Projeto Animafísica divulga seu primeiro curta-metragem de animação

Animafísica

Projeto divulga seu primeiro curta-metragem de animação

“Quarks e Léptons”, desenho animado sobre Física de Partículas, é iniciativa de divulgação científica de grupo do Instituto de Física da Unicamp, com apoio da FAPESP

Aprender sobre Física de Partículas pode ser divertido! É o que prova a equipe do Animafisica, projeto de divulgação científica que une pesquisadores e alunos do Instituto de Física da UNICAMP. Com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o grupo desenvolveu seu primeiro curta-metragem de animação, “Quarks e Léptons”, que funcionará como uma ferramenta de divulgação científica voltada para o público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes.

Quarkse“Quarks e Léptons”, trabalho do cineasta e animador Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, conta a história de Mari, uma garota filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai, em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. A partir deste desafio, a protagonista e o público aprendem lições importantes sobre modelo atômico e partículas elementares, de modo bastante descontraído.

A animação já está disponível no canal do Animafísica no Youtube. A equipe, que inclui um grupo de alunos de licenciatura em Física, preparou também uma série de vídeos complementares, com explicações mais detalhadas sobre os conceitos que aparecem no filme. A playlist completa conta também com um vídeo dos bastidores da produção.

Para o Prof. Dr. Orlando Luis Goulart Peres, coordenador geral do projeto temático ‘Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos’, ao qual a iniciativa está ligada, “a proposta é despertar a curiosidade dos estudantes, aproximando o público em geral do universo da pesquisa e da Física de modo prazeroso”.

Equipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *