A música será também destaque na programação da 2ª edição do POW Festival, em Ribeirão Preto. O evento acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no espaço A Fábrica, com entrada gratuita. A presença do rapper e compositor Gabriel Pensador já está confirmada para o segundo dia do evento.
Mazelas políticas e sociais, alienação e comportamento, liberdade de expressão e de pensamento, crônicas do cotidiano e reflexões variadas compõem o vasto universo poético do Pensador. Considerado um dos pioneiros do hip hop brasileiro, o artista foi o primeiro rapper a difundir o gênero na língua portuguesa nos países lusófonos, ao quebrar a barreira do mainstream com seu disco de estreia em 1993.
“Uma vez, o Renato Russo generosamente me mandou um cartão postal da Itália me surpreendendo porque eu tinha lançado meu primeiro álbum, e ele escutou esse trabalho que citava uma das músicas da Legião. Não nos conhecíamos, ele enviou através do diretor da minha gravadora, e eu que era fã da Legião recebi aquele cartão que tinha uma frase emblemática para encerrar o assunto: “informação é sobrevivência”. Ele colocou isso porque ele estava me mandando também de presente um single de um artista italiano que achou que era interessante eu conhecer, que tinha a ver com rap e eu acredito muito nisso. Ao receber o convite para o POW Festival que está trazendo tanta informação, entretenimento, cultura, de uma forma tão interessante para Ribeirão Preto, e melhor ainda, entrada franca, abrindo portas para todos os interessados eu me lembrei dessa frase de Renato Russo, porque o mundo evoluiu muito tecnologicamente, mas as pessoas se tornaram mais preguiçosas de maneira geral, e não tem tanto interesse pela busca do conhecimento e da informação. E essas oportunidades são essenciais para a gente estimular os mais jovens, principalmente, a assistirem a palestras, a trocar ideias, a abrir suas mentes, e isso é transformador”, comenta Pensador.
Em sua passagem pelo POW Festival, além de clássicos do rap que fizeram sucesso nas últimas décadas, Gabriel apresentará seu novo álbum “Antídoto para todo tipo de Veneno”. O trabalho conta com beats que trazem influências do trap, divisões diferentes nas batidas, sem deixar de lado seu vocal no estilo boom bap, variando os tipos de flow, com versatilidade e dando os anseios e sentimentos de gerações inteiras. As letras continuam buscando um caminho de positividade, atitude e evolução através do ritmo e da poesia.
Toda programação do POW Festival é gratuita, incluindo os shows musicais. As vagas devem ser garantidas por meio do site oficial do evento.
Programação para todas as idades
Em sua 2ª edição, o POW Festival reúne no espaço A Fábrica, em Ribeirão Preto, uma programação composta por experiências imersivas, exposições, workshops, games, realidade virtual, apresentações musicais e palestras com grandes profissionais e porta-vozes de pautas atuais. No total, serão mais de 50 atrações.
Além disso, o evento também contará com feira de produtos criativos, praça de alimentação e área infantil. Projeto: “POW Festival – 2ª Edição” é aprovado nas Leis de Incentivo Fiscal à Cultura – Federal: PRONAC Nº 238809 e Estadual:
PROAC Nº 47101.
Agenda
Data: 19 e 20 de outubro
Local: A Fábrica – R. Mariana Junqueira, 33 – Centro
Horário: das 10h às 21h
Ingressos gratuitos e programação: powfestival.com.br
Mais informações: @pow_festival
Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura Economia e Indústrias Criativas, Instituto SEB e Zupi.Live.
Texto: Phábrica de Ideias/Divulgação POW Festival
Fotos: Divulgação/Phábrica de Ideias