Núcleo Arcênico de Criações discute o vazio das relações humanas no espetáculo virtual Silêncio

espetáculo virtual Silêncio

Núcleo Arcênico de Criações discute o vazio das relações humanas

Montagem revisita as origens do coletivo rio-pretense, que nasceu a partir do encontro de formandos de Artes Cênicas da Universidade de Londrina. Estreia tem exibições dias 24, 25 e 26 de novembro

Com quase uma década de trajetória no cenário artístico de São José do Rio Preto, o Núcleo Arcênico de Criações volta às suas origens com a montagem de Silêncio, produção para o ambiente virtual que propõe uma reflexão sobre o vazio das relações humanas. A obra estreia nesta semana, com exibições de terça a quinta-feira (24 a 26 de novembro).

SileioO espetáculo tem como referência o texto dramático Silêncio, que integra o livro O Corpo do Ator, do professor, artista e pesquisador Aguinaldo Moreira de Souza, que foi docente de quatro integrantes do coletivo rio-pretense na graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Com direção de Souza, o projeto de Silêncio, que foi contemplado no Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura, revisita uma montagem que nasceu no ambiente acadêmico em 2007, fruto do projeto de iniciação científica Indícios dos corpos pós-modernos. A montagem se pautou no estudo de obras específicas do dramaturgo Samuel Beckett e lembranças particulares dos atores desencadeadas pela leitura dessas obras. As cenas criadas foram organizadas dramaturgicamente por Souza e publicadas, em 2013, no livro “O Corpo do Ator”.

Para além de remontar o texto, propomos revisitar os procedimentos criativos que o fomentaram, tendo como ‘pontos de (re)encontro’ o roteiro criado e as obras de Samuel Beckett, firmando, assim, um intercâmbio não somente geográfico, por convidarmos um diretor de fora de Rio Preto, mas também temporal, entre os artistas do Núcleo Arcênico de hoje e os artistas que éramos na primeira década deste século, comenta o ator e diretor Alexandre Manchini Jr., um dos fundadores do coletivo rio-pretense.

Além da exibição de Silêncio, a obra virtual, o Núcleo Arcênico também realizará uma série de workshops virtuais, de modo a convidar artistas e comunidade a refletir sobre os processos de criação no universo artístico. Serão ainda disponibilizados exemplares do livro para bibliotecas e espaços culturais da cidade e publicado artigo sobre o processo de criação do espetáculo.

A programação de atividades tem início na terça-feira, 24 de novembro, às 18h, com uma live de treinamento nas mídias sociais do Núcleo Arcênico. No mesmo dia, às 22h, será feita a exibição de Silêncio”. Haverá ainda a exibição do espetáculo nas mídias sociais do Centro Cultural Vasco (25/11, às 22h) e Cia. Cênica (26/11, às 22h).

Segundo Manchini, a pandemia da covid-19 acentuou a percepção do vazio existencial nas pessoas. Ao mesmo tempo em que o diálogo se encontra restrito à esfera virtual, não há como negar que o isolamento e a desaceleração dessa lógica produtivista provocada pela pandemia abriram fissuras na engrenagem desta esteira da desumanização em série. Diante deste horizonte de falências – do mercado financeiro, das lideranças políticas e da própria vida – começamos, talvez, a experimentar um fenômeno do qual a sociedade contemporânea tem fugido: a percepção do vazio, reforça.

SERVIÇO:

Workshops virtuais. Live de treinamento (24/11, às 18h). Live sobre o processo criativo de ‘Silêncio’ (25/11, às 18h). Live sobre políticas públicas de cultura (26/11, às 18h). No Facebook e Youtube do Núcleo Arcênico de Criações. Grátis

Exibições do espetáculo ‘Silêncio’. Dia 24/11, às 22h, no Facebook e Youtube do Núcleo Arcênico de Criações. Dia 25/11, às 22h, no Facebook e Youtube do Centro Cultural Vasco. Dia 26/11, às 22h, no Facebook e Youtube da Cia. Cênica. 16 anos. Grátis

Lançamento de artigo e doação de livros. Dia 27/11. Grátis

Realização: Núcleo Arcênico de Criações e Secretaria de Cultura de Rio Preto/Prêmio Nelson Seixas

23/11/2020

23/11/2020 09:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *