Retratos da Leitura 2017 oferece premiação para iniciativas de fomento à leitura

FOMENTO À LEITURA

Retratos da Leitura 2017 oferece premiação

Estão abertas até esta terça-feira, 5 de setembro, as inscrições para o Prêmio Retratos da Leitura 2017, que visa valorizar, qualificar e difundir ações positivas de fomento à leitura e de difusão e acesso ao livro. Com abrangência nacional, o prêmio é promovido pelo Instituto Pró-Livro (IPL), que pretende consolidar sua missão de contribuir para transformar o Brasil em um país de leitores.

Podem concorrer ao prêmio organizações que promovem projetos de fomento à leitura e acesso ao livro, seja nas categorias de mídia, empresas da cadeia produtiva de livro, Organizações da Sociedade Civil, bibliotecas públicas e comunitárias. Os três premiados recebem o Troféu do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Os dez finalistas recebem o Selo IPL – Retratos da Leitura (digital e impresso), como reconhecimento.

Só serão aceitos projetos realizados ou em realização há pelo menos dois anos contínuos, mesmo que tenham sido encerrados há menos de 12 meses da data de inscrição – ideias ou propostas que não aconteceram serão desclassificadas. É obrigatório apresentar indicadores de resultados do projeto.

Podem ser inscritos no prêmio trabalhos que estimulem a formação de leitores em geral, criação ou aperfeiçoamento de espaços de leitura, ações em bibliotecas que estimulem, em especial, a formação de jovens leitores, projetos voltados à democratização do acesso ao livro à formação de mediadores ou promotores de leitura, campanhas de valorização da leitura e livro.

Os organizadores reuniram diversos especialistas de diferentes segmentos para reconhecer, avaliar e qualificar os diferentes projetos e seus resultados. Eles levarão em conta critérios como a relevância da ação, coerência e clareza entre os objetivos pretendidos, as ações realizadas e os resultados alcançados, abrangência geográfica e institucional, potencial de sustentabilidade e de articulação de parcerias entre diferentes instituições ou públicos, relação com a comunidade, a partir de um levantamento dos interesses e necessidades reais de um território, potencial de replicabilidade.

Para se inscrever, é preciso acessar a plataforma Pró-Livro (www.prolivro.org.br) e, mesmo se já tiver cadastro na plataforma, a organização precisa preencher a ficha de inscrição, aceitar os termos para concorrer e enviar a ficha.

Segundo a plataforma da premiação, um dos objetivos do IPL é ir além de identificar diferentes intervenções na promoção da leitura, promovendo também a difusão e a adaptação dessas experiências pelo Brasil, articulando governo e sociedade civil na construção de políticas e de ações de amplitude nacional para uma mudança efetiva na qualidade da leitura.

texto: Marival Correa / Notícias do Bem
fotos: Divulgação

04/09/2017

04/09/2017 15:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *