Plataforma Mobiliza reúne oportunidades para prática de ações voluntárias em todo o Brasil

A nova plataforma Mobiliza reúne oportunidades de atuação em ações voluntárias em todas as regiões do Brasil, para os interessados em apoiar o próximo ou se engajar em uma causa social em seus territórios. A iniciativa visa ampliar e facilitar o acesso às informações, reunindo as possibilidades em um único ambiente. 

Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Itaú Social e Instituto Unibanco, nove em cada dez brasileiros reconhecem a importância do voluntariado, 48% faz ou já fez alguma atividade voluntária e 71% têm interesse em atuar. Entretanto, os dados apontam que a falta de informação sobre oportunidades de atuação dificulta o engajamento de boa parte das pessoas. Da parcela que nunca fez uma ação voluntária, 35% citam a falta de oportunidade como principal razão. 

“A responsabilidade em ajudar o próximo é um sentimento cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente com o agravamento das desigualdades sociais ocorrido nos últimos anos. Muitas empresas compreendem essa tendência e promovem ou incentivam ações voluntárias com seus colaboradores. Essa prática impacta os moradores do entorno e influencia a criação de uma corrente de solidariedade no território”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Os dados da pesquisa revelam que, quando uma empresa oferece programas de voluntariado, há mais chances do colaborador se engajar numa causa. Entre as pessoas que já trabalharam ou trabalham em um lugar que promove ações de voluntariado, 61% afirmaram que participaram da ação. Porém, apenas 17% dos entrevistados disseram ter trabalhado em organizações que desenvolveram ou desenvolvem projetos de voluntariado. 

A plataforma reúne as atividades promovidas por 42 comitês de colaboradores e aposentados do Itaú Unibanco, em parceria com OSC (organizações da sociedade civil), escolas e outras instituições. É possível encontrar ações como mediação de leitura, arrecadação de alimentos, mutirão de reforma ou construção, eventos solidários, sensibilização sobre a preservação do meio ambiente, entre outros. É possível selecionar opções de filtros por localidade, tema ou palavra chave. 

A plataforma também mostra informações das OSCs parceiras do Mobiliza e dos Comitês, como o histórico de ações voluntárias do ano, a quantidade de colaboradores envolvidos e parcerias com outras instituições. Em 2021, os comitês foram responsáveis por 566 ações voluntárias, impactando cerca de 37 mil crianças, adolescentes e jovens. 

Iniciativas

A integrante do Comitê Mobiliza Itaú Centro Tecnológico, Catarina Yamaguchi, conta que começou a praticar voluntariado em 2005 graças às ações do Itaú Social. Desde então, contribuiu para consolidar um grupo de colegas que, todo ano, realizam cerca de 100 iniciativas, seja campanhas de arrecadação, mediação de leitura, doações de livros, entre outras.

“O desafio de promover esse volume de ações é grande, porque precisamos cuidar para que todos os voluntários inscritos sejam comunicados dos detalhes com antecedência para que possam contribuir com a realização da iniciativa”, explica Yamaguchi.

Para este ano, o Comitê prevê oficinas práticas de pintura e de cimento (24/07), e atividades culturais, como o teatro infantil (25/10) e a mediação de leitura com as crianças (08/11). Todas as iniciativas ocorrerão na cidade de São Paulo (SP).

Já Gustavo Henrique Moreira, membro do Comitê de Belo Horizonte (MG), começou a dedicar seu tempo em apoiar o próximo no ano de 2015. “O que me motiva praticar o voluntariado é que, o pouco que a gente consegue fazer, transforma o dia ou até, quem sabe, a vida da pessoa”, conta. Apesar de estarem localizados na capital mineira, os membros do Comitê promovem ações também em cidades do estado com maior vulnerabilidade social. “Em 2021, fizemos uma ação no norte de Minas Gerais e para este ano, pretendemos reformar uma praça ou centro comunitário de Belo Horizonte”, diz Moreira.

Texto: Lucas Abreu Antonio / Divulgação
Foto capa: Agência Ophelia / Divulgação
Imagens internas: Plataforma Mobiliza / Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *