MC’s pela Educação
Na clínica, Alex pode admirar um mundo novo, cheio de possibilidades. “Dentro da casa de recuperação tinha um grupo de samba e eu me identifiquei com a música. Mas eu não tinha muita voz para o samba. Foi então que comecei com as letras de RAP e o pessoal de lá tinha um talento bom para ‘mentir’, pois me disseram que eu era bom e eu acreditei. Assim foi onde tudo começou”, ele relembra e brinca.
Depois de anos de escuridão, o jovem menino encontrou uma luz no fim do túnel, que na verdade seria o começo do resgate de um lindo e promissor caminho. Por meio dessa grande lição que a vida lhe apresentou, o que para muitos pode ser motivo de vergonha, para ele foi a mola propulsora, que o fez enxergar sua missão no mundo.
“Quando me recuperei pensei: quero criar um projeto que impeça os jovens de entrarem no caminho errado que eu entrei. Nisso eu encontrei um amigo da comunidade, o Eduardo Lira, que tinha se tornado um empreendedor social e estava criando a ONG Gerando Falcões e, a partir disso, começamos a desenvolver diversos projetos na comunidade e fundamos o MC’s pela Educação”, conta Alex.
Nesse processo com a música, Alex virou o “Lê Maestro”. “Fazendo as batidas dos rap, é como se fossemos maestros de uma grande orquestra e foi daí que surgiu o nome pelo qual todos me conhecem”, explica Lê.
A ONG Gerando Falcões nasceu em 2011 com o intuito de causar transformação social e mudar a realidade de jovens carentes, por meio da cultural e do esporte. De lá para cá, milhares de pessoas foram impactadas positivamente pelas diversas ações da ONG. Entre os projetos realizados pela Gerando Falcões, está o MC’s pela Educação, da qual o Lê Maestro coordena e participa junto com MC Tuxa e o MC Vini. Por meio de apresentações em escolas, entidades, empresas de todo o Brasil e instituições como a Fundação Casa, o projeto incentiva o caminho do bem por meio de letras musicais nos ritmos do funk, rap e hip hop.
“Somos um grupo de rap e funk, onde nas letras da música ostentamos a educação como o meio para conseguir mudar de vida, conquistar uma casa, um carro bom, é uma forma conscientizar por meio da cultura”, revela.
Efeito dominó
Em quase quatro anos de existência, o MC’s pela Educação já atingiu mais de 300 mil jovens em diversos estados pelo país – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, entre outros – , inclusive, no início deste ano, o projeto aconteceu na Fundação Casa aqui de São José do Rio Preto/SP.
Talvez os amigos que estenderam a mão para o Alex, quando ele nem era e nem pensava em se tornar o Lê Maestro, não imaginassem o quanto essa ajuda se multiplicaria. Hoje, aquele Alex Santos da comunidade da Cidade Kemel é diretor de Cultura e professor esportivo na ONG Gerando Falcões, está fazendo faculdade de Sociologia e mora com sua mãe na casa e no bairro onde foi criado, “cantinho” que ele está ajudando a reformar para dar mais confortou para sua família.
Com sua história de vida, ele inspira milhares de jovens, passando para frente essa “mãozinha” que lhe foi dada com tanto carinho pelos amigos e familiares. “Quando estamos no mundo das drogas, nos sentimos marginalizados, eu acreditava que eu não tinha chance de mudar. Eu tinha vergonha. Mas é preciso perder o orgulho para que aquilo acabe. Se você está passando por uma situação difícil, busque ajuda!”, aconselha o jovem.
Questionado sobre o que espera para o futuro, ele revela, “Meu maior sonho é olhar pra trás e ver que consegui construir um legado. Sei que não vou ser tão grande quanto alguns revolucionários que me inspiram como o Nelson Mandela e Martin Luther King, mas quero ajudar ampliar e tornar possível cada vez mais os programas sociais para a comunidade, para que as pessoas possam alcançar tudo aquilo que elas desejam” – Lê Maestro está no caminho certo para a realização do seu sonho e porque não se tornar um “Martin Luther King” da cidade Kemel.
Para saber mais sobre essa incrível história, conhecer os projetos da ONG Gerando Falcões e até mesmo levar para a sua cidade os MC’s pela Educação, acesse o site www.gerandofalcoes.com, entre em contato pelo telefone: (11) 3426 9800 ou pelo e-mail: [email protected].
Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem
Imagens: Divulgação
15/01/2017
15/01/2017 12:50