O brincar que abraça a diferença

Semana Mundial do Brincar

Sesc Rio Preto traz programação abordando a diversidade entre as crianças

Com atividades e reflexões que abordam a importância do brincar, de 25 de maio a 2 de junho, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar, com programação voltada para crianças de 0 a 12 anos e seus responsáveis. Este ano, a ação traz como tema O Brincar Que Abraça a Diferença.

SemanaPromovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança – e conta com a parceria do Sesc São Paulo desde 2013. Um dos objetivos da proposta é fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo infantil, principalmente para a Primeira Infância (que compreende o período de 0 a 6 anos).

A temática deste ano celebra o brincar como território de convívio entre as crianças. No Sesc Rio Preto, o especial traz vivências, bate-papos e feira cultural permeando o tema, além de espaço com ambientação para troca de experiências, com elementos que colaboram e explicitam o convívio das diferenças no brincar. O Espaço de Brincar trará brinquedos não estruturados, acessórios e objetos que oferecem desafios e permitem a fluição do imaginário e a investigação da criança.

No dia 25, o grupo Uirá Mirim participa da vivência Brincando Com a Natureza, que traz uma série de atividades que estimula crianças da primeira infância a brincar com diferentes idades e brincadeiras de culturas distintas.

No bate-papo As Diferenças No Campo Do Brincar, as educadoras Meire Cavalcante e Macaé Evaristo abordam o tema do brincar, instrumento de comunicação, elaboração e expressão máxima da infância, como maneira poderosa de educar para a diferença. O encontro é gratuito e acontece no dia 28, terça, às 19h30, no teatro do Sesc.

Em uma roda de conversa, a doutora em educação Suely Amaral Mello convida pais, cuidadores, educadores e demais interessados a refletir e discutir a importância do brincar para a formação cidadã da criança. O bate-papo acontece no dia primeiro de junho, sábado, às 10h30.

E fechando a programação, no dia 2, domingo, a Cia. Meu Corpo Meu Brinquedo ministra a Feirinha Cultural Brincante, com interações dançantes entre crianças e adultos. 

A Semana Mundial do Brincar está inserida no Espaço de Brincar, programa do Sesc São Paulo, voltado para crianças e bebês de 0 a 6 anos, seus adultos de referência e público interessado na temática da primeira infância. Desenvolvido a partir dos conceitos de educação permanente e não formal, o programa promove a valorização do brincar construído pela criança e insere novas provocações para ampliar seu repertório cultural e simbólico.

Confira a programação do especial no Sesc Rio Preto abaixo:

VIVÊNCIA
SemanaBRINCANDO COM A NATUREZA
Com Grupo Uirá mirim.
Série de atividades que estimula crianças da primeira infância a brincar com diferentes idades brincadeiras de culturas distintas.
Inscrições no local.
Dia 25, sábado, 10h. Espaço Oficina I.
Grátis.

ESPAÇO DE BRINCAR ESPECIAL  
Espaço físico para interação de pais e filhos com ambientação favorável à troca e ao encontro, com brinquedos não estruturados, acessórios e objetos que oferecem desafios e permitem a fruição do imaginário e a investigação da criança. Na Semana Mundial do Brincar, o espaço recebe ambientação especial com elementos que colaboram e explicitam o convívio das diferenças no brincar. 
De 28 a 31, terça a sexta, 13h30 às 22h.  
De 26/5 a 2/6, sábados e domingos, 10h. Sala de Uso Múltiplo.  
Grátis.

BATE-PAPO
SemanaAS DIFERENÇAS NO CAMPO DO BRINCAR: QUESTÕES CULTURAIS, FÍSICAS E SOCIAIS  
Com Meire Cavalcante e Macaé Evaristo, educadoras.  
As educadoras abordam o tema do brincar, instrumento de comunicação, elaboração e expressão máxima da infância, como maneira poderosa de educar para a diferença. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.  
Dia 28, terça, 19h30. Teatro. 228 lugares.  
Grátis.

BRINCAR PARA QUÊ? BRINCAR COM QUEM? 
Com Suely Amaral Mello, doutora em educação. A roda de conversa convida pais, cuidadores, educadores e demais interessados a refletir e discutir a importância do brincar para a formação cidadã da criança. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.  
Dia 1/6, sábado, 10h30 às 12h. Sala de Uso Múltiplo.  
Grátis.

SemanaFEIRA FEIRINHA CULTURAL BRINCANTE
Com a Cia. Meu Corpo meu Brinquedo.
Jam session de dança para interação de pais, crianças e dançarinos com músicas regionais e outros temas. Inscrições no local.
Dia 2/6, domingo, 10h às 18h. Espaço Oficina I.

22/05/2019

22/05/2019 13:55

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *