Saneamento básico de qualidade colabora para desenvolvimento de crianças de Palestina

Qualidade de vida

Saneamento básico de qualidade colabora para desenvolvimento de crianças

O saneamento básico é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano. Para mensurar a importância desse serviço, em 2016, a ONU (Organização das Nações Unidas), o declarou como um direito humano, essencial e indispensável.

Essencialmente na primeira infância, o saneamento básico está diretamente ligado na qualidade da saúde, no rendimento escolar e lazer das crianças. Entretanto, no Brasil, aproximadamente 13 milhões de crianças não usufruem desse serviço, segundo informações do Instituto Trata Brasil. Esse quadro coloca a população com até doze anos em situações de vulnerabilidade nos diferentes aspectos sociais fundamentais.

Uma das áreas afetadas com a falta de recurso, a educação escolar reflete no processo de formação da criança e no futuro da sociedade. A ONU afirma que o baixo rendimento escolar, o índice de reprovação e a evasão escolar são bem maiores em áreas sem infraestrutura de saneamento.

A exposição ao esgoto e a falta de água tratada também provocam doenças que comprometem a saúde das crianças e causam grandes impactos no sistema de saúde. Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde), 80% das diarreias agudas no mundo estão relacionadas ao consumo de água imprópria, higiene precária em regiões de pouca disponibilidade desse recurso e ausência ou precariedade de esgotamento sanitário.

Em Palestina, o cenário é diferente devido aos investimentos realizados pela Esap nos sistemas de água e esgoto da cidade. A água distribuída é 100% tratada de acordo com as exigências estabelecidas pelo Ministério de Saúde. Com a chegada da concessionária, o município passou a ter a primeira geração de crianças com flúor diretor da torneira. E o esgoto será 100% coletado e tratado com a finalização das obras dos sistemas de esgoto em Boturuna e Jurupeba.

Segundo o diretor de negócios da Esap, Antonio Hercules Neto, para garantir a potabilidade da água são realizadas 1,3 mil provas físico-químicas e bacteriológicas por mês para analisar propriedades como turbidez, cor, presença de cloro, entre outros, em um laboratório próprio especializado. “Todos os moradores da cidade, em especial as crianças, precisam ter um ambiente seguro e de qualidade para que seu desenvolvimento seja completo, por isso, garantir o saneamento básico é uma das prioridades da concessionária” afirma o diretor da Esap, Antonio Hercules

25/10/2019

25/10/2019 12:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *