Mandingueiras da Pracinha estreiam seu primeiro projeto de contação de história para adultos

Fruto de vivências realizadas pelas brincantes Paula Castro e Camila Signorini, ‘Conto!’ tem ensaio aberto na próxima terça (24) e estreia em 23 de outubro


Duo de contação de história formado pelas brincantes Paula Castro e Camila Signorini, as Mandingueiras da Pracinha, de São José do Rio Preto, conceberam uma obra voltada especialmente para o público adulto. Trata-se da performance Conto!, fruto de um mergulho das duas artistas na oralidade e ancestralidade da cultura popular.

A nova obra das Mandingueiras da Pracinha terá ensaio aberto ao público na próxima terça-feira (24), às 19h30, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. A estreia está programada para o dia 23 de outubro, às 19h30, na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa. A entrada é de graça e haverá intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Conto! foi construído a partir de vivências orais e corporais realizadas por Paula e Camila ao longo do primeiro semestre de 2024, oportunidade em que colheram narrativas populares e pesquisaram novas possibilidades de uso do corpo na cena. 

As vivências foram feitas a mestra Elma, maranhense que é referência mundial da Capoeira Angola; o babalorixá Allan Ty Osogyian; a contadora de histórias Poliana Savegnago; a dançarina e atriz Andrea Capelli; a atriz e performer Pezotti; e a atriz e palhaça Gisele Lançoni.

Segundo as artistas, o novo projeto das Mandingueiras da Pracinha é voltado para o público adulto, mas as crianças também são bem vindas. “As crianças sempre foram o público predominante nas apresentações que realizamos desde 2017. Nesse projeto, queríamos criar algo voltado especialmente para o público adulto e, por isso, as vivências foram importantes para que construíssemos uma narrativa que se conectasse com a memória afetiva das pessoas”, comenta Paula.

Além de dar vida à dramaturgia de Conto!, as vivências das Mandingueiras da Pracinha também resultaram numa série de histórias compartilhadas oralmente por várias gerações. Parte delas estão reunidas em um caderno especial, que será disponibilizado para o público na apresentação de estreia.

Para Camila, Conto! é uma obra construída por várias vozes, pela oralidade, pela ancestralidade, pela corporeidade e pelos saberes do povo. “Ele busca apresentar histórias, mas também ouvi-las nas pequenas miudezas e nos grandes encontros da vida”, define.

O projeto que deu origem a Conto! foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Ministério da Cultura.

Mandingueiras da Pracinha
Formado por Paula Castro e Camila Signorini, o duo Mandingueiras da Pracinha atua desde 2017 com narrações de histórias, brinquedos e brincadeiras populares, vivências, ocupações e intervenções artísticas para público diverso. 

Com base nas manifestações da Capoeira Angola, da cultura popular brasileira e da tradição oral, o duo busca compartilhar, criar e recriar repertórios e vivências. Paula e Camila são treinelas de Capoeira Angola, contadoras de histórias, brincantes, produtoras culturais e pesquisadoras da cultura popular brasileira.

As Mandingueiras da Pracinha já se apresentaram em importantes eventos culturais do noroeste paulista, entre eles a Virada Cultural, o Festival Literário de Votuporanga (Fliv) e o Festival Ações Literárias (FALzim).

Serviço
‘Conto!’, das Mandingueiras da Pracinha

Ensaio aberto: 24/9 (terça), às 19h30
Casa de Cultura Dinorath do Valle (Rua Roberto Simonsen, 120)

Estreia: 23/10 (quarta), às 19h30
Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa (Praça Jornalista Leonardo Gomes)

Grátis
Mais informações no Instagram: @mandingueirasdapracinha

Foto: Priscila Beal/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *