Programa premia com bolsa cultural alunos e professores da rede pública de Rio Preto

VALOROSO APRENDIZ

Programa premia com bolsa cultural alunos e professores da rede pública de Rio Preto

Você já teve um professor ou uma escola que tenha marcado positivamente sua infância ou adolescência? Nos tempos de “colégio”, quando o médico Atílio Maximino Fernandes estudava na escola Estadual Professor José Felício Miziara, em São José do Rio Preto/SP, ele teve uma experiência que marcou sua vida e que foi uma das inspirações para o desenvolvimento do Programa Valoroso Aprendiz, que também marcaria a vida de outros estudantes que hoje ocupam as salas de aula que Atílio um dia frequentou.

“Eu estudei no Miziara, fiz o colegial (ensino médio) e tive uma professora que premiava informalmente os bons alunos da escola, por meio da ajuda de ex-professores e também ex-alunos, que contribuíam voluntariamente”, revela o médico.

Atualmente, Atílio Maximino Fernandes é o coordenador do Valoroso Aprendiz, um programa idealizado e realizado pelo Instituto Cosmos, mantido pela Loja Maçônica Cosmos de Rio Preto, que premia bons alunos e professores que se destacam em seu ofício, incentivando-os assim a continuar com boas notas e bom desempenho.

Em julho do ano passado, quando a nova diretoria da Loja Cosmos tomou posse, veio o interesse de fazer algo em prol à educação local, mas ainda não se sabia exatamente o quê. Foi quando o Atílio, que é um dos integrantes da loja maçônica, se lembrou da ação de sua antiga professora e aprimorou a ideia que deu origem ao Programa Valoroso Aprendiz passou a ser promovido na escola Miziara e que premia quatro alunos, sendo dois por nota e dois por destaque em sua atuação no colégio, envolvimento nas atividades, além do professor.

“A seleção foi feita pela direção e coordenadoria da escola, que de acordo com os requisitos estipulados no Programa indicaram os premiados desta primeira edição e nós, da Loja Cosmos, fizemos uma cerimônia para premiá-los com um certificado e com um bônus cultural no valor de R$300”, explica o coordenador do Projeto Valoroso Aprendiz.

A primeira premiação aconteceu no dia 12 de maio, na sede da loja Maçônica Cosmos, próxima à escola Miziara, no bairro Chácara Municipal. A ideia é que a ação seja realizada bimestralmente, com a verba arrecadada pela Loja Cosmos, por meio de eventos e doações dos integrantes. “O intuito é continuar realizando as premiações no Miziara e quem sabe estender a outras escolas. Acreditamos que é importante para os alunos e professores, principalmente os da escola pública, porque vemos como um fator de estímulo, motivação e reconhecimento pelo o que fizeram”, complementa.

VALOROSO APRENDIZ

O estudante do 3º ano do ensino médio Leonardo Donizetti Teixeira dos Santos, de 17 anos, foi um dos premiados. Leonardo, que faz parte do Grêmio Estudantil da escola, se destacou em sua atuação como representante dos alunos com a criação de uma horta orgânica. “A horta orgânica visa, além de produzir alimentos para o consumo, também ensinar aos alunos como é fácil fazer e manter essa horta. São os próprios alunos que plantam e serão eles também que vão colher”, se orgulha Leonardo.

Aron Carlos Rodrigues de Miranda, de 14 anos, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental 2, também foi um dos vencedores da primeira edição do Valoroso Aprendiz. O estudante foi indicado por suas boas notas. “Estudei bastante para as provas, tive boas notas e assim fui o escolhido. Pretendo continuar estudando bastante e, se Deus quiser, ganhar novamente”, conta com bastante empolgação o premiado.

As alunas Ana Júlia, de 14 anos, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental 2 e Andreza Roberta Maura Zoccal do 3º ano do Ensino Médio também receberam a bônus cultural e o professor de física Eder Antônio Rangel Marques foi o premiado entre os docentes. Eder criou uma plataforma de informática que possibilitou controlar as notas e frequências dos alunos, tudo digitalizado, otimizando os trabalhos. “A plataforma faz um relatório completo do desempenho do aluno e manda direto no e-mail do responsável pelo estudante. Isso não existe em Rio Preto e nem no Estado de São Paulo em nenhuma escola pública, pelo menos não que eu tenha ouvido falar”, explica o professor sobre sua invenção vencedora.

Para o coordenador pedagógico da Escola Estadual José Felício Miziara, Gilberto Matias dos Santos, o Programa Valoroso Aprendiz incentiva ainda mais os estudantes e professores às boas práticas. “O grupo gestor do Miziara fica honrado de poder ajudar e encaminhar nossos alunos a lugares que talvez eles, por si só, não conseguiriam chegar. E o Professor Eder, nosso docente premiado, é um exemplo de dedicação à nossa escola”, ressalta.

A Loja Cosmos possui outros projetos na área de educação, sempre visando valorizar e incentivar o aluno de escola pública, para saber mais ou mesmo ajudar nas ações acesse a fanpage Loja Cosmo Rio Preto

Reportagem: Andressa Zafalon / Notícias do Bem

Fotos: Divulgação / Loja Cosmos

03/06/2017

03/06/2017 14:46

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *