SEMPRE É TEMPO DE APRENDER
O Lar Maria José de Jesus mostra que para melhorar sua vida não há limite de idade
“Eu estava entrando em depressão e ficava muito triste em casa e depois de fazer os cursos do Lar eu passei a me sentir útil e até a minha saúde melhorou”. Essa fala é da dona Maria Ramos, de 62 anos, uma das alunas dos cursos do Lar Maria José de Jesus. Ela já fez curso de crochê, bordado, artesanato e agora está fazendo o de pinturas em tecidos e esses cursos a ajudaram também na renda mensal, porque ela revende tudo que ela mesma faz. “Quando eu vou para Nova Granada, na casa da minha sogra, eu vendo meus produtos lá e também aqui em Rio Preto, isso me gera uma renda que me ajuda muito e também acaba sendo uma terapia”, explica dona Maria.
Essa é uma das funções do Lar, que existe em São José do Rio Preto/SP há 18 anos e, atualmente, conta com 40 alunos, em média, por mês, e seis professores voluntários. A entidade não recebe verba pública e sobrevive apenas de doações, tanto em dinheiro, quanto de materiais usados nas aulas. O curso é inteiramente e gratuito, inclusive os materiais utilizados, e qualquer adulto pode se inscrever. A professora Edna da Silva conta sobre o objetivo do Lar, “queremos ajudar essas pessoas a gerarem uma renda que auxilie na melhora da condição da vida delas, além de estimulá-las a se sentirem úteis”.
Como dona Maria, Helenilde Silva de Nazaré, de 32 anos, que veio do estado do Maranhão, há um mês, também participa das ações do Lar. “Eu já aprendi a bordar e a pintar em tecidos, me sinto muito útil, feliz e quero continuar aprendendo novas técnicas aqui no Lar”, ressalta ela.
Hoje, quem procura o Lar Maria José de Jesus tem à sua disposição os cursos de crochê, culinária, artesanato, pintura em tecido, customização de roupas, vagonite (bordado), além de aulas de ginástica, tudo gratuitamente e com direito a um lanche, após cada aula.
Com tantas histórias bonitas e de superação, o Lar vai participar, neste fim de semana, dias 19, 20 e 21 de maio, do Riopreto Solidário, uma ação permanente do Riopreto Shopping, que visa beneficiar as entidades que fazem a diferença na vida do próximo, de Rio Preto e região.
Um estande será montado e várias peças de artesanato, sabonetes líquidos, sais de banho, perfume de ambiente, além de produtos de padaria, como pães, beliscões e bolachinhas de nata, tudo feito pelos voluntários do Lar, serão comercializados e estarão à venda para o público do centro de compras. Toda a renda será revertida em prol do Lar Maria José de Jesus, conforme explica a professora Edna, “No momento, a nossa maior necessidade é a reforma dos banheiros para adequar a acessibilidade aos cadeirantes e também pintar as paredes do local. Vamos também comprar mais materiais usados nos cursos que proporcionamos”.
E se você quer conhecer ou ajudar o Lar Maria José de Jesus, pode ligar no telefone (17) 3224-8050 ou comparecer no endereço Rua Waldomiro Cornachinione, 209 – Bosque da Felicidade.
Reportagem: Andressa Zafalon / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem
18/05/2017
18/05/2017 11:36