Produção teatral no interior é tema de live com Cia. Cênica e Cia. Talagadá

BATE-PAPO VIRTUAL

Produção teatral no interior é tema de live com Cia. Cênica e Cia. Talagadá

A produção teatral no interior é tema da primeira live da série “Encontros Possíveis”, promovida pela Cia. Cênica dentro do projeto Território Cênico 2020. A transmissão ao vivo acontece nesta quinta-feira (23/7), às 20h, no canal da companhia no YouTube (www.youtube.com/user/ciacenica), com a participação das cênicas Andrea Capelli, Beta Cunha e Clara Roncati e dos integrantes da Cia. Talagadá, de Itapira (SP), Danilo Lopes, João Bozzi e Valner Cintra.

No encontro, serão compartilhadas experiências sobre circulação de espetáculos, desenvolvimento de ações de formação, gestão de espaços culturais independentes, entre outras.

EncontrosGrupo de pesquisa na área das formas animadas, a Cia. Talagadá nasceu em 2011, constituída por três integrantes da extinta Cia. Pirandello. Atualmente, a companhia dedica-se a pesquisas na estética do teatro de formas animadas, teatro de rua e também ações performativas na simbiose entre o teatro e as artes visuais, além da circulação dos espetáculos de seu repertório. A companhia anfitriã, Cia. Cênica, é um grupo de repertório criado em 2007 em Rio Preto com pesquisas e ações culturais a partir de quatro eixos: o popular não apenas como linguagem e temática, mas como meios de produção e difusão cultural, dramaturgia autoral, música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e ocupação de ruas e espaços não convencionais.

A série “Encontros Possíveis” compreende cinco bate-papos virtuais com a proposta de reunir artistas e público, trazendo diferentes profissionais das artes cênicas para falarem sobre temas relacionados à sua área de atuação.

A programação do Território Cênico 2020 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A Cia. Cênica foi contemplada pelo Edital de Apoio à Manutenção e Modernização de Espaços Culturais. Neste ano, a edição acontece de forma 100% online. Até 24 de setembro, serão desenvolvidas 40 atividades artísticas gratuitas: 12 ações de formação e intercâmbio (como oficinas, bate-papos e de pesquisas envolvendo as artes cênicas e a cultura popular) e 28 ações de difusão (shows musicais, contações de história, sarau, leituras dramáticas, entre outras atividades).

O projeto contempla também ações relacionadas ao funcionamento da Sede Cênica, à aquisição de equipamentos e materiais, à remuneração da equipe de gestão e artistas envolvidos, além da produção de um vídeo documental sobre a realização do projeto.

Serviço:

PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2020

Realização: Cia. Cênica, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), de 16 de julho a 24 de setembro de 2020

Programação completa: http://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/

ENCONTROS POSSÍVEIS:

Série de bate-paposcom a proposta de reunir virtualmente artistas e público. Serão promovidos cinco encontros, reunindo diferentes profissionais das artes cênicas para falarem sobre temas relacionados à sua área de atuação e responderem a questões elaboradas pelo público.

Bate-papo “Produção Teatral no Interior”

Com Cia. Talagadá e Cia. Cênica

No primeiro encontro da série, a Cia. Cênica convida a Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas, de Itapira (SP), a compartilhar suas experiências enquanto grupo do interior paulista que, além de circular com seus espetáculos, desenvolve ações de formação e mantém um espaço cultural independente.

Público-alvo: estudantes de artes cênicas, artistas e interessados a partir de 16 anos

Quando: 23/7, quinta-feira, 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos

Bate-papo “Eu aqui, você aí e o novo possível”

Jorge Vermelho, ator e diretor artístico da Companhia Azul Celeste, convida Georgette Fadel, atriz e diretora

Um bate-papo sobre os pensamentos que nos cercam em tempos de mudanças radicais no fazer criativo e mudança de paradigma nas relações entre arte, vida e espiritualidade. Jorge Vermelho é ator e diretor artístico da Companhia Azul Celeste, de São José do Rio Preto, desde 1989, onde desenvolve trabalho de investigação teatral. Foi diretor do Balé Teatro Castro Alves – BTCA, em Salvador (BA). Foi curador e é coordenador executivo do FIT – Festival Internacional de Teatro e do Janeiro Brasileiro da Comédia, e assessor especial de cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto. Georgette Fadel é atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP e diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA, USP. Com a Companhia Azul Celeste dirigiu “Cem gramas de Dentes” e “MUNDOMUDO”, e fez assessoria na montagem de “Território Banal”.

Público-alvo: estudantes de artes cênicas, artistas e interessados a partir dos 16 anos

Quando: 6/8, quinta-feira, 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos

Bate-papo “Gestão cultural em rede”

Com Cassiane Tomilhero, produtora e gestora cultural

Encontro sobre gestão cultural inspirado em metodologias de planejamento e organização de ideias e equipes. Os participantes são convidados a vivenciar um processo de reconhecimento de suas identidades, de seus fazeres e de seus sonhos, possibilitando assim uma visão mais ampliada da gestão e dos caminhos que se deseja trilhar para a busca de alternativas de ação para o momento em que vivemos.

Público-alvo: artistas, coletivos culturais e grupos artísticos de todas as linguagens

Quando: 20/8, quinta-feira, 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos

Bate-papo “A contribuição do negro para as artes cênicas”

Com Beta Cunha, atriz e diretora teatral

A atriz e diretora teatral irá traçar um panorama histórico sobre a contribuição do negro para as artes cênicas no Brasil, enfocando especialmente a contribuição das mulheres e destacando o trabalho e a história de artistas como Ruth de Souza e Grace Passô, entre outras.

Público-alvo: estudantes de artes cênicas, artistas e interessados/as a partir de 16 anos 

Quando: 3/9, quinta-feira, 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos

Bate-papo “De volta para o passado: essa incontrolável vontade de lembrar”

Com Pedro Kosovski, dramaturgo, diretor teatral e professor de artes cênicas, um dos fundadores da Aquela Cia. de Teatro

Nesse angustiante quadro contemporâneo de incertezas como uma espécie de refúgio, nos voltamos para o passado como se ele fosse um continente estável capaz de suportar nossas releituras, ressignificações, arqueologias e toda ordem de reinvestimentos imaginários que satisfaçam, ainda que temporariamente, essa visão do abismo instalado no presente. Dentre as projeções de passado é possível observar as mais divergentes estratégias. Essa fala pretende pensar de que modo a dramaturgia contemporânea se articula com os debates acerca das políticas da memória.

Público-alvo: dramaturgos, artistas, estudantes de artes cênicas e interessados

Quando: 17/9, quinta-feira, 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos

22/07/2020

22/07/2020 12:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *