Plantio Global acontece neste domingo em Rio Preto e em mais de 60 cidades em todo o mundo

POR UMA CIDADE MAIS VERDE

Plantio Global acontece neste domingo em Rio Preto e em mais de 60 cidades em todo o mundo

Com a ideia de transformar a paisagem urbana, melhorar as condições ambientais e climáticas e tornar as cidades mais verdes, em diversos lugares pelo mundo está havendo um movimento natural em que pessoas, cidadãos comuns, tem se organizado e colocado a mão na massa, ou melhor, a mão na terra, para fazer isso realmente acontecer.

Por meio do contato entre esses grupos de pessoas de diversas localidades brasileiras e inclusive no exterior surgiu o Plantio Global, uma ação colaborativa e comunitária que congrega diversos grupos, que já realizam plantios em suas localidades, para que de maneira integrada, seguindo diretrizes de planejamento, conservação e manutenção, sejam realizados os plantios em uma determinada data. 

O primeiro Plantio Global acontece neste domingo, dia 19 de março, e 54 municípios brasileiros e pelo menos 14 de outros países, estão envolvidos com as atividades, entre as cidades São José do Rio Preto, Piracicaba, Ribeirão Preto, Votuporanga, Uchoa Santos,, em São Paulo, Sinop/MT, Taboão da Serra/SP, Uberlândia/ MG, Tangará da Serra – MT, Amatlán e Morelos/México, Ath/Belgica, Elda, Monovar e Pinoso, na Espanha, Londres/Inglaterra, Mojstrana/Eslovênia, Orlando/EUA, Paris – França, Pokhara/Nepal, Quito/Equador.

“A ideia da ação é ampliar as iniciativas de plantio, conscientizar a população em todo o mundo sobre as práticas ambientais e viabilizar a troca de experiências e conhecimento”, ressalta André Nogueira, diretor da AAMA – Associação dos Amigos dos Mananciais de São José do Rio Preto.

Em Rio Preto, as ações do Plantio Global começaram neste sábado, dia 18 de março, 600 mudas foram plantadas por meio do movimento “Muda que a cidade muda”, idealizado pela empresária Fernanda Sansão, em toda a extensão da Rua XV de Novembro.

No domingo, dia 19, no dia oficial do Plantio Global e aniversário de 165 anos de São José do Rio Preto, o ponto de encontro para a ação será às 8h, no Jardim Yolanda, na Avenida Sílvio de La Roveri, número 650, às 8h. De lá, os participantes se dirigem ao canteiro Central da Avenida Sílvio de La Roveri com a Avenida Sebastião Tavares onde vão plantar 70 mudas de árvores em toda a extensão. “Todos estão convidados para participar do plantio. Para ação é indicado estar com roupas leves, usar protetor solar e levar água para hidratação. Quem tiver utensílios e ferramentas que ajudem no plantio também pode levar para ajudar”, ressalta André.

Por volta das 9h, também será realizado um plantio de mudas de árvores do cerrado na escola Coopecde Rio Preto, localizado na rua José Scarpeli Sobrinho, no Jardim Vivendas. “O plantio na COOPEC também terá um caráter educativo para os alunos e grupos que queiram agendar uma visita no local interagirem com o meio ambiente e conhecerem mais sobre a vegetação do cerrado”, explica o diretor da AMA. 

Para movimentar e mobilizar ainda mais a ação, as pessoas poderão postar nas redes sociais post com fotos e depoimentos usando as hashtags #plantioglobal #plantacionmundial e #globalplanting.

O Plantio Global conta com o apoio da AAMA, Casa de Carnes Figueira, do projeto Muda que a Cidade Muda, da Preserv Paisagismo e Reflorestamento, da Procedência Imóveis, do Rotaract São José do Rio Preto Alvorada, da The Box Garage Café Bar, da Wilsa Yochida Espaço de Beleza e da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.

Para saber em quais cidade o Plantio Global vai acontecer confira o link goo.gl/U9EVrGEm São José do Rio Preto, fique por dentro das ações acesse a fanpage Plantio Global

Participe dessa ação e transforme a sua cidade em uma cidade mais verde!

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

18/03/2017

18/03/2017 11:32

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *