EMPODERAMENTO
Mulheres que fazem acontecer
“Acreditamos na força da mulher”. A frase de Luiza Helena Trajano, CEO da rede Magazine Luiza, define muito bem o eixo central de um grande movimento que exercita, na prática, o empoderamento feminino. Trata-se do Mulheres do Brasil. Pois aquelas se reconhecerem como aguerridas, engajada em causas sociais e dispostas a fazer a acontecer, poderão comparecer à reunião na Praça 1 de Alimentação do Riopreto Shopping na terça-feira, dia 16 de janeiro, a partir das 8h. Será o start oficial para formação, em Rio Preto, de um núcleo do Mulheres do Brasil.
O movimento é um projeto liderado pela CEO do Magazine Luiza e também por Sonia Hess, presidente da marca Dudalina. A ação é composta por mulheres de vários segmentos econômicos do País, que se encontram mensalmente para debater e também propor iniciativas em temas ligados a empreendedorismo, cota para mulheres, educação e projetos sociais.
A fundadora do Instituto As Valquírias, Amanda Oliveira, será a responsável pelo núcleo em Rio Preto, enquanto que a diretora da Didáctica, Daniela Luiz, atuará como colíder.
Segundo Daniela, as mulheres que podem fazer parte do grupo são aquelas interessadas em causas sociais, ligadas à temática feminina. Como ela mesmo define, precisam ser mulheres dispostas a fazer acontecer.
“É necessário ter habilidade para priorização, planejamento e execução de ações em equipe. Identificação de parcerias é desejável também. O pré-requisito para isso é estar cadastrada no Grupo Mulheres do Brasil e fazer o Treinamento para Uso do Guia de Orientação do Núcleo (TUGON)”, detalha Daniela.
Hoje, em todo o Brasil, são mais de 10 mil mulheres engajadas em causas sociais que o grupo atende. “Em Rio Preto, atuaremos prioritariamente em Empreendedorismo, Educação, combate à violência contra a mulheres, Meninas do Brasil, Saúde, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Igualdade Racial e Cultura”, diz a colíder do Núcleo.
Daniela conta que já foram feitas duas reuniões gerais para prospectar coordenadoras de causas. Este terceiro encontro será realizado especificamente com o propósito de buscar novas coordenadoras para as causas que serão inseridas no Núcleo Rio Preto.
“Cada causa conta com duas coordenadoras, assim como o Núcleo de Rio Preto conta com duas líderes (eu e a Amanda). A ideia é reunirmos nesse 3º encontro aproximadamente entre 30 e 50 mulheres identificadas com o perfil que traçamos para assumir essas causas e atuar em prol delas”, explica Daniela.
Apartidário e atuante
O Mulheres do Brasil foi fundado em outubro de 2013. O objetivo, além de discutir temas relacionados ao Brasil, é transformar as mulheres em protagonistas de ações que redundem em mais qualidade de vida para todos.
O projeto tem uma agenda propositiva com planos de ação, sem causa partidária. O que inspira o grupo, que já mobiliza mais de 4 mil mulheres, é essencialmente uma só causa, chamada Brasil.
O Mulheres do Brasil tem comitês que tratam de temas como igualdade social da mulher negra, empreendedorismo, inserção de refugiados, combate à violência contra a mulher, saúde e educação, entre outros.
A própria Luiza Helena, quando da oficialização do grupo, deixou muito clara a proposta da mobilização: “Somos totalmente a favor dos homens, mas acreditamos na força da mulher. Queríamos ser o maior grupo político apartidário do país”, afirmou.
O grupo deixa muito claro este seu posicionamento, tanto que até mesmo estabeleceu oito condições que norteiam as suas ações e que são classificadas como “inegociáveis”:
1) Somos Apartidárias
2) Não apoiamos candidatos e políticos
3) Não podemos montar partidos políticos
4) Não usamos o grupo para benefício próprio mas para o bem comum
5) Não somos contra os homens, mas A FAVOR DAS MULHERES
6) Temos uma AGENDA PROPOSITIVA, com plano de ação
7) Pensamos o BRASIL COMO UM TODO, mas temos AÇÕES LOCAIS
8) Não “reinventamos a roda”, engajamos em projetos PREEXISTENTES
SERVIÇO
Reunião para formação do núcleo rio-pretense do Mulheres do Brasil
Quando: Dia 16 de janeiro, terça-feira, a partir das 8h
Onde: Praça 1 de Alimentação do Riopreto Shopping
Texto: Redação / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem
15/01/2018
15/01/2018 11:07