UM GOL PELA LIBERDADE
Mulheres sauditas participam de partida de futebol pela primeira vez
Uma cena bastante comum aqui no Brasil ganha ares de momentos marcantes lá fora. É que mulheres fãs de futebol na Arábia Saudita puderam assistir ao um jogo de futebol na sexta-feira, 12 de janeiro, no Estádio do King Abdullah Sport City, em Jidá. Sentadas nas arquibancadas, foi a primeira vez em que elas acompanhar de perto a um grande evento esportivo naquele país.
A flexibilização da rígida segregação de gênero foi anunciada em outubro de 2017 como parte das ambiciosas reformas de Mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro de 32 anos.
O decreto fez com que nos estádios, como o do Rei Fahd, em Riade, o do Rei Abdullah Sport City, em Jidá, e o estádio do Príncipe Mohammed Bin Fahd, em Dammam, fosse liberada a entrada de mulheres e famílias. Os três estádios eram anteriormente reservados apenas para homens.
A Arábia Saudita ainda adere a algumas das mais estritas interpretações do islã no mundo, mas já teve reformas liberais recentemente. A mudança política seguiu o decreto histórico em setembro de 2017, permitindo que as mulheres passagem a dirigir a partir deste ano.
O público feminino que assistiu a partida na sexta-feira animou e torceu para os dois times da Liga Profissional da Arábia Saudita, e Al-Batin F.C e o Al-Ahli, que venceu o jogo pelo placar de 5 a 0.
As autoridades da Arabia Saudita disseram que providenciaram todas as acomodações necessárias para criar um ambiente esportivo atraente para as famílias e providenciar tudo o que for necessário para garantir a privacidade das torcedoras.
Uma entrada familiar separada foi aberta com atendentes femininas trabalhando nos portões. O estádio também abriu uma área de oração separada, café e instalações médicas para fãs femininas.
Hoje, você trouxe alegria a todas as famílias e mulheres sauditas que participaram do primeiro jogo, afirmou Al-Saud, deputada responsável pela General Sports Authority (órgão gorvenamental responsável pelo esporte na Arábia Saudita) e parte da família real. Este é um momento histórico para o Reino.
O plano para a reinvenção econômica do país baseia-se em vários pilares, incluindo capacitação dos jovens, organização social e empoderamento das mulheres. O reino quer aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho saudita e em outros aspectos da vida.
Fonte: CNN
Tradução: João Vitor Boni / Notícias do Bem
Fotos: Stringer/AFP/Getty Images 16/01/2018
16/01/2018 11:03