OCUPA AÇÃO CULTURA transforma espaços públicos de Rio Preto por meio da arte e cultura

MUDANÇA SOCIAL

OCUPA AÇÃO CULTURA transforma espaços públicos de Rio Preto por meio da arte e cultura

Talvez muito não conheçam, verdadeiramente, a importância do acesso a lazer, esporte e cultura dentro de uma comunidade carente para a transformação e o desenvolvimento da vida de milhares de crianças, jovens e adultos, mas o empreendedor social Alex Cardoso, idealizador do Projeto Ocupa Ação Cultura, que acontece neste domingo, dia 12 de março, das 9h às 17h, no Centro Esportivo e Social CAIC, em São José do Rio Preto, sabe muito bem disso.

Alex nasceu na zona Leste da cidade de São Paulo, no distrito Cidade Tiradentes, na periferia da capital paulista. Desde muito cedo, ele teve que conviver com a criminalidade. Em seu bairro, não havia muitas opções de esporte e lazer e para muitos a única realidade conhecida era o mundo das drogas e o tráfico. Aos 19 anos, um fato marcou sua vida. Alex foi baleado. “Eu quase morri, mas Deus me deu uma oportunidade para mudar de caminho e foi o que eu fiz”, conta.

Depois de se recuperar, aos poucos ele buscou se novo caminho em movimentos sociais dentro da própria comunidade, começou a se envolver em projetos ligados à associação de moradores, à escola de samba do bairro. Ele voltou para a escola, conseguiu terminar os estudos e se graduar em Marketing, fato que quando criança ele nunca imaginou que aconteceria.

OCUPA AÇÃO CULTURA

Há sete anos, Alex Cardoso mudou-se para São José do Rio Preto, onde ele considera seu lar. Hoje, na cidade, que o acolheu, ele, com a ajuda de outros entusiastas, começou a desenvolver diversas iniciativas e foi, há cerca de dois anos, que surgiu a ideia de promover uma ação em que espaços ociosos da cidade fossem ocupados com arte e cultura. Nascia aí o OCUPA AÇÃO Cultura.

386.724Neste domingo, dia 12 de março, o OCUPA AÇÃO Cultura, que acontece no Centro Social e Esportivo CAIC,chega a sua 8ª edição. Apresentações de música e dança, oficinas, roda de capoeira, feira de doação de livros, palestras, assistência e aconselhamento nas áreas jurídica e de saúde são apenas algumas das muitas atividades que serão desenvolvidas, a partir das 9h, no local.  Todas abertas para a população.

Para a sua realização, o OCUPA AÇÃO Cultura conta com a ajuda de entidades, projetos, ONGS, coletivos e com a garra de pessoas ligadas à cultura e à arte que querem fazer a diferença.

Nesta edição, o Ocupa Ação conta com o apoio da secretaria Municipal de Cultura e faz parte da programação de atividades do Aniversário da cidade. A coordenação da ação é de Alex, Lili Caffe, Flavia Andrade, Lê Simões, Dil Santos, Grazi Molina.

“O nosso sonho não é só tornar um dia na vida da comunidade melhor, estamos no caminho para ocupar de verdade, abrir espaços de convivência e prática de esportes quem sabe centros culturais, onde possam ser dados cursos de aperfeiçoamentos nesses locais, para isso precisamos de ajuda financeira, doações de materiais para revitalizar o local e mobilização de todos para transformar o espaço. Devagar vamos arrumando jeitinho de nos dedicar cada vez mais, o voluntariado é uma paixão.”, ressalta uma das coordenadoras do projeto Lili Caffe.

Confira a programação do OCUPA AÇÃO CULTURA e participe!

9h – Cine Ocupa com a exibição do curta “Arrebatamento” e “ Nossas Contas” da AAF Produções de Adriano Ferreira.

10h – Apresentação Tem Poema no Ar: Renan Chaparini e Ligia Rafaela Moreira na Lira Misturando Circo e Poesia!

10h30 – Palhaço Purunga

11h – Show de humor Tchu Lulu

13h – Show Sertanejo com Jorge Gustavo

13h40  -Coliseu Coletivo –  Rap e Atitude

14h – Palestra “Falando sobre Sexualidade” com Thaís Emilia Sexóloga- Educadora Sexual

14h40 – La Luscri …Dança Kpop

15h20 – Natane Circe eTribal Fusion apresentação e aulão

15h50 – Olivia Justo- Aula Aberta de Dança Afro

16h30 – Roda de Samba com Kim Carvalho, Alan e Amigos

Durante todo o dia

SlackLine com JUMPERS SLACKLINE

Pintura corporal – Face Paint/ Body paint – com  Lili Caffé

Circulando o SABER. Feira de DOAÇÃO de livros

Assistência e aconselhamento Médico com Alunos de Enfermagem e Medicina Famerp


Outras atividades no período da tarde  

Oficina de Turbante e Desfile,

Beleza e Moda Afro – Seja bem-vinda a minha Cultura com Edy Nascimento do  MVU

Oficina de Origami com Gabrielle Pagliuso

Oficina de Sucataria e Teatro de marionetes de sucata com Rogério Magalhães

Oficina de Bonecas Abayomi para crianças e a história atrás dessa Cultura com Carol Damiá

Roda de Capoeira

Assistência Jurídica da CJA Comissão de Jovens Advogados da OAB

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: João Vitor Di Boni |   Notícias do Bem

10/03/2017

10/03/2017 09:54

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *